Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, outubro 06, 2009

Acidente fatal com cortador de grama

Mauro Vieira de Souza usava um cortador de grama quando ocorreu a descarga elétrica, que atingiu também a mulher dele, Maria Sueli Vicente Cruz. Antes de iniciar a roçagem do terreno na chácara, choveu forte em Araçatuba e o chão estava bastante molhado O acidente ocorreu em Araçatuba, a 530 km de São Paulo, na noite de sexta-feira, 02 de outubro de 2009.

De acordo com a família, Souza recebeu a descarga elétrica enquanto trabalhava com o aparelho. A mulher tentou ajudá-lo, mas também foi eletrocutada.

O choque foi de 220 volts. A máquina estava ligada diretamente na caixa de distribuição de energia. Um detalhe chama a atenção: o cortador de grama, bem antigo, não tinha isolamento no apoio das mãos.

Fonte: G1 - 03 de outubro de 2009

Comentário:
Vários fatores contribuíram para a descarga elétrica (choque);
■ Choveu e a grama estava muito molhada
■ A fiação elétrica não tinha dispositivo de proteção diferencial (DDR ou DR) contra choque e/ou sobrecarga e curto circuito.
■ O braço do cortador de grama não era isolado (vide foto).
Conclusão: solo e grama molhada, braço do cortador de grama metálico, qualquer problema na fiação elétrica, a corrente de fuga tinha o terra perfeito
É comum encontrar pessoas usando o cortador de grama elétrico sem observar as mínimas condições de segurança pessoal, tais como;
■ Uso de sandália, chinelo, descalço;
■ Extensão de fiação elétrica inadequada.
■ Sem observar a umidade da grama (orvalho, sereno, etc)

Os manuais de cortadores de grama recomendam
■ Evite ambientes perigosos - Não utilize o equipamento em lugares úmidos ou molhados.
Não utilize o equipamento na chuva.
■ Mantenha as crianças afastadas - Todas as pessoas, especialmente crianças devem se encontrar à uma distância segura da área de trabalho. O operador ou usuário é responsável por acidentes ou riscos a outras pessoas em sua propriedade.
■ Vista-se de maneira adequada - Não use roupas soltas ou jóias, pois podem se enganchar nas partes móveis do equipamento. Recomenda-se a utilização de luvas e calçados quando se trabalhar ao ar livre.
■ Utilize óculos de segurança.
Para reduzir riscos de choques elétricos - Não exponha o equipamento à umidade e se houver danos na extensão elétrica, faça a substituição imediatamente e nunca utilize fita isolante para fazer qualquer tipo de reparo.

Outro acidente fatal semelhante
Homem morre eletrocutado em Balneário Camboriú

O corpo de um homem que morreu eletrocutado foi encontrado por volta das 8h30min de quarta-feira, 18 de março de 2009, no Balneário Camboriú, Santa Catarina. O cadáver de Paulo César Bhering estava em um terreno à margem da Rodovia Interpraias, no bairro Estaleiro. O corpo foi encontrado ao lado de um cortador de grama e estava em contato com os fios.
D e acordo com o Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte foi uma eletrocussão. Um dos peritos afirmou que óbito pode ter ocorrido até 24 horas antes de o corpo ter sido encontrado.
Fonte: Jornal De Santa Catarina - 18 de março de2009

Vídeo
O vídeo mostra as recomendações de segurança necessárias para usar o cortador de grama. O vídeo alerta que é uma máquina perigosa se não tomar algumas medidas de segurança e no período de 8 anos (1996-2004) houve 634.000 acidentes nos Estados Unidos.

Marcadores: , ,

posted by ACCA@5:02 PM