Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, maio 21, 2009

Operário morre esmagado em canteiro de obra

O operário W. Cardoso morreu esmagado, no fim da manhã de segunda-feira, 04 de maio de 2009, em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, depois que uma máquina compactadora caiu sobre ele. Ele era o encarregado de uma obra de loteamento no bairro Serra Azul.

Conforme informações da Policia Militar, Cardoso fazia uma manobra no terreno, perto de uma descida íngreme e com a terra solta, quando, acidentalmente, a máquina virou e tombou sobre ele, esmagando o abdome do operário, que morreu na hora. Ele era um operário bem experiente, que já trabalhou em diversas empresas, como em fábrica de máquinas pesadas para terraplanagem.

Fonte: O Tempo - 05 de maio de 2009

Comentário:
Devido a utilização em terrenos irregulares, o tombamento da máquina é comum. Quase 50% dos acidentes com compactadores de solo são tombamentos.

Principais causas de acidentes
■ Falta de atenção
■ Cansaço
■ Falta de conhecimento
■ Pressa
■ Equipamento Inadequado

De acordo com a Lei da Física (Newton) na ausência de forças externas, um objeto em repouso permanece em repouso, e um objeto em movimento permanece em movimento.
Quando há tombamento, á forças distintas atuando, a máquina exerce uma força sobre outro objeto (operador), este outro exerce uma força de mesma intensidade, de mesma direção e em sentido oposto. As forças de ação e reação estão aplicadas em corpos distintos. É o que acontece em colisão de veículos, em que os ocupantes não estão utilizando cintos de segurança, podem ser projetados para fora do veículo e serem esmagados/atropelados pelo próprio veículo.
Nas máquinas pesadas de serviço de terraplanagem a estrutura de proteção contra capotagem (EPCC ou ROPS) ou com cabina do operador serve de proteção ao operador desde que ele permaneça nessa área de proteção. Seria como se fosse uma gaiola e o cinto de segurança tem a finalidade para que o operador não seja lançado fora dessa proteção. O operador tem de ser treinado para que permaneça nesse local em caso de tombamento. Por instinto, o operador tende a pular no sentido do tombamento.
Como todo maquinário pesado, para utilização dos rolos compactadores é necessário que operador tenha treinamento e utilize equipamentos de segurança.
Os operadores devem recebem treinamento quanto a segurança, como proceder quando há tombamento do maquinário, pois são utilizados em solos irregulares.
É recomendável que a máquina seja equipada com estrutura de proteção contra capotagem (EPCC ou ROPS) ou com cabina do operador para reduzir a chance de ferimentos em caso de um acidente, como capotagem e utilização de cinto de segurança pelo operador.

Marcadores: , ,

posted by ACCA@7:44 AM