Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, março 09, 2015

Funcionário da Sabesp é flagrado sem equipamentos de segurança

Um funcionário que presta serviços para a Sabesp foi flagrado na manhã de terça-feira (3 de Março) trabalhando em um reparo sem nenhum equipamento de segurança.
O homem estava dentro de um buraco com água barrenta e chegou a mergulhar várias vezes ficando totalmente encoberto pela água. O serviço era feito na rua João Romeiro, na Casa Verde (zona norte de SP).
Procurada, a Sabesp disse que o funcionário fazia um serviço de reparo em um ramal de água da rua. A empresa informou que ele não utilizou os equipamentos de proteção individual que estavam disponíveis. "Já foi solicitado à empresa contratada que reforce com seus funcionários a obrigatoriedade da utilização dos equipamentos de segurança", diz nota enviada pela Sabesp.
A empresa informou ainda que todos os prestadores contratados pela Sabesp "seguem rigorosamente normas e políticas de segurança, visando a preservação da saúde e o desempenho eficiente." Fonte: Folha de São Paulo - 04/03/2015   

Comentário:  O que deve passar na mente desse trabalhador? A água está gostosa? Engoliu um pouquinho dessa água? Estou acostumado? O trabalhador não tem a noção do bê-a-bá da segurança. No papel tudo é perfeito para Concessionária. A norma de segurança está sendo cumprida.
 O que deveria ser feito seria o uso de bomba de esgotamento de vala, para manter nível aceitável de uma lâmina d´água para que o trabalhador pudesse efetuar o serviço com segurança com uso de EPI.
O solo no entorno da rede de água pode estar contaminado por algum tipo de vazamento de esgoto ou algum tipo de substância nociva.
Doenças que podem ser adquiridas nesse tipo de serviço: Leptospirose; Hepatites; Dermatites;
Infecção respiratória, etc.
Tipo de EPI: Roupas Impermeáveis; Luvas do tipo PVC; Botas de borracha

Na área de segurança do trabalho não percebemos que o comprometimento das normas pelo trabalhador e pela empresa é o espelho da conduta da sociedade. A educação, os costumes e valores serão os reflexos na obediência ou desacato dos cidadãos aos códigos de segurança vigentes no país. Na essência o brasileiro é um rebelde consciente ou inconsciente no cumprimento dessas leis e normas.

Marcadores: , ,

posted by ACCA@7:00 AM