Por que acontecem acidentes:Canteiro de Obras – montagem e corte de ferragem

Observa-se na foto que o trabalhador não utiliza protetor facial contra projeção de fagulhas. O protetor facial está no local de trabalho, mas ele usa de vez quando.

Observa-se que os trabalhadores em posição curvada, estão montando as ferragens em local inadequado, no chão, sem uma bancada. A propensão de ter doença ocupacional, lombalgia é elevada.
Qual é a finalidade do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho)?
Na prática está tendo resultado, diminuindo os acidentes ou aumentando a prevenção?
O Ministério do Trabalho está preocupado com a eficiência do programa ou com a sua eficácia?
O que é o PCMAT?
O objetivo fundamental do PCMAT é a prevenção dos riscos e a informação e treinamento dos operários que ajudarão a reduzir a chance de acidentes, assim como diminuir as suas conseqüências quando são produzidos. Para tanto deverá ser colocado em prática um programa de segurança e saúde que obedecerá, rigorosamente, às normas de segurança, além de haver a integração entre a segurança, o projeto e a execução de obras.
Se, por qualquer razão, for necessária a realização de algumas alterações na execução da obra, com relação ao que foi estabelecido anteriormente, terão que ser estudados os aspectos de segurança e saúde, tomando as medidas necessárias para que essas mudanças não gerem riscos imprevisíveis.
Alguns objetivos do PCMAT:
■ Garantir a saúde e a integridade dos trabalhadores;
■ Definir atribuições, responsabilidades e autoridade ao pessoal que administra, desempenha e verifica atividades que influenciem na segurança e que intervêm no processo produtivo;
■ Fazer previsão dos riscos que derivam do processo de execução das obras;
■ Determinar as medidas de proteção e prevenção que evitem ações e situações de risco;
Às vezes todos ficam tão focados nos programas que se esquecem de que precisam olhar friamente em volta para ver o que está se passando. O programa está funcionando na prática? Não? Qual é o motivo? É apenas para atender uma obrigação do Ministério do Trabalho?
Os programas de segurança e ordens de serviço do Ministério do Trabalho lembram muito os cartórios, vamos lá, reconhecemos as assinaturas dos profissionais responsáveis pelas autorizações e os documentos ganham as chancelas, estão aprovados, tem fé pública. Enquanto isso o Mundo da Segurança do Trabalho é o mundo dos insensatos.
Interessante o que acontece nesse país, as normas são alteradas, revisadas, e o Ministério do Trabalho, divulga, desta vez a segurança do trabalho deve melhorar, as normas estão abrangendo todos os problemas que podem acarretar acidentes. Mas os acidentes, as infrações continuam os mesmos há anos. É reprise de um filme que já conhecemos o final; acidente e morte. Não existe lógica? Alguma coisa está errada?
Marcadores: acidente, construção civil, prevenção

1 Comments:
Enquanto as Delegacias Regionais do Trabalho, fizerem vistas grossas nos canteiros de obras em geral, sempre teremos acidentes de trabalhos em todos os locais. O que precisa e deve ser feito, é que todo trabalho deve ser fiscalizado e com punições severas aos infratores.Os auditores tem que, ao passar nas obras, colocar todo o rigor da lei. senão teremos...mortes...mortes e mais mortes nos canteiros de obras
Postar um comentário
<< Home