Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, novembro 20, 2023

CRIANÇA MORRE AO SER ESQUECIDA DENTRO DE VAN EM SÃO PAULO

O menino foi pego em casa pelo casal por volta das 7h , para ser levado à creche, mas ficou esquecido dentro do veículo em um estacionamento. A capital paulista registrou mais um dia de forte calor, em que termômetros registraram temperaturas acima dos 37°C.

A criança ficou ao menos oito horas esquecida dentro da van escolar. O menino só foi encontrado por volta das 15h30, quando o motorista foi retirar o carro em um estacionamento onde havia deixado o veículo notou a presença da criança desacordada.

A criança estava desmaiada, diz a SSP (Secretaria da Segurança Pública)., e foi encaminhada ao hospital Municipal Vereador José Storopolli, onde foi confirmada a morte.

O motorista e a esposa que o auxilia, são contratados da Prefeitura de São Paulo para operar o TEG (Transporte Escolar Gratuito). O caso aconteceu na Vila Maria, zona norte da capital paulista.

O casal foi levado para a delegacia.  A auxiliar  do motorista disse que estava com enxaqueca e mal-estar e isso pode ter comprometido sua atenção. A função dela é cuidar das crianças durante o transporte e fazer a checagem da lista das pessoas transportadas.

PRESO

O casal responsável pelo transporte do menino foi preso em flagrante por homicídio doloso, segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública).

IML

Foram solicitados exames junto ao IML (Instituto Médico Legal). Os laudos estão em elaboração e, assim que finalizados, serão analisados pela autoridade policial. O caso foi registrado no 73° DP (Jaçanã).

NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação declarou lamentar o ocorrido e que presta apoio aos familiares. "A Diretoria Regional de Educação acompanha o caso e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem, composto por psicólogos e psicopedagogos, foi acionado para atender a família".

Segundo a pasta, o condutor do Transporte Escolar Gratuito já foi descredenciado e um processo administrativo foi aberto para apurar os fatos.

Apuração policial

A Polícia Civil ainda apura as circunstâncias que levaram ao esquecimento dentro do veículo.  O caso está sendo registrado no 39° DP (Vila Gustavo). Fonte; Folha de São Paulo - 14.nov.2023  

Comentário

PESQUISA NORTE-AMERICANA ALERTA PARA OS PERIGOS DA HIPERTERMIA.

A temperatura no interior de um carro parado aumenta rapidamente e pode levar uma criança à morte em poucas horas, segundo um estudo realizado pelo Departamento de Geociências da Universidade Estadual de San Francisco, nos Estados Unidos. Crianças que ficam trancadas em veículos passam a correr sérios riscos de saúde em apenas 30 minutos de confinamento.

O estudo norte-americano concluiu que a temperatura dentro de um carro parado debaixo de sol com os vidros fechados aumenta 80% nos primeiros 30 minutos. A pesquisa concluiu ainda que um veículo em temperatura ambiente de 25°C, após uma hora tem sua temperatura interna aumentada para 47,8°C..

Ainda de acordo com o estudo, o corpo de uma criança absorve mais calor em um dia quente e as crianças têm capacidade de respiração menor do que os adultos, consequentemente, têm menos condições de dissipar o calor do corpo pela transpiração. Se o corpo atingir a temperatura de 41,6°C a criança pode sofrer uma parada cardiorrespiratória.

O estudo mostra ainda que um carro com o vidro traseiro semi‑aberto também tem um aumento mais lento da temperatura interna, mas após 55 minutos alcança a mesma temperatura que teria se os vidros estivessem fechados.

Veja as dicas para evitar que as crianças fiquem trancadas nos carros

  -Os pais devem educar os filhos a verem o carro como um local de perigo como fazem, por exemplo, com as piscinas, e que deve sempre evitar chegar perto de um veículo. Indica ainda que o motorista deve ter como hábito olhar dentro e fora do veículo sempre que sair do carro.

-Se você está levando seu filho à creche ou escola, e normalmente é o seu marido/esposa, combine que o parceiro telefone para garantiu que tudo saiu como planejado.

-Coloque um aviso, a bolsa com os objetos da criança, ou até mesmo um brinquedo no banco da frente para ajudar a lembrar que há um bebê no banco traseiro.

-Mantenha o carro trancado e as chaves longe do alcance das crianças. Isso evita que a criança entre no carro sem ninguém perceber. Se der por falta da criança na casa, olhe em primeiro lugar dentro do carro.

-Se você ver uma criança sozinha em um veículo quente, chame a polícia. Se a criança apresentar sinais de desidratação, sem transpiração ou alteração na pulsação, retire-a o mais rápido possível de dentro do carro. Procure refrescar o corpo da criança e chame a polícia.

"As crianças nunca devem ser deixadas sozinhas dentro ou em volta de um veículo, mesmo por um curto período de tempo”, adverte diretor do NHTSA.  Fonte: Departamento de Tráfego dos Estados Unidos (NHTSA) 

Marcadores: , ,

posted by ACCA@6:17 PM