Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, maio 24, 2009

Acidentes acontecem



Esse vídeo mostra muito bem aqueles riscos não identificáveis que transformam em acidentes graves ou catastróficos, quando fatores adversos se convergem para provocar esse acidente.

Todo acidente é programado, pois decorre de uma falha, seja ela humana ou material e que é sempre evitável, muito embora nem sempre possa ser evitado pelo próprio acidentado, haja vista que pode ter a ação de terceiros.

Os riscos não identificáveis, aqueles que passaram despercebidos durante a sua análise ou inspeção são aqueles que produzem maior potencialidade de danos. Um deles são os riscos latentes, ocultos, aguardando à espreita, outros fatores que contribuem para o seu surgimento.

O risco latente acompanha a catástrofe ou acidente grave cuja resultante é uma série de eventos não previstos e da convergência de fatores adversos que aparentemente são independentes que num dado momento se somam para provocá‑lo.

O risco tem duas componentes primárias:
- A possibilidade de ocorrer um evento que possa afetar as instalações da empresa ou ambiente de trabalho ou ambiente externo;
- As conseqüências desta ocorrência nos objetivos da empresa; interrupção, interdição, imagem, etc.

Às vezes lemos ou escutamos que o acidente foi uma fatalidade ou azar. Certo? Talvez não? Hoje os acidentes são muito complexos interagindo diversos fatores adversos ou podemos considerar uma sucessão de pequenas falhas insignificantes que dão origem a enormes catástrofes ou acidentes, estão se tornando corriqueiros. Hoje o que prevalece no meio industrial ou no consumidor é a potencialização, maiores fábricas, maiores máquinas e equipamentos, veículos velozes, trens velozes, aviões velozes, tudo isso armazenam energia, que em caso de acidentes transformam em tragédias. A lei de Murphy é real, segundo a qual "se uma coisa pode dar errado, ela dará, e na pior hora possível".
Quanto maior a complexidade do sistema, mais elementos interagem entre si e maiores as chances de acidentes e catástrofes.
As empresas que planejam um cenário de desastre, que formulam estratégias para sua recuperação, e que treinam os empregados para execução dessas estratégias, geralmente sobrevivem a desastres.

Marcadores: , ,

posted by ACCA@3:52 PM