Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, junho 04, 2020

EMPREGOS DE AUTORIZAÇÕES - UMA SITUAÇÃO PARTICULAR

Em 9 de Novembro de 2010, no norte de Nova Iorque, EUA, um empreiteiro estava  soldando novos suportes num tanque de suspensão de polímeros à base de água. O exterior tinha sido verificado quanto a atmosfera inflamável e aprovado para trabalhos a quente, mas não para o interior do tanque. Ocorreu uma explosão; uma pessoa morreu e outra sofreu queimaduras de primeiro grau e outros ferimentos menores.
Os fatores que provocaram a acumulação de inflamáveis foram resíduos inflamáveis em  suspensão, uma ligação não identificada ao tanque de suspensão e uma fuga na tubulação no interior do tanque; os vapores foram inflamados por faíscas do trabalho a quente (Referência: Relatório de Investigação do Chemical Safety Board # 2011-01-I-NY).
As atividades que não são realizadas regularmente podem exigir uma autorização de trabalho. As permissões são geralmente listas de verificação que exigem que alguém introduza informações e que estas sejam revistas e aprovadas por outra pessoa.

Exemplos comuns são:
· Entrada em espaços confinados, trabalho a quente,
· Lockout (LOTO),
·Corte / abertura de linha de equipamento.

Algumas empresas utilizam permissões para outras atividades não padronizadas, como a movimentação de gruas, a utilização de caminhões a vácuo e a desativação de sistemas de segurança. Os incidentes graves na indústria química envolvem frequentemente estas ou outras atividades permitidas.

As permissões fornecem uma lista de controle para verificar se certos riscos são devidamente compreendidos e geridos antes, durante e após as atividades.

ANTES:
Todos os requisitos de permissão devem ser revistos e aprovados ANTES do início dos trabalhos.

DURANTE:
As condições devem ser verificadas para garantir que não se alteram (por exemplo, atmosfera de espaço confinado ou níveis de inflamabilidade) à medida que o trabalho avança.

DEPOIS:
O  equipamento e as condições físicas ou de processo que foram modificados durante o trabalho devem ser verificados para garantir que estão em boas condições antes de retomar as operações.

SABIA QUE...?
Algumas atividades não padronizadas  exigem que as salvaguardas sejam retiradas ou desativadas durante trabalho. Isto significa que os alarmes ou sistemas de segurança habituais podem não estar ativos ou disponíveis.
·Durante trabalhos especiais, a posição das válvulas pode ser alterada devido a alterações nas condições de processo. Este fato deve ser assinalado na permissão.
·Os contratados podem executar o trabalho como parte da permissão e podem não ter conhecimento dos seus sistemas.

O QUE SE PODE FAZER?
·Identificar quando as atividades requerem uma permissão e seguir o seu sistema de autorização de trabalho.
·Não tomar atalhos na preparação ou no preenchimento da permissão. Se os empreiteiros estiverem a executar os trabalhos, certifique-se de que conhecem as condições e executam a sua atividade corretamente.
·Após a conclusão das atividades, inspecione o local de trabalho para verificar se está  pronto para entrar em operação e se todos os sistemas de segurança estão operacionais.
·Se lhe for atribuído um papel na permissão de trabalho, leve-a a sério. A sua vida e a vida dos outros podem depender disso.  Fonte: Process Safety Beacon – May 2020

Artigos publicados

Comentário:
É  prática, antes que uma peça de equipamento  seja reparada, que a equipe de manutenção receba uma permissão de trabalho (PT) estabelecendo:
·O que vai ser feito
· Como o equipamento foi bloqueado
·Que riscos há
·Que precauções devem ser tomadas
Os acidentes ocorrem devido ao procedimento ter falhas, por exemplo, os riscos envolvidos não foram detalhados ou não ter obedecido. Fonte: Trevor Kletz no livro ‘What went wrong?

Marcadores: , ,

posted by ACCA@9:00 AM