Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, outubro 01, 2009

Girassol fumante e a lei antifumo no Estado de São Paulo

Aprovada no início de abril de 2009 e sancionada em maio pelo governador do Estado de São Paulo, a chamada lei antifumo entrou em vigor em 7 de agosto de 2009.
Com a lei, ficará proibido fumar em espaços coletivos, públicos ou privados, "total ou parcialmente fechados em qualquer dos lados", exceto em residências, estabelecimentos que comprovem ser exclusivamente destinados ao fumo, como tabacarias, e em locais de culto religioso em que o fumo integre o ritual
A nova lei que cria ambientes livres de tabaco em São Paulo visa defender a saúde, principalmente, das pessoas que não fumam, mas acabam obrigadas a inalar a fumaça do cigarro daquelas que fumam. O tabagismo passivo, fumo de segunda mão, tabagismo involuntário ou exposição à fumaça do tabaco ambiental são diferentes conceituações do mesmo fenômeno.

Artigos publicados no Blog:
http://zonaderisco.blogspot.com/2009/05/dia-mundial-sem-tabaco-31-de-maio.html

Vídeo:
Um girassol que fuma até a morte e transmite sua agonia foi a idéia de uma agência de publicidade paulista Fisher para manifestar seu apoio à lei antifumo.
A planta que fuma é uma experiência sem caráter científico que compara duas plantas adultas metidas num vaso e circundadas por um cilindro de vidro semi-aberto. As duas plantas recebem a mesma quantidade de água, luz do Sol e ventilação. A não ser por uma diferença: uma delas é exposta diariamente à fumaça de cigarros.
O resultado visível no vídeo é que o girassol fumante morre em seis dias, após fumar (inalar) 97 cigarros. O vídeo é genial.

The smoking plant (With english subtitles) from Fischer Fala on Vimeo.

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:29 AM