Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, maio 07, 2010

Trabalho a quente com segurança

O QUE ACONTECEU?
Um soldador lixava próximo a caixa de um transmissor de vazão. Houve um pequeno vazamento no conjunto do transmissor e o vapor inflamável ficou confinado na caixa.
As fagulhas da lixadeira provocaram a ignição dos vapores que escapavam da caixa, que resultou numa pequena explosão e feriu o soldador e destruiu o transmissor.
Os operadores que emitiram a permissão para trabalho a quente realizaram o teste de gás na área, mas o vazamento no interior da caixa não foi detectado.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA EVITAR QUE ISTO ACONTEÇA
Operações
■ Inspecione ao redor da área onde o trabalho será realizado e verifique minuciosamente todas as fontes potenciais de gás, não apenas as mais óbvias. Seja extremamente cuidadoso quando inspecionar pequenas caixas ou receptáculos (como no caso relatado neste incidente).
■ Se entre suas atribuições, estiver incluído o uso de equipamento de detecção de gás, você deve ter sido treinado. Lembre-se, o equipamento deve ser calibrado de acordo com as recomendações do fabricante ou ele pode dar leitura incorreta!
■ Saiba onde os vazamentos podem ocorrer e assegure testar os locais. Se as condições são susceptíveis de alteração, considerar o monitoramento contínuo.

Manutenção
■ Inspecione ao redor da área de trabalho a procura de fontes de material inflamável e fique alerta na ocorrência de qualquer odor estranho. Lembre-se, você será o fornecedor da fonte de ignição e necessitando apenas do combustível.
■ Pergunta ao responsável onde o teste de gás foi realizado. Se um deles não foi feito, insista para que seja feito. Se não incluiu todas as fontes potenciais, insista que um novo teste seja feito.

Fonte: Process Safety Beacon - Maio 2004

Comentário:
As faíscas ou fagulhas podem deslocar até 12 m. O que diz Trevor Kletz no livro ‘What went wrong? ; “Antes de permitir soldas e trabalhos a quente é prática normal assegurar-se que não há vazamento de gases ou líquido inflamáveis na vizinhança; ou que não há condições anormais que possam resultar em tais vazamentos. O significado “vizinhança” depende da natureza do produto que pode vazar, da inclinação do terreno, etc. Para líquidos altamente inflamáveis, usa-se geralmente como parâmetro 15 m.

Recomendações:
1-Os empregadores devem garantir que os soldadores são treinados adequadamente na operação segura de seu equipamento e processo.
2-Os empregadores devem assegurar-se, que a soldagem não deve ser executada em tambores usados, até que estejam limpos completamente (ausência de vapores ou resíduos).
3-Os empregadores devem desenvolver, executar, e cumprir um programa por escrito de segurança. O programa de segurança deve incluir procedimentos de segurança de tarefas específicas e o treinamento de empregado na identificação, eliminação e controle de riscos.
4-Os empregadores devem designar uma pessoa competente para conduzir as inspeções freqüentes e regulares de segurança do local de trabalho.

Marcadores: ,

posted by ACCA@5:29 PM