Incendiário
A execução de uma política de segurança deficiente e a falta de um sistema de detectores automáticos (sensores, circuito fechado de televisão, informatização do controle de entrada/saída de pessoal), propícia que um incendiário possa atacar rapidamente e desaparecer.
Quando a empresa está em fase de reestruturação; mudança para outro local, reorganização de pessoal, retorno às atividades após uma greve ou em conseqüência de um prejuízo, o seu negócio está mais vulnerável para o ataque do incendiário.
Ignição espontânea
Pode ocorrer quando o escritório estiver em reforma. Certos materiais podem provocar auto‑ignição, isto é, a elevação do calor gerado pelos próprios materiais sem ajuda externa ou por fornecimento externo de energia. Por exemplo; madeira localizada próxima a um forno ou chaminé que será submetida à alteração química severa e eventualmente poderá ocorrer auto‑ignição. A utilização de tinta (vapores), óleo de linhaça, trapos, estopa, painel compensado, serragem, espuma, por exemplos; pode ocorrer auto-ignição.
Cigarro
Cigarro e fósforo continuam causando as pioras perdas de incêndio, por causa da negligencia em fumar. Demarcando áreas para fumar (fumódromo) e fixando regras para o descarte adequado do cigarro (lixeira), já temos um bom plano, especialmente se existem muitos fumantes na área todos os dias.
Trabalhos a quente
São totalmente evitáveis. As perdas históricas registradas mostram que os incêndios devido a trabalhos a quente resultam de; corte, abrasivo, brasagem forte, soldagem, brasagem leve, degelo de tubulação por aquecimento, manta asfáltica aplicada com chama aberta, ou alguma operação produzindo chamas abertas, quente ou fagulha. É melhor escolher outro método para terminar o trabalho.
Precauções brandas ou política colocada apenas no papel, não funciona. Um sistema de permissão rigorosa é essencial. Paralisar qualquer trabalho a quente onde o procedimento não está sendo seguido ou executado.
Não presume que as prestadoras de serviços estão seguindo sua política para trabalho a quente. Exija que eles coloquem no contrato que concordam em seguir cada passo do sistema de permissão. Certificar-se, se eles estão tomando cuidado na execução de suas tarefas e principalmente verificar a intenção deles (comentários dos funcionários) em cooperar na aceitação do procedimento de permissão.
Exposição ao fogo e demais riscos
Radiação térmica ou chama propagando‑se de um incêndio externo ou próximo à estrutura, de um pátio de armazenagem, de um coletor de lixo ou vegetação seca, podem causar incêndios em escritório ou propagar danos devido ao calor e fumaça. Manter distância adequada entre o escritório exposto e a vizinhança é a ideal.
AVALIAR O SEU RISCO
Plano de contingência
Quanto tempo pode funcionar o seu negócio sem um escritório? E os clientes? Possuindo um plano de contingência, você poderá identificar exatamente o seu risco e planejar a expectativa de perda. Você pode desenvolver o plano com auxílio de especialistas, para prevenir a perda ou responder a uma situação de emergência enquanto estiver ocorrendo ou para enfrentar condições adversas.
Pré‑plano de incêndio
A elaboração de um pré-plano com auxílio do Corpo de Bombeiros deveria ser o primeiro passo, quando você muda ou reforma o escritório. Os bombeiros combaterão o foco de incêndio com mais eficiente, se eles estão familiarizados com os riscos. Durante a visita dos bombeiros, discutir todas as possibilidades e efeitos do incêndio, incluindo os danos provocados pela água e fumaça. Apenas esse passo, poderá diminuir muito o risco de incêndio, se um acidente ocorrer.
Sistema de Sprinkler
É o mais efetivo meio de controle de incêndio para escritório e áreas de armazenagem. Onde a proteção de sprinkler é inadequada, os prejuízos são muito mais elevados, como demonstra as estatísticas de propriedades seguradas.
Proteção de sprinkler adequada para escritório – de 1991 a 1995

Cientificar-se que o sistema de sprinkler foi projetado adequadamente, instalado e conservado, de acordo com as normas técnicas vigentes no país (ABNT).
Sprinkler obstruído pode impedir o controle do incêndio. Instalações deficientes podem também comprometer o controle de incêndio. Manter o sistema de proteção contra incêndio em bom estado de conservação
Condição de operação
Ainda que, você aluga as instalações, você deveria exigir o sistema de proteção instalado e em boas condições de funcionamento. Qualquer sistema de proteção deveria ser regularmente inspecionado e conservado.
Os dispositivos de ativação tais como; elo fusível e detectores de fumaça e de calor deveriam ser checados.
Os sprinklers não devem estar com resíduos (corrosão interna ou acúmulo de resíduos que impregna a ampola, retardando a sua operação) ou de outra maneira impedidos de funcionar.
Extintores de incêndio
Selecionar extintores adequados e colocados em locais estratégicos para utilização em riscos de incêndio. O treinamento dos empregados é o elemento chave para utilização dos extintores adequadamente. Testar esses extintores de acordo com as normas técnicas em vigor.
Reforma de escritório
Durante a reforma aumenta a vulnerabilidade para ocorrência de incêndios. Utilizando ou armazenando tintas, limpeza com solvente, papelão, material em embalagem e outros materiais combustíveis, próximo a um equipamento de chama aberta, tais como; maçarico, brasagem, aquecedor de ar e fiação elétrica temporária, criam riscos potenciais de incêndio.
A reforma pode envolver o corte temporário de fornecimento de água, provocando outro risco em potencial. Quando você interrompe o fluxo de água na válvula de controle do sprinkler, você retira sua proteção.
Durante o tempo que o sistema está fora de serviço, você necessita de dispositivo de alerta (aviso que o sistema não está funcionando) para as válvulas fechadas e restabelecer a proteção do sistema, assim que for possível.
Relocar os extintores, colocando‑os em locais que podem ser vistos.
Edifícios Altos
Têm o maior potencial para as principais perdas em propriedades, por várias razoes:
■ As Janelas dos andares estão acima do alcance dos equipamentos do Corpo de Bombeiros (escada Magirus)
■ Cada andar adicional cria mais dificuldade para evacuação do pessoal e combate ao fogo
■ O uso extensivo de fachada de vidros (painéis de vidros) permite ao fogo passar verticalmente de um andar para outro
■ Os átrios são propícios a criação do efeito de chaminé
■ Nos dutos de ventilação, de aquecimento e do ar condicionado podem circular fumaça, calor e gases tóxicos para grandes áreas remotas do fogo. Considerar que os danos podem resultar somente pela fumaça. A fumaça percorre rapidamente o edifício através de dutos e apenas é impedida por barreiras físicas (dumpers). O sistema de ar condicionado pode rapidamente propagar a fumaça, gases tóxicos e calor.
Cobertura adequada de sprinkler
É essencial para edifícios altos, o sistema automático de sprinkler pode controlar o fogo ou minimizar a sua propagação e danos às áreas adjacentes. O sprinkler torna o combate ao fogo mais fácil e reduz a chance de um fogo incontrolável.
CONCLUSÃO
Lembrete: Escritório desprotegido é inseguro.
Um programa adequado não tem de ser dispendioso ou consumir muito tempo. Conhecendo os riscos potenciais, usando o bom senso para eliminá-los ou protegê-los e minimizando as fontes de ignição, metade do programa está elaborado. Reparar ou substituir fiação defeituosa. Ter certeza que o sistema de proteção está funcionando, incluindo os detectores.
Instalar sistema de sprinkler.
Lembrar do aviso “não fumar” e colocar equipamento de segurança (cinzeiro) na área permitida para fumar.
CHECK LIST PARA PROTEÇÃO PARA EDIFÍCIOS COMERCIAIS (ESCRITÓRIOS)
Instalação elétrica
■ Instalação elétrica de acordo com as normas em vigor
■ Manter equipamento limpo, seco e ventilado
■ Manter a regularidade de desempenho do equipamento conforme manuais técnicos e controle de registro de manutenção
■ Desligar a iluminação e equipamentos elétricos durante a interrupção do trabalho (horário de almoço e final do expediente)
■ Não sobrecarregar as tomadas com “benjamins“ ou extensões de tomadas
■ Restringir o uso de aquecedores de marmitas (marmiteiros) e controlar o seu uso
■ Colocar um aviso “procedimento para utilização” próximas as cafeteiras elétricas, aquecedores elétricos, ar condicionado. Estes são as principais causas de incêndio em escritórios.
■ Desligar equipamento, quando não estiver em uso. Colocar um aviso “alertando sobre perdas elevadas”
■ Checar periodicamente a fiação elétrica e substituindo‑a ao primeiro sinal de desgaste.
Incendiário
■ Instalar sistema automático de sprinkler
■ Manter uma brigada de incêndio bem treinada
■ Proporcionar segurança adequada (iluminação externa e interna, vigilância, sistema de alarme contra intrusão e controle de acesso)
■ Possuir sistema automático de detectores de fumaça, calor e sistema de alarme
■ Assegurar que todas as válvulas de sprinklers estão travadas contra abertura com cadeado e corrente, bem resistente.
■ Controle de acesso de visitantes e de empregados
Cigarro – Fumo
■ Proporcionar sistema automático de sprinkler
■ Proibir fumar em áreas com potencial de riscos e colocar aviso enfatizando a proibição.
■ Onde é permitido fumar, colocar “cinzeiros de piso” incombustível (metálico)
■ Manter os cinzeiros limpos
■ Campanha educativa sobre o perigo de fumar com negligencia em áreas de riscos
■ Colocar extintores de incêndio em locais estratégicos e treinar o pessoal para sua utilização.
Ignição espontânea
■ Fornecer proteção automática de sprinkler acima e abaixo para forro falso se o material do forro é combustível ou o espaço existente contém material combustível capaz de sustentar e propagar o fogo.
■ Quando a estrutura do forro está colocado abaixo do sistema de sprinkler, a estrutura deve ser de material incombustível
■ Expandir os circuitos elétricos para atender as novas instalações de equipamentos
Exposição ao fogo
■ Controle de fumaça. Sistema de ventilação, aquecimento e ar condicionado central com dumper corta fogo com fusível de acionamento deve ser providenciado para minimizar o movimento de fumaça entre pisos e áreas de fogo.
■ Providenciar o sistema de controle de fumaça para manter as áreas isentas de fogo de fumaça e remover a fumaça das áreas atingidas pelo para o exterior.
■ Providenciar adequada limpeza, circulação de ar e alguns casos, isolação entre material combustível e superfícies quentes ou fontes quentes
■ Desligar luminárias e equipamentos elétricos durante o intervalo de trabalho (almoço e fim do expediente).
■ Enfatizar a treinamento pessoal e a importância do desligamento de equipamentos elétricos (ar condicionado, aquecedor, marmiteiro, etc)
Fonte: Fire Protection for Offices - Factory Mutual Engineering - 1996