Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, maio 15, 2011

Por que acontecem os acidentes: canteiro de obras

Em cultura de segurança, a segurança não é uma prioridade que pode ser mudada dependendo das exigências da situação; ao contrário, a segurança é um valor que está ligado a todas as outras prioridades, porém, isto é mais fácil ser dito do que ser feito.

A segurança deveria estar ligada, de modo consistente, a todos os aspectos do trabalho, quer se referindo à produtividade, qualidade, lucratividade ou eficiência.

A segurança deveria ser mais do que usar “equipamento de proteção pessoal”, “desligar a força”, “verificar possíveis riscos com o equipamento” e manter a área de trabalho em ordem.
A segurança deveria ser um valor que os empregados trariam a todos os cargos, apesar das prioridades ou exigências das tarefas. Deveria ser uma regra tácita (norma social) que se seguisse independentemente de situações.
Os fatores para atingir a cultura de segurança são:
1) fatores ambientais em que se incluem equipamentos, ferramentas, layout e temperatura;
2) fatores pessoais tais como: atitudes, crenças e traços de personalidade;
3) fatores comportamentais ou seja práticas de segurança e de risco no trabalho, onde se vai além das obrigações para garantir a segurança de outra pessoa . Os três itens se resumem numa única palavra: Cultura .
Quando a empresa decide agir com segurança, os trabalhadores incorporam a atitude mental da segurança e de comportamentos, freqüentemente resultam em mudanças ambientais. Fonte: A cultura de segurança como resultado de um processo de liderança eficaz
As organizações mudam quando seus líderes querem mudá-las. Warren Bennis.

Marcadores: , ,

posted by ACCA@11:51 PM