Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, março 13, 2008

Programa de Controle de Energias Perigosas - Lockout / Tagout


Máquinas e Equipamentos exigem que os dispositivos de isolamento sejam previamente desligados e isolados, quando submetidos a serviços de manutenção, limpeza e reparos.

Muitos acidentes ocorrem em decorrência do acionamento inesperado de dispositivos de controle que provocam liberação acidental de energias armazenadas, causando lesões e mortes em trabalhadores durante a execução de trabalhos.

São acidentes que podem ser evitados de uma maneira simples e eficaz - o bloqueio físico da fonte de energia, acompanhado de etiqueta sinalizadora.

Fonte: Conect

Vídeo -Health & Safety Training Video


Vídeo -LockOut TagOut Video Sample


Comentário:
Programas de bloqueio e etiqueta
Os programas de bloqueio e etiqueta são usados para proteger contra acidente pessoal, para proteção de equipamento contra danos e conservar o sistema da indústria. Estes programas são indicados para identifica, isolar e controlar fontes perigosas de energia e material que pode desfavoravelmente afetar a segurança pessoal durante a operação de equipamentos, manutenção ou modificações.
Bloqueio

É dispositivo com finalidade de bloquear/travar o equipamento de forma que este não entre em movimento colocando os trabalhadores em riscos de acidentes. É a colocação de um dispositivo de isolamento de energia com o objetivo de garantir que o equipamento, sob controle, não possa ser operado ou entre em operação até que o dispositivo de bloqueio seja removido.

Etiqueta
É a colocação da etiqueta/sinalização de aviso no dispositivo de isolamento de energia do equipamento para indicar ou alertar que o dispositivo de isolamento de energia e o equipamento sob o controle não possam ser operados ou abertos sem antes ter a autorização do trabalhador responsável pela etiquetagem ou sinalização.

Recomendações
O desenvolvimento e execução de um programa efetivo de bloqueio e etiqueta é vantajoso para redução de acidentes. A segurança pessoal deveria ser a prioridade mais elevada para todos que trabalham com energia elétrica. Os gerentes das instalações devem assegurar que seus programas de bloqueio e etiqueta abrangem, como um mínimo, as seguintes recomendações;

Recomendações básicas do programa
1- Definições e termos claramente definidos
2-Procedimentos detalhados que descreve a seqüência lógica das etapas necessárias para estabelecer e remover, sob condições normais e de emergência, bloqueio e etiqueta.
3-Atribuição clara dos serviços e responsabilidades para controle e permissão de bloqueio e etiqueta
4-Treinamento e re-treinamento extensivo em procedimentos de bloqueio/etiqueta, em padrões e em processo.
5-Tempo necessário para ser gasto na execução de exercícios práticos, de modo que os operadores e mecânicos podem resolver qualquer problema ou questão, que deveria ser adequados para o conhecimento e habilidade a serem adquiridos.
6-Ação disciplinar contra infratores de procedimentos de bloqueio/travamento e etiqueta/sinalização, incluindo processo de término de repetição de infratores.

Recomendações práticas
1-Permitir somente pessoal qualificado; em todo o sistema, na interface, no conhecimento da instalação, treinamento de bloqueio e etiqueta para sua instalação e remoção.
2-Providenciar instruções sobre uso de planos elaborados ou outra documentação corrente na preparação de bloqueio e etiqueta. As etapas a serem tomadas, nos casos desses materiais que não estão disponíveis, também devem ser providenciadas.
3-Garantir que os trabalhadores estão cientes das áreas de limitações, para que os trabalhadores verificam essas delimitações e na existência de riscos de “não existe energia”, e, que os trabalhadores permanecessem com essas delimitações durante a execução do serviço.
4-Verificar o sistema de procedimento antes de iniciar a tarefa. Por exemplo, quando da execução da manutenção elétrica, o eletricista é o responsável pela própria segurança, verificando os componentes e/ou circuitos fechados, na proximidade da área energizada, usando dispositivos de teste adequado antes de iniciar o trabalho.
5-Treinamento geral de empregado deve enfatizar, que é a responsabilidade de cada indivíduo, para assegurar que essas ações e as outras ações não transgridem a política de procedimentos de bloqueio e etiqueta . Isso não podem prevenir a infração, mas é significativo na eliminação ou redução das conseqüências que ocorreria na infração de bloqueio e etiqueta.
6-Periodicamente efetuar a auditoria em bloqueio/travamento e etiqueta/sinalização, verificar se eles ainda são requeridos e que os componentes estão bloqueadas e etiquetadas na posição correta.
7-Ação disciplinar energética para infração de bloqueio e etiqueta

Quando empreiteiras ou prestadoras de serviços estão executando serviços cobertos pelo programa de bloqueio e etiqueta, os supervisores da instalação devem discutir os requisitos de proteção com as empresas e eliminar qualquer diferença na interpretação e aplicação dos procedimentos.
Todas as medidas de proteção de bloqueio e etiqueta devem ser aplicadas de acordo com os procedimentos da instalação . O gerente da instalação deve garantir que esses procedimentos estão compreendidos e seguidos pelas empreiteiras. A empresa deve incluir no contrato de serviço a cláusula de exigência do programa de bloqueio e etiqueta.

Fontes: U.S. Department of Energy-Issue No. 96-05 - Section 147 of 29 CFR 1910, "Control of Hazardous Energy (Lockout/Tagout)," and DOE 5480.19, "Conduct of Operations Requirements for DOE Facilities," chapter IX, "Lockouts and Tagouts".

Marcadores: ,

posted by ACCA@10:45 AM