Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, maio 29, 2010

Acidente em escada rolante na Turquia

Um menino de 4 anos foi salvo de uma queda de um andar em um shopping center na Turquia graças à intervenção de um lojista que conseguiu segurá-lo antes que ele tocasse o chão. O menino estava brincando na escada quando resolveu subir segurando-se ao corrimão, mas pendurado pelo lado de fora. A ação foi capturada pelas câmeras de circuito interno de TV do shopping, em 25 de maio de 2010

Vídeo:


Comentário:
Nota-se nesse vídeo que o risco é dinâmico, ele se adapta conforme o equipamento. O garoto se pendurou no corrimão da escada pelo lado de fora e ele não soltou enquanto não chegou ao final da escada rolante. Teve um final feliz, pois um lojista acompanhou a ação e teve iniciativa que o perigo era iminente, aguardou a queda do garoto e conseguiu segurá-lo antes da queda no chão.
Podemos considerar esse tipo de falha de proteção do equipamento como condições latentes. Podem encontrar-se adormecidas no sistema por longos períodos antes de combinar com os fatores locais e as falhas ativas para penetrar ou contornar as defesas de segurança.

Existe um histórico de acidentes de escadas rolantes que predominam as crianças.

1-Crianças são as vítimas mais freqüentes de acidentes em escadas rolantes
Mecanismo que costuma fascinar o imaginário infantil, a escada rolante, definitivamente, não é lugar de brincadeira. E pode representar um verdadeiro perigo, quando as normas de uso são desrespeitadas ou a manutenção é inadequada
De 30 ações judiciais que correm na Justiça com casos de acidentes nas escadas rolantes no Estado do Rio, do período de janeiro de 2000 a abril de 2008, 22 envolvem menores de idade. A falta de manutenção e a imprudência estão entre as principais causas desse tipo de acidente, segundo o engenheiro Paulo Dal Monte, autor do livro "Elevadores e escadas rolantes".
Fonte: Globo Online-30/04/2008

2 – Estatística de acidentes com escada rolante
Em um estudo feito pela Consumer Product Safety Commission (Comissão para Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos); Os acidentes em escada rolante são responsáveis por cerca de 7.300 feridos nos hospitais de emergência nos E.U.A e 75% dessas lesões são causadas por quedas e cerca de 20% ocorreram quando as mãos e os pés ficam presos nessas escadas rolantes. Data de Publicação: 09 de janeiro de 2009

3-Uso correto de elevadores, escadas e esteiras rolantes
■ Não permita que crianças viagem sozinhas ou brinquem em elevadores, escadas e esteiras rolantes;
■ Não deslize sobre o corrimão das escadas e esteiras rolantes;
■ Acione apenas uma vez o botão para chamar o elevador;
■ Não sente nos degraus da escada rolante;
■ Não segure a porta do elevador, qualquer que seja o motivo;
■ Não corra e nem suba no sentido contrário ao fluxo da escada rolante;
■ Não transporte carrinhos de bebê, cadeiras de rodas ou similares em escadas rolantes;
■ Não se debruce sobre o corrimão de escadas e esteiras rolantes.
Fonte: ThyssenKrupp Elevadores

4-Responsabilidade Civil - Relação de consumo.
Shopping Iguatemi. Acidente em escada rolante. Fato do serviço. Ausência de informações precisas sobre os riscos da escada rolante. Culpa reconhecida.
A despeito do adequado funcionamento da escada rolante, com regular manutenção e equipamento suficientemente testado, a periculosidade intrínseca à escada rolante exigia, por parte do fornecedor de serviços, a adoção de medidas efetivas de seguranças, bem como alertas precisos a respeito das conseqüências danosas do uso inadequado. É claro que uma conduta mais atenta por parte do pai da criança poderia ter evitado o acidente. Tal circunstância, entretanto, não afasta a responsabilidade do shopping, consubstanciada na ausência de informações claras e precisas sobre os riscos oferecidos aos usuários em razão do uso das escadas rolantes. Fonte: Vlex.

Riscos de Escada Rolante

Marcadores:

posted by ACCA@5:42 PM