Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, novembro 12, 2014

Homem é flagrado trabalhando sem proteção no 5º andar de prédio

Um homem foi flagrado trabalhando sem nenhum tipo de proteção no 5º andar de um prédio no Setor Bueno, bairro nobre de Goiânia. O operário está a 15 metros do chão, aparece na sacada do apartamento com uma furadeira na mão, provavelmente para instalar uma tela de proteção.
O flagrante foi registrado na sexta-feira, 31 de outubro. Para fazer o serviço, o homem fica com as pernas agarradas à grade da sacada e apoia uma das mãos na parede.

O subtenente do Corpo de Bombeiros Mauro Rodrigues de Oliveira explicou que o procedimento é comum e fácil de fazer, mas oferece grande risco. "Nesse caso, ele se expõe bastante. Ele deveria estar ancorado com uma ponta da corda amarrada a sua cintura e outra em um ponto fixo no apartamento, para que, no caso dele desequilibrar,  fique pendurado", afirmou. Fonte: G1 GO- 01/11/2014 

Comentário:  Na construção civil o trabalhador entrega a sorte a Deus. Ou serviço é rápido e não vai durar muito e nunca houve nada. E a vida continua.
Os seres humanos possuem uma peculiar capacidade de alterar a seu favor o ambiente, bem como para respondê-lo, gerando e reduzindo riscos.
As vítimas de quedas podem sofrer lesões na sequência de múltiplos impactos. Quanto maior for à altura da queda,  maior a probabilidade de lesão, já que aumenta a velocidade e consequentemente a energia cinética. Queda de altura superior a três vezes a altura da vítima  é  frequentemente queda que resulta lesões graves.
O perigo mora dentro da vida. Por mais que tenhamos cuidado, o risco é intrínseco a vida. Viver é perigoso, mas é preciso continuar a viver. O que não podemos é gerar falhas humanas como; deficiência de julgamento (avaliação), deficiência de planejamento (falha de programação e de proteção), aspectos psicológicos (envolve a personalidade dos responsáveis pela execução) e indisciplina nos procedimentos de segurança. Os riscos são ocultos e as normas são transparentes.

Marcadores: , , ,

posted by ACCA@9:00 AM