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terça-feira, agosto 05, 2014

Por que housekeeping?

Prevenção de Acidentes
Manter sua área de trabalho limpa é a coisa mais importante que você pode fazer para prevenir acidentes no trabalho.
A definição básica de um acidente: uma ocorrência evitável.

Por que housekeeping? Principalmente é conhecido por todos - que evita acidente.
A verdade é; deslizamentos, quedas, cortes e arranhões são muitas vezes resultados de uma má limpeza (housekeeping).
E o mais assustador estatisticamente é que escorregar e queda  ocupa a segunda posição de acidentes fatais nos Estados Unidos na faixa etária de 45 a 75 anos de idade
Muitas vezes os riscos são propositadamente negligenciados devido; “que não é o meu trabalho" ou "eu não fiz” ou “não é comigo” - deixar para alguém corrigi-lo.

Quando ocorre um acidente,  acarreta consequências  ou CUSTOS


Housekeeping ou a sua falta leva a consequências graves para uma organização (grande ou pequena)

A partir de um acidente resultante devido a má limpeza pode levar a um efeito dominó em relação a CUSTOS.
O termo Custos é usado para definir um evento adverso ou consequência e podemos ver  como resultado a má limpeza
1.Lesões;
2. Ações de autoridade legal (Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)/ Ministério Público do Trabalho (MPT),  ação civil por violação de negligência / dever de vigilância)
3. Perda de infraestrutura, por exemplo, incêndio devido à inadequada "má arrumação" de armazenagem de combustíveis,
4. Atrito com trabalhadores devido à perda de confiança na organização para manter o local seguro
5. Percepção dos  clientes e das autoridades públicas no desempenho de segurança da empresa
6. Perda financeira por perda de negócios, lesões, custos legais, multas, etc.

ACIDENTES
"Os benefícios  ou auxílios ou seguros são úteis, mas os pagamentos de compensação não pode restaurar uma vida, mão, olho ou perna. O dinheiro é um conforto frio por tais perdas

LESÕES 
Uma limpeza deficiente pode ser  causa de acidentes, tais como:
■ tropeçar em objetos soltos no chão, escadas e plataformas, sendo atingidos por objetos em queda, deslizando sobre superfícies oleosas, molhadas ou sujas,
■ golpear ou cair, itens mal empilhados ou material colocado inadequadamente, corte, punção,
ou escoriações da pele das mãos ou outras partes do corpo em projeção; pregos, arames ou correias  

LEGAL
"É péssimo um dos nossos trabalhadores acidentar-se e agora estamos sendo multado por deixá-lo com lesão”.
■ Ações de autoridade (Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)/ Ministério Público do Trabalho (MPT),  ação civil por violação de negligência / dever de vigilância)
■ Acusações criminais, podem ser apresentadas contra a empresa; A responsabilidade civil ambiental (artigo 225 responsabilidade objetiva), responsabilidade civil por danos à saúde do trabalhador, (artigo 927 do Código Civil, responsabilidade objetiva), Código Civil, (responsabilidade objetiva e solidária),
■ As citações, multas, aplicadas pelo Ministério do Trabalho
■ Local de trabalho pode ser interditado
■ Trabalhadores feridos pode entrar ação civil, dano moral, por negligência / falta de segurança

INFRAESTRUTURA
O acesso ao extintor e mangueira  foi bloqueado por material.
A perda de infraestrutura, por exemplo, incêndio devido à inadequada "má arrumação" armazenagem de combustíveis.
■ As áreas de trabalho, corredores, passagens, escadas, e equipamentos não limpos ou arrumados,  materiais soltos, lixo, sucatas, etc
■ Bloqueio de corredores, saídas de incêndio, equipamento de emergência ou  alarme com equipamento ou material.
■ Acúmulo de lixo; combustíveis e de resíduos, como papel, madeira, papelão, etc
■ A prática lamentável de estoque em excesso de inflamáveis e combustíveis. Deveria ser mantida no mínimo, para consumo de um dia.
■ Atraso na limpeza de vazamento/derramamento, como graxa, óleo ou água.  A demora na limpeza pode resultar em acidentes.

PESSOA
A maioria dos trabalhadores sabe da nossa deficiência de segurança.
Atrito com trabalhadores devido à perda de confiança na organização para manter o local seguro
Princípio básico:
■Ninguém gosta de se ferir
■Empregados saudáveis são empregados mais produtivos

PERCEPÇÃO
Se você não pode manter o seu trabalhador ou sua empresa segura, como você pode garantir que você pode fazer o mesmo para os  produtos?
Um cliente potencial ou existente pensaria "Se você não pode manter o seu trabalhador ou sua empresa segura, como você pode garantir que você pode fazer o mesmo para os  produtos" inseguros sujeitos a acidentes na instalação.
Mais e mais clientes concentram-se na administração da contratada e como eles se comportam na Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (GSSM);
Eles fariam auditorias anuais e as questões-chave são:
■ (GSSM); indicadores de acidentes (tempo perdido, casos de primeiros socorros e etc)
■ Condições das instalações inseguras  

CUSTOS FINANCEIROS
A consequência  visível da má gestão de housekeeping  é apenas a ponta do iceberg.
A perda financeira;  perda de negócios, lesões, custos legais, multas ...

A Teoria do iceberg bem conhecida;
Custos Diretos
■ Custos Médicos (incluindo plano de saúde do  trabalhador)
■ Pagamento de Indenizações

Custos Indiretos
■ Tempo Perdido (por trabalhador e supervisor)
■ atrasos no cronograma
■ Treinamento de novos funcionários
■ Reparos de limpeza / equipamentos
■ Honorários advocatícios
■ Multas
■ Perda de potencial cliente / negócios de publicidade negativa e etc

LEGAL
O que diz a lei?
“redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança”.
Os requisitos legais
Cabe às empresas:
■cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;
■ instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;
A empresa deve  na medida do possível, proteger a segurança e a saúde dos  trabalhadores que trabalham  no local de trabalho,  assim como todos os que podem ser afetados pelo trabalho.

Deveres incluem:
■ Manter as instalações de trabalho seguras e organizadas para os trabalhadores;
■ Garantir a segurança em máquinas, equipamentos, instalações, substâncias e processos de trabalho no local de trabalho. Fonte: Katoen Natie

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posted by ACCA@4:27 PM