Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, maio 31, 2009

Dia Mundial sem Tabaco - 31 de maio


O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.

Pesquisas comprovam que;
■ Aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.
■ Nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina,
■ Nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos)

Brasil
Quase metade dos fumantes brasileiros (48,2%) afirma que as advertências nos maços de cigarros fazem com que fiquem mais propensos a deixar o vício, segundo dados preliminares de pesquisa internacional divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer sobre políticas de controle do tabaco.
Desde 2001, os fabricantes ou importadores de produtos de tabaco no Brasil são obrigados por lei a inserirem advertências sanitárias acompanhadas de fotos que ocupam 100% de uma das maiores faces dos maços de cigarros, acompanhadas do número do Disque Saúde - Pare de Fumar.
Estudos científicos demonstram que advertências sanitárias mais eficientes são as que geram reações emocionais negativas, como o medo e a repulsa, pois são as que mais favorecem uma redução da freqüência e intensidade do consumo e que mais motivam os fumantes a tentarem deixar de fumar.

Pesquisa
No Brasil, a pesquisa está sendo realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e pela Universidade de Waterloo, do Canadá, sob a coordenação do professor Geoffrey Fong.

Alguns dados sobre a pesquisa no Brasil:
■ 91,8% dos fumantes ouvidos disseram que se pudessem voltar atrás, não teriam começado a fumar (61.0% concordaram fortemente + 30.8% concordaram).
■ 50% dos fumantes e 28% dos não-fumantes reparam nas imagens de advertência dos maços frequentemente ou muito frequentemente.
■ 32,7% dos fumantes leram ou olharam atentamente para as advertências dos rótulos frequentemente ou muito frequentemente.
■ 43.8% dos fumantes fizeram esforço para evitar olhar ou pensar sobre as advertências.

Na Espanha
Morre anualmente cerca de 50.000 pessoas por doenças decorrentes do consumo de fumo, um valor superior do que o conjunto de mortes por acidentes de trânsito e consumo de drogas ilícitas.
E como exemplo:
■ De cada 1.000 mortes na Espanha, 151 se devem ao consumo de fumo, 15 de acidentes de trânsito, 4 de AIDS e menos de um para consumo de drogas ilícitas.

A presidenta da Sociedade Espanhola de Cardiologia (SEC), María Jesús Salvador, vai mais longe e aponta uma morte relacionado com o fumo a cada 10 minutos, ou equivale a 144 mortes diárias.

Tabagismo passivo
Mas o cigarro não mata só a quem consome voluntariamente, já que se estima que mais de 1.000 não-fumantes morrem anualmente por tabagismo passivo. É que a fumaça de um cigarro contém mais de 4.000 substâncias químicas, das quais mais de 50 são carcinógenos.

Relatórios da Organização Mundial da Saúde
Apontam:
■ O fumo é a primeira causa evitável de doença, invalidez e morte prematura no mundo.
■ Além disso, o tabagismo provoca 1,2 milhões de mortes na Europa, está diretamente relacionado com surgimento de 29 doenças, das quais 10 são diferentes tipos de câncer.
■ E é a principal causa de muitas mortes por câncer de pulmão e a mais da metade das doenças cardiovasculares.

Em particular, segundo informa o Ministério da Saúde da Espanha;
■ O fumo é o responsável por mais de 90% dos casos de bronquite diagnosticadas;
■ 95% dos casos de câncer de pulmão;
■ 30% de todas as cardiopatias coronárias;
■ E é também um fator causal bem estabelecido de câncer do esôfago, bexiga urinária, cavidade bucal, e laringe.

Fontes: INCA (Instituo Nacional de Câncer)-Ministério da Saúde do Brasil e ABC - Madrid , 30 de mayo de 2009

Vídeo:

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:08 AM