Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, agosto 27, 2024

INCÊNDIOS FLORESTAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

 GOVERNO DE SP EMITE ALERTA DE RISCO ELEVADO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS PARA 16 REGIÕES


Resumo: Os incêndios no estado de São Paulo em 2024 atingiram o território paulista, no Brasil, na segunda quinzena de agosto de 2024. O aumento súbito nas ocorrências teve início em 22 de agosto, afetando vários pontos do interior paulista. A influência de uma onda de calor, o longo período sem chuvas, em função da estação seca, e o aumento dos ventos, em consequência da aproximação de uma frente fria, criaram condições para a propagação dos focos de fogo. No entanto, há registros de incêndios de origem criminosa. As queimadas atingiram pastagens, plantações e áreas de preservação e provocaram mortes e escurecimento do céu devido à fumaça.

EVENTO

A Defesa Civil alerta que, com exceção do litoral, todo o estado atingirá níveis abaixo dos 20% de umidade relativa do ar, aumentando riscos de incêndios

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado (CGE) emitiu alerta via SMS 40199 para 16 regiões do estado de SP sobre o risco de incêndios florestais.

Receberam a mensagem usuários cadastrados nas seguintes regiões: Capital, Região Metropolitana de SP, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São Jose dos Campos, São Jose do Rio Preto e Sorocaba.

Segundo o meteorologista do CGE, Willian Minhoto a umidade relativa do ar poderá atingir níveis críticos ao longo do dia. Segundo ele, com exceção do Litoral Paulista, todo o estado atingirá níveis abaixo dos 20% de umidade relativa do ar. As temperaturas também subirão bastante. Na Capital há previsão de máxima de 32°C. Em Ribeirão Preto e Araçatuba as máximas podem chegar aos 36°C.

O texto do SMS trazia a seguinte recomendação: “Risco elevado para incêndios florestais na região. Redobre a atenção em áreas de vegetação seca. Não coloque fogo no mato, isso é crime ambiental!”

MORADORES DE RIBEIRÃO PRETO DEIXAM CASAS CERCADOS POR FOGO E TEMPESTADE DE POEIRA

Com 14 focos de incêndio ativos no sábado, cidade viu tarde virar noite com fumaça densa e fuligem no céu; avião do governo vai auxiliar no combate aos incêndios

Uma forte tempestade de poeira e fuligem de queimadas em canaviais atingiu cidades do interior de São Paulo e piorou os efeitos dos incêndios registrados nas últimas 48 horas. Ribeirão Preto tem 14 focos de incêndio ativos na noite de sábado (24), inclusive na área urbana, segundo a prefeitura, o que tem gerado medo nas pessoas devido ao agravamento dos problemas e a evacuação de moradores de um condomínio de luxo.


RECURSOS DISPONÍVEIS DE COMBATE AO FOGO

A mobilização de esforços para combater o fogo continua neste domingo em todo o estado, com foco em Ribeirão Preto, hoje uma das mais críticas. A atuação do Estado ocorre em parceria com o governo federal por meio das Forças Armadas. Além de três helicópteros da Polícia Militar que já atuam na operação, a Força Aérea Brasileira enviou uma aeronave KC-390 e dois helicópteros para ajudar no combate às queimadas. Mais 28 veículos pesados, caminhões do Corpo de Bombeiros, são destinados à cidade.

A ação conta ainda com cinco drones da Fundação Florestal, seis do Corpo de Bombeiros e uma aeronave de asa fixa para debelar os incêndios na Área de Proteção Ambiental (APA) de Ibitinga. O setor canavieiro, por sua vez, também está apoiando o estado com carros-pipa e brigadistas, e ainda há suporte das empresas de construção com contratos com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e que operam para as concessionárias de rodovias nos contratos geridos pela Artesp. O Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (CETRAS) também atua na operação.

RECURSOS PESSOAIS

Mais de 7,3 mil profissionais e voluntários estão mobilizados no combate às chamas e na orientação da população.

GABINETE DE EMERGÊNCIA

O gabinete de pronta resposta, instalado na sexta-feira (23/08), permanece ativo no âmbito da Operação SP Sem Fogo, que integra especialistas da Defesa Civil do Estado e das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento, e Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).


CALOR EXTREMO E ESTIAGEM

Em meio à estiagem, calor extremo e incêndios que causaram transtornos e medo a moradores do interior de São Paulo, o estado registrou entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23) 2.316 focos de fogo, número quase 7 vezes maior do que o registrado em todo o mês de agosto do ano passado, quando foram contabilizados 352 incidentes.

Os registros, segundo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), colocam São Paulo no topo da lista de incêndios do país no fim desta semana, inclusive à frente de estados da Amazônia Legal, que enfrentam uma temporada recorde de queimadas - com fumaça chegando a 10 estados, incluindo São Paulo e até o Rio Grande do Sul.

FATORES DE AGRAVAMENTO DOS INCÊNDIOS

Alta temperatura, ventos muito fortes e baixíssima umidade relativa do ar nesses últimos dias.

VÍTIMAS E EVACUAÇÃO

Duas pessoas morreram e mais de 800 tiveram que deixar suas casas desde que o fogo começou, na sexta-feira (23), segundo dados do governo estadual.

ÁREA QUEIMADA

·        Mais de 20 mil hectares já foram queimados na região, que teve mais de 2.300 focos de incêndio em apenas três dias, de acordo com a Defesa Civil.

·        Área destruída de canavial e rebrota: 59 mil hectares

ESTIMATIVA DE PREJUÍZOS

·        Os prejuízos provocados pelas queimadas superem o valor de R$ 1 bilhão.

·        Estimativa de prejuízo dos produtores de cana: 350 milhões de reais

CAUSA PROVÁVEL

Incêndio criminoso

INCÊNDIO CONTROLADO

Segundo o governador, São Paulo não tem mais nenhum foco ativo de incêndio. Até o final da noite de domingo (25), o estado ainda tinha seis pontos.

Segundo o governador disse nesta segunda-feira (26) que São Paulo não tem mais nenhum foco ativo de incêndio. Até o final da noite de domingo (25), o estado ainda tinha seis focos. Fontes: Portal do Governo - seg, 19/08/2024; Portal do Governo - dom, 25/08/2024; g1 SP, GloboNews - 26/08/2024, Wikipédia - 2 de setembro de 2024.       



OCORRÊNCIAS EM ANDAMENTO

FOCOS INCÊNDIOS EM ATIVIDADES

Cinco cidades do interior paulista estão com focos de incêndio ativos no  sábado (31/08), informou a Defesa Civil do estado de São Paulo. Segundo o órgão, os focos de fogo foram verificados nas cidades de Morro Agudo e Pedregulho, ambos na região de Franca; em Altinópolis e Franca, na área de Ribeirão Preto; e em Fernandópolis, na região de São José do Rio Preto.

Os agentes de Defesa Civil, bombeiros, brigadistas voluntários e equipes de grupos privados estão atuando em todos estes locais para o combate às chamas. Fonte: Agência Brasil - São Paulo- 31/08/2024

02/09/2024 - COM CLIMA SECO, ESTADO DE SP TEM 4 CIDADES COM FOCOS DE INCÊNDIO

O estado de São Paulo tem quatro focos de incêndios ativos na segunda-feira (2), nas cidades de Pedregulho, Jardinópolis, Dois Córregos e São Simão, de acordo com a Defesa Civil. Outros 48 municípios estão em alerta máximo para incêndios.

Mapa de risco divulgado pela Defesa Civil  (02/09/2024) mostra que a maior parte do estado está em nível de emergência para incêndios, o mais alto.

As áreas estão coloridas em diferentes tonalidades, com roxo indicando risco elevado, vermelho para risco alto e amarelo para risco baixo. No canto inferior direito, há uma legenda com as categorias de risco: EMERGÊNCIA, ALERTA, ALTO e BAIXO. Fonte: Folha de São Paulo -2.set.2024




12/09/2024 - SP TEM 15 CIDADES COM FOCOS ATIVOS DE INCÊNDIO E GOVERNO PRORROGA FECHAMENTO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E PARQUES

Por conta da situação alarmante, parques e unidades de conservação permanecerão fechados até o dia 29 de setembro.

O estado de São Paulo tem 15 cidades com focos ativos de incêndio, segundo informou a Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (12).

A Defesa Civil, afirmou que as equipes estão empenhadas em combater as chamas dos focos ativos nos municípios de São Paulo, utilizando recursos terrestres e nove aeronaves. O calor extremo, ventos fortes e locais de difícil acesso complicam ainda mais o trabalho dos brigadistas.

Todo o estado, entretanto, está em situação de emergência por conta do alto risco de incêndios. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já registrou quase mil incêndios em setembro deste ano no estado de SP.

Por conta da situação alarmante, o governo prorrogou o fechamento dos parques e unidades de conservação até o dia 29 de setembro. Fonte: g1 SP — São Paulo - 12/09/2024


Marcadores: , ,

posted by ACCA@6:24 PM

0 comments

segunda-feira, agosto 26, 2024

SHOPPING POPULAR DE CUIABÁ PEGA FOGO E FICA COMPLETAMENTE DESTRUÍDO


Um incêndio de grandes proporções destruiu o Shopping Popular de Cuiabá, na capital de Mato Grosso, na madrugada de segunda-feira, 15/07.

O QUE ACONTECEU

O fogo começou por volta das 2h20 da madrugada, mas os bombeiros alegam que só foram acionados às 2h46. De acordo com informações iniciais, o vigia do local tentou conter as chamas iniciais, mas não conseguiu e acionou os bombeiros.

O atraso para a chegada do socorro tem sido apontado como um dos motivos para a proporção à qual o incêndio chegou.

CORPO DE BOMBEIROS


"As equipes chegaram ao local às 2h53, ou seja, sete minutos depois de ser acionado. Todo o efetivo de militares de Cuiabá e Várzea Grande está no local fazendo o rescaldo para evitar a reignição das chamas. "As ações no local contam com o apoio de quatro caminhões pipa, duas caminhonetes e um caminhão com escada." Não há mais risco de propagação para edificações vizinhas", disse a corporação, às 10h30 de segunda-feira.

 De acordo com o Corpo de Bombeiros de MT, o fogo foi controlado e não há mortos ou feridos.

PROPAGAÇÃO DO FOGO


De acordo com Corpo de Bombeiros, parte da estrutura foi construída com metal e isopor, o que contribuiu para que o fogo se espalhasse com mais rapidez.  As mercadorias dos lojistas, como eletrônicos, perfumes, o gás utilizado nos restaurantes também auxiliou na propagação do incêndio.

PREJUÍZOS

O prejuízo financeiro, no entanto, deve ser grande, conforme a administração do shopping. Cerca de 600 microempreendedores tinham lojas no local, gerando aproximadamente 3.000 empregos.

VÍTIMAS

Segundo o presidente do shopping, Misael Galvão, ninguém ficou ferido.

CAUSA DO INCÊNDIO

O incêndio pode ter começado por meio de uma falha no sistema elétrico do prédio, conforme a Polícia Civil. Câmeras de segurança localizadas próxima a uma escada que dá acesso a praça de alimentação do shopping registraram o momento em que a fumaça começa a aparecer no local.

A fumaça começa a aparecer na área da escada do shopping por volta das 2h26. Às 2h30, ela aumenta e, por volta das 2h35, o local já está tomado pela fumaça.

A polícia informou que essas são informações preliminares e que as investigações continuam em andamento para confirmar a origem do fogo.

 As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. Além do Corpo de Bombeiros, foram para o local equipes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

SEGURO

O representante dos lojistas informou que o local não tinha seguro, pois não conseguiram uma seguradora para fechar o serviço para todos os lojistas.

COMUNICADO SHOPPING POPULAR DE CUIABÁ

Em um comunicado divulgado nas redes sociais, a administração do Shopping Popular de Cuiabá disse que o estabelecimento foi "devastado" pelo fogo e os "danos materiais são significativos".

"O Shopping Popular, conhecido por sua história de lutas ao lado dos lojistas, enfrenta agora um dos maiores desafios de toda a sua trajetória", afirmou a administração, além de prestar solidariedade aos lojistas e colaboradores.

O Shopping Popular de Cuiabá nasceu como um camelódromo e hoje cerca de 90% dos lojistas são regularizados, conforme informações do site da administração. O local passava por uma obra de ampliação e melhoria no espaço, como mostram postagens nas redes sociais oficiais.

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) disse que reconhece a importância do shopping para muitas famílias e a economia local e, por isso, "se coloca à disposição para oferecer todo e qualquer apoio necessário para a reconstrução do local".

A Prefeitura de Cuiabá afirmou que "se solidariza com todas as famílias e colaboradores do Shopping Popular", que funciona há 29 anos na cidade.

SHOPPING

O Shopping Popular foi inaugurado na década de 90 e, atualmente, era fonte de renda para mais de 600 comerciantes e cerca de 3 mil funcionários. O local tinha uma área de mais de 10 mil m², segundo a Associação Comercial de Cuiabá.  Fontes; UOL - 15/07/2024; g1 MT - 15/07/2024    

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:00 AM

0 comments

segunda-feira, agosto 19, 2024

PAI MORRE TENTANDO SALVAR FILHAS APÓS CARRINHO CAIR NOS TRILHOS DO TREM

 


Um homem de 40 anos morreu tentando salvar as filhas gêmeas do atropelamento de trem na Austrália. Uma das crianças, de dois anos, também morreu.

O QUE ACONTECEU

O carrinho caiu nos trilhos segundos após o pai tirar a mão dele . Segundo o superintendente da polícia de Nova Gales do Sul,  o carrinho rolou e caiu automaticamente" na linha férrea. O pai pulou para tentar retirar as crianças antes da chegada do trem , mas foi atingido. O caso ocorreu na estação de trem de Carlton, em Sydney, no domingo (21).

A criança que sobreviveu ficou presa embaixo do trem. Equipes de resgate foram acionadas e socorreram a menina, que não corre risco de vida.

Mãe das crianças presenciou acidente. Vídeos divulgados pela polícia de Nova Gales do Sul mostram que a esposa chegou com ele à estação por volta das 12h do domingo (23h do sábado, no Brasil).

O superintendente disse que a mãe das meninas, que não se feriu, testemunhou a tragédia e ficou "incrivelmente traumatizada".

O trem tinha partido de Cronulla e estava em alta velocidade porque seguia em direção a estação central de Sydney e não pararia em Carlton. O maquinista tentou frear, mas não conseguiu parar a tempo.

A menina sobreviveu "milagrosamente", afirmou o primeiro-ministro de Nova Gales do Sul. A polícia chegou ao local dois minutos após a ligação para o número de emergência e socorreu uma das sobreviventes.

O casal de origem indiana se mudou  recentemente para a Austrália em 2023.  Os amigos  do homem lamentaram a morte dele nas redes sociais.

O pai pulou para tentar pegar as crianças. Quando ele estava tentando jogar o carrinho de volta na plataforma, o trem chegou, disse uma testemunha. Fontes: UOL, em São Paulo - 22/07/2024 12h04; Sky News - Sunday 21 July 2024

Comentários:

Modelos de acionamento de freio

Pressiona a barra das travas das rodas traseiras para baixo até travar. Para liberar, proceda inversamente


Marcadores: ,

posted by ACCA@6:00 PM

0 comments

domingo, agosto 18, 2024

DRONE SUBSTITUI SER HUMANO NA INSPEÇÃO DE TORRE DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA

A pedido de uma companhia de energia elétrica, o Instituto Eldorado, um dos maiores centros de pesquisa do Brasil, criou uma forma de drones fazerem inspeções em torres de energia. A atividade é perigosa para os funcionários, devido à possibilidade de choques elétricos e até quedas de grandes alturas.

Existe um risco de acidentes com pessoas que sobem em torres [de energia] para verificar se há oxidação Mateus Pierre, diretor de software e inovação do Instituto Eldorado. O centro de pesquisa fica em Campinas (SP).

Diferentes sensores foram implantados no drone para coletar sinais do mundo externo. A partir daí, esses componentes foram integrados por meio de um sistema de inteligência artificial embutido no drone.

Tudo isso permite que a máquina voadora identifique a torre a ser inspecionada, vá até ela, mantenha uma distância segura devido ao campo magnético e fotografe os objetos a serem inspecionados.

Essas imagens são processadas dentro do drone sem a necessidade de serem enviadas para a nuvem. A própria máquina cria um relatório sobre as peças aptas para uso e aquelas que devem ser trocadas ou consertadas.

Devido a um acordo de confidencialidade, Pierre não revela o nome da empresa de energia elétrica que contratou o projeto.

OUTROS DISPOSITIVOS

Além do drone, o Instituto Eldorado criou um veículo autônomo para executar tarefas similares à máquina voadora, mas no chão. Dada uma rota, o carrinho segue o percurso até seu destino. Usa seus sensores para evitar obstáculos e entraves.

São dois bons exemplos de trabalhar diferentes tecnologias com o propósito de criar um produto que vai ser útil e vai ajudar as empresas a abordar problemas que têm hoje, disse Mateus Pierre, diretor do Instituto Eldorado

Ambos os projetos estão relacionados com o conceito de inovação aberta. O pesquisador afirma que o mundo vive atualmente uma era exponencial, na qual uma única empresa tem dificuldade para dominar todas as tecnologias e, trabalhar em parceria com organizações com diferentes espectros de desenvolvimento ajuda na produção de seus próprios equipamentos. Fonte: UOL - Tilt, de São Paulo - 16/08/2024

Marcadores: , ,

posted by ACCA@3:47 PM

0 comments

sexta-feira, agosto 16, 2024

FAMÍLIA MORTA POR VAZAMENTO DE GÁS

 A morte de quatro pessoas de uma mesma família – incluindo uma criança e uma adolescente – por suspeita de intoxicação por monóxido de carbono em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no Dia dos Pais (11 de agosto), poderia ser evitada. Conforme o tenente Barcellos, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, uma série de regras de segurança devem ser seguidas com relação a instalação correta do equipamento. Saber como identificar vazamento de gás e o que fazer também é crucial para evitar mortes, principalmente no período de inverno em que o frio aumenta o uso de aquecedores e lareiras.

“Quando a gente fala em vazamento de gás, são dois grandes riscos, principalmente intoxicação e explosão. Caso o gás seja tóxico, como é o monóxido de carbono (CO), acontece um tipo de asfixia. Ele combina na corrente sanguínea e rouba oxigênio do organismo. Então, a pessoa não processa oxigênio suficiente e é intoxicada”, explica Barcellos. Segundo o socorrista, na maioria das vezes, como o monóxido de carbono não tem cheiro, as vítimas não percebem que estão sendo afetadas.

VAZAMENTO DE GÁS EM AQUECEDORES: COMO PREVENIR?

O tenente Barcellos reforça que existe uma norma técnica brasileira que delimita, detalhadamente, como um aquecedor tem que ser instalado em uma residência. Segundo esses parâmetros, os equipamentos devem ficar em espaços arejados, e o recomendado é que o duto de saída do gás fique virado para fora da casa.

ERRO DE INSTALAÇÃO

“Em Uberlândia, houve, sem dúvida, um erro na instalação ou na manutenção do aquecedor. O equipamento, seja de gás natural ou gás de cozinha, precisa seguir as normas técnicas. São elas que vão delimitar o tamanho da cabine; a chaminé virada para fora; as manutenções necessárias; o local onde o aparelho vai ficar – que deve ser amplamente ventilado e não dentro do banheiro, por exemplo”, orienta o militar.

O síndico do condomínio Relatou que a morte da família foi causada pelo vazamento de gás do aquecedor da própria residência, instalado de forma incorreta.

VEJA A NOTA DO CONDOMÍNIO NA ÍNTEGRA.

 "O Condomínio Residencial Parque Umá, através de sua Administração, vem a público informar sobre os fatos ocorridos na data de 11/08/2024, ocasionando o falecimento de todos os membros de uma única família.

A Família estava se preparando para as festividades do Dia dos Pais, ocorre que, devido a uma queima de gás ocorrida no aquecedor a gás instalado indevidamente no chuveiro da residência, houve o vazamento de monóxido de carbono para dentro dos demais cômodos, assim ocorrendo a intoxicação de todos, levando-os a óbito.

Reiteramos que o acidente ocorreu devido a instalação indevida e sem autorização de aquecedor a gás dentro do apartamento e que o Condomínio não possuía conhecimento de tal instalação. Ressaltamos a importância de comunicar ao Condomínio a realização obra ou manutenção nos apartamentos em conformidade com a Convenção do Condomínio.

DICAS RÁPIDAS:

·  Ao instalar o aparelho, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são cruciais para evitar vazamentos e acidentes;

·   Local de instalação deve ser amplamente ventilado, devendo-se evitar banheiros e cozinhas;

·  A chaminé do aquecedor deve ficar virada para fora da residência;

·   As manutenções precisam ser feitas com atenção e periodicidade.

COMO IDENTIFICAR UM VAZAMENTO DE GÁS?

Como o monóxido de carbono não tem cheiro, nem cor e não emite som, muitas vezes, as mortes são “silenciosas” e acontecem sem que as vítimas percebam a intoxicação. Por isso, a prevenção é o melhor caminho. O socorrista do Corpo de Bombeiros, no entanto, elenca alguns sinais que podem identificar o risco.

O equipamento precisa fazer a combustão completa: O aquecedor queima a fonte de energia ligada a ele, seja gás natural, de cozinha ou outro. Sendo assim, um indicador de bom funcionamento é quando a chama está da cor azul (como no fogão), fazendo a queima completa. “Já se a chama está da coloração mais amarelada e alaranjada, é um alerta de risco, significa que a combustão está incompleta e pode gerar intoxicação. Nos fogões, isso é bem visível. Nos aquecedores, a maioria dos modelos tem uma espécie de visualização da chama”, explica.

Identificar por meio dos sintomas: Quando as vítimas apresentam sintomas, os primeiros sinais são dor de cabeça, náusea e  vômitos. Em seguida, as pessoas costumam ficar inconsciente, desmaiam e, em último caso, morrem. “Principalmente se as pessoas estiverem dormindo na hora da intoxicação, é muito raro que percebam os sintomas”, acrescenta Barcellos.

CONSEGUI IDENTIFICAR UM VAZAMENTO DE GÁS, O QUE FAZER?

As recomendações são:

·  Abrir todas as janelas e portas na intenção de ventilar ao máximo o local;

·  Sair do ambiente onde o monóxido de carbono se concentrou;

·  Acionar o Corpo de Bombeiros com urgência pelo Disque 193;

·  O que não fazer: não ligar interruptores, isqueiros, fogão, nem nada que possa causar fogo.

OS RISCOS DE VAZAMENTO DE GÁS E INTOXICAÇÃO CRESCEM NO INVERNO

O tenente Barcellos alerta para um reforço da atenção com vazamentos de gás durante o inverno, época em que as pessoas tendem a deixar portas e janelas fechadas e utilizar, com mais frequência, aquecedores e lareiras. “É, com certeza, um período de mais incidência, combina com a utilização de lareiras e qualquer aparelho de queima de gás. As chaminés, repito, devem sempre estar viradas para fora dos ambientes”, diz.

EQUIPAMENTOS PARA REDOBRAR O CUIDADO COM VAZAMENTOS DE GÁS:

Principalmente:

·  Qualquer aquecedor a gás;

·  Gás de cozinha;

·  Forno;

·  Lareiras.

Fontes: Tempo - Publicado em 12 de agosto de 2024; Diário de Uberlândia – 12 e 13/08/2024

Marcadores: , , ,

posted by ACCA@4:50 PM

0 comments

segunda-feira, agosto 12, 2024

ÓRGÃO AMBIENTAL APURA MORTE DE TONELADAS DE PEIXES EM PIRACICABA

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) apura suspeita de crime ambiental que pode ter resultado na morte de dezenas de toneladas de peixes em Piracicaba (a 157 km de São Paulo).

Na segunda-feira (15/07), a região do Tanquã, conhecida como mini Pantanal paulista, amanheceu coberta por um tapete formado por peixes mortos. 

O órgão ambiental ainda vai avaliar a quantidade exata de animais atingidos.

SUSPEITA, USINA DE ÁLCOOL

A suspeita é que a morte dos animais no rio do interior de São Paulo possa ter sido provocada por despejo irregular de substâncias pela Usina São José S/A Açúcar e Álcool.

A empresa, em nota, nega irregularidades.

"Após cinco inspeções realizadas pela Cetesb nas dependências da usina, nada foi informado à empresa formalmente que explique o motivo ou a origem da morte de peixes registrada nos últimos dias. Insinuações de envolvimento da usina nessa ocorrência são precoces e não têm, até agora, qualquer comprovação ou fundamento", diz a companhia.

"A empresa lembra que diversos incidentes envolvendo morte de peixes no rio Piracicaba vêm ocorrendo nos últimos anos, período este que a Usina São José estava inativa, tendo retomado suas atividades somente em maio deste ano."

MULTA

De acordo com a Cetesb, a multa aplicada pode chegar a R$ 50 milhões. O valor pode ser ainda maior se as análises indicarem agravamento do dano à natureza.

INSPEÇÃO

O órgão tem realizado coletas constantes de amostras da água para averiguar a situação do rio. Na  terça, técnicos retornaram ao Tanquã para realizar nova pesquisa.

Imagens do rio mostram uma grande quantidade de peixes, de diversas espécies, mortos na superfície da água. Segundo o órgão estadual, o fenômeno decorre de um descarte irregular que pode ter sido cometido pela usina de etanol e açúcar localizada no município de Rio das Pedras, na região de Piracicaba.

O Tanquã é abastecido pelo rio Piracicaba. Segundo a prefeitura do município, a mortandade de peixes é observada em alguns trechos do rio desde o último dia 7, quando teria ocorrido o descarte da substância.

Segundo a administração, somente na última quinta (11) foram recolhidas 2,9 toneladas de peixes. A ação antecedeu a nova onda de mortes no Tanquã. Na  quinta‑feira (18/07), a prefeitura pretende começar um novo trabalho de remoção por meio de contrato emergencial com empresa especializada.

LAUDO DA CETESB

Um laudo deve ser concluído pela Cetesb até sexta-feira (19/07), indicando a substância despejada na água e a penalidade a ser aplicada. A entidade também notificou a usina para que faça a retirada imediata dos peixes do Tanquã.

O diretor de licenciamento e controle do órgão, explica que o material descartado pela empresa é 20 vezes mais poluente que esgoto bruto e resulta em diminuição instantânea do oxigênio da água.

"A carga orgânica obtida pelas amostras é muito elevada, de modo que o próprio rio não dá conta de dissolver essa poluição, sobretudo na área do Tanquã, de águas calmas, menor profundidade e menor movimentação da água que, naturalmente, promove oxigenação através do contato com a atmosfera", diz o diretor.

As últimas amostras no rio indicam 3.000 mg de O2 (oxigênio) por litro. Já a oxigenação da água no local onde aconteceu a tragédia estava inferior a 1 mg de oxigênio por litro, quando o índice ideal para a água ser considerada boa é superior a 5 mg/l.

Segundo a Cetesb, a usina tem licença ambiental para realizar suas operações até 2025, mas estava com as operações paralisadas e retomou as atividades sem notificar o órgão.

Local do descarte

O descarte aconteceu no ribeirão Tijuco Preto, que deságua no rio Piracicaba. Entre o ponto de partida do material e o Tanquã, a substância deve ter percorrido cerca de 80 km, calcula o órgão ambiental.

"O estrago não foi maior pois em outras áreas o rio tem mais corredeiras e maior capacidade de dissolver o composto orgânico. O problema se agrava mesmo em áreas onde o produto se concentra e impede a reabilitação da natureza", destaca o diretor.

A Cetesb solicitou à empresa concessionária da usina hidrelétrica Salto Grande, em Americana, o vertimento de águas de seu reservatório, para um aumento no volume de água do rio Piracicaba que pode amenizar o problema e elevar a oxigenação.

Em nota, a prefeitura da cidade disse ainda que acionou o Ministério Público Estadual para apurar o caso e que pede que a prefeitura de Rio das Pedras seja responsabilizada pela contaminação. O órgão respondeu à imprensa, durante a tarde, que vai apurar o caso.

16.jul.2024 às 19h59

MULTA APLICADA

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) multou em R$ 18 milhões a Usina São José S/A Açúcar e Álcool, suspeita de crime ambiental pela morte de dezenas de toneladas de peixes em Piracicaba (a 157 km de São Paulo).

A aplicação de multa pelo acidente no interior de São Paulo foi divulgada pelo órgão na manhã de sexta-feira (19/07).

SUBSTÂNCIA IDENTIFICADA

Os primeiros peixes mortos apareceram no rio Piracicaba entre os dias 7 —quando ocorreu a contaminação, segundo análises— e 10 de julho. No dia 11, a prefeitura do município removeu cerca de três toneladas de peixes mortos da água.

No dia 15, a substância, agora identificada como melaço de cana-de-açúcar, atingiu uma área de preservação ambiental, o Tanquã, conhecida como mini Pantanal paulista, resultando em nova mortandade de animais.

MORTANDADE DE PEIXES

Estima-se que a tragédia tenha resultado em mais de 20 toneladas de peixes mortos. Um número mais preciso será divulgado ao decorrer do trabalho de limpeza do rio.

"A estimativa que temos para o repovoamento daquela região [do Tanquã] é de que possa demorar dez anos. Nos próximos cinco anos, as comunidades que vivem da pesca não terão a mínima capacidade de explorar o rio, tampouco o turismo. A alternativa a isso é cadastrar essas famílias e, em conjunto com estado e União, obter recursos para ajudá-las", disse o prefeito de Piracicaba. "Teremos que soltar uma média de 100 mil alevinos por ano para recuperar o rio. Isso exige estratégia, estudos, análises. Não podemos apenas chegar e soltá-los."

INQUÉRITO POLICIAL

No inquérito policial instaurado para investigar a contaminação, a polícia indica que houve vazamento de melaço da usina para o ribeirão Tijuco Preto, afluente do rio Piracicaba. "O produto é espesso e de difícil diluição", descreve o documento.

O material, uma vez no rio, teria descido cerca de 80 km, partindo de Rio das Pedras (cidade onde a usina funciona) e chegado ao Tanquã. Segundo a Cetesb, a área onde ocorreu a maior mortandade de peixes tem características geográficas que facilitaram a tragédia.

"O Tanquã é uma região de águas paradas e menor profundidade, o que contribuiu para a desoxigenação da água. O estrago só não foi maior rio acima pois o rio tem corredeiras e maior movimentação de água, o que naturalmente promove oxigenação", disse o diretor de licenciamento e controle da Cetesb.

Já no Tanquã, uma espécie de tapete foi formada pelos peixes mortos boiando na superfície. Segundo relatos de moradores e pescadores locais, o odor durante toda a semana foi piorando.

A camada formada pelos peixes mortos impede a visualização da água e é apontada como um outro problema ambiental, uma vez que prejudica a recuperação natural do rio e a oxigenação da água. Fontes: Folha de São Paulo-17.jul.2024; Folha de São Paulo-19.jul.2024 


Marcadores: , ,

posted by ACCA@4:38 PM

0 comments

sábado, agosto 03, 2024

ÔNIBUS FICA DESTRUÍDO APÓS SER ATINGIDO POR TREM NO INTERIOR DE MG

Um ônibus ficou destruído após ser atingido por um trem na noite de domingo (28/07), em Juiz de Fora (MG). O acidente, não deixou vítimas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista do ônibus da empresa Reial Turismo disse que o veículo teve uma pane elétrica e parou de funcionar sobre os trilhos. Ele então ordenou a saída dos cinco passageiros que estavam dentro do ônibus.

Foi nesse momento que o sinal sonoro acusou a chegada do trem da empresa MRS Logística.

Em nota, a Reial Turismo afirma que apura o acidente e que está prestando apoio aos envolvidos. Disse também que os veículos passam por revisão preventiva e periódica.

A MRS diz que o maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança –velocidade compatível com o trecho, luzes de sinalização e acionamento de buzina e sino– e que o local é dotado de placas de sinalização. Fonte: UOL - 29.jul.2024 


Marcadores: , , , ,

posted by ACCA@10:16 PM

0 comments