Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, abril 16, 2009

Proteção para os olhos no local de trabalho

Diariamente, estimam-se 1.000 ferimentos nos olhos que ocorrem nos locais de trabalho nos USA. O custo financeiro destes ferimentos é enorme, mais de US$ 300 milhões por ano em tempo perdido da produção, em despesas médicas e seguro de acidentes de trabalho.
Nenhuma quantia monetária pode adequadamente refletir o os valores pessoais que estes acidentes alcançam nos trabalhadores com ferimentos.
A agencia de administração de segurança e saúde ocupacional (OSHA, Occupational Safety and Health Administration) e os 25 estados e territórios que operam seus próprios programas de segurança e de saúde de trabalho estão decididos ajudar na redução dos acidentes. Preocupado, com esforços pelos grupos voluntários interessados, a OSHA começou uma campanha de informação de âmbito nacional para melhorar a proteção para os olhos no local do trabalho.

Pense um pouco sobre os possíveis perigos para os olhos em seu local de trabalho. Um estudo efetuado em 1980 pelo Departamento de Trabalho, pelo setor de estatística, (BLS , Labor Department's Bureau of Labor Statistics) em aproximadamente 1.000 ferimentos leves nos olhos revela como e porque muitos acidentes ocorrem nos serviço.

O que contribui para causar ferimentos nos olhos nos locais de trabalho?
A falta de proteção para os olhos. O estudo relata que quase três em cinco trabalhadores feridos não estavam usando proteção para os olhos no momento do acidente.Usando o tipo errado de proteção para os olhos no trabalho. Aproximadamente 40% dos trabalhadores com ferimentos estavam usando algum tipo de proteção para os olhos quando ocorreu o acidente.Estes trabalhadores estavam provavelmente usando óculos sem a proteção lateral , embora os ferimentos entre os empregados usando com proteção lateral ou integral (óculos com proteções laterais em corpo único), também ocorreram.

O que causa ferimentos nos olhos?
Partículas em vôo. O estudo constatou que quase 70% dos acidentes pesquisados foram resultados objetos em vôos ou em quedas ou faíscas atingindo os olhos. Os trabalhadores com ferimentos foram provocados por quase 60% de objetos que eram menores do que uma cabeça de alfinete. A maioria das partículas foi lançada com velocidade superior a um objeto lançado a mão, quando o acidente ocorreu.

Contato com produtos químicos
Causou um quinto dos ferimentos.

Outros acidentes
Foram causados pelos objetos que balançam de uma posição fixa ou removível, como; engrenagens, cabos, correntes ou ferramentas que foram puxadas em direção ao olho quando o trabalhador as usava.

Onde os acidentes ocorrem mais freqüentemente?
Trabalho em geral; operação de equipamento industrial. Os perigos potenciais para os olhos podem ser encontrados em quase toda indústria, mas o estudo relatou que mais de 40% dos ferimentos ocorreu entre trabalhadores especializados, tais como; mecânicos, manutenção, carpinteiros, e instaladores. Um terço dos trabalhadores feridos estavam os operários, tais como; montadores, mecânicos (que usam rebolos, lixadeiras, esmeris) e os operadores de máquinas abrasivas. Os trabalhadores não especializados sofreram aproximadamente um quinto dos ferimentos nos olhos. A metade dos trabalhadores feridos foi empregada quase na produção; um pouco mais de 20% estavam na construção.

Como os ferimentos nos olhos podem ser evitados?
Sempre usar proteção adequada para os olhos. As normas da OSHA requerem que os empregadores forneçam aos trabalhadores proteção para os olhos apropriada. Para ser eficaz, a proteção deve ser do tipo apropriada para o perigo encontrado e corretamente enquadrado. Por exemplo, o estudo mostrou que 94% dos ferimentos aos trabalhadores, usando proteção para os olhos resultaram de objetos ou de produtos químicos que estavam em volta ou sob proteção (objeto supostamente protegido).
Os equipamentos de proteção aos olhos devem permitir que o ar circule entre os olhos e as lentes (evitar embaçamento) .
Somente 13 trabalhadores com ferimentos nos olhos , embora usando equipamento de proteção relataram sua quebra. Quase 20% dos trabalhadores feridos com equipamentos de segurança usaram proteções faciais ou máscaras de solda. Entretanto, somente 6% dos trabalhadores com ferimentos, usando equipamento de proteção ocular, utilizavam óculos de segurança de sobrepor (óculos facial, pode ser usado sobre óculos de grau, contra respingos, poeiras e partículas) , que geralmente oferece melhor proteção para os olhos.

Eficiência no treinamento e educação
O estudo relatou que a maioria dos trabalhadores acidentou-se enquanto executava seus trabalhos regulares. Os trabalhadores que se feriram não estavam usando óculos de segurança, pois a maioria acreditava que não era exigido pelo local. Mesmo que a maioria dos empregadores fornecesse o equipamento de proteção sem nenhum custo aos empregados, aproximadamente 40% dos trabalhadores não receberam nenhuma informação sobre onde e que tipo de óculos de segurança deve ser usado.

Manutenção.
Os equipamentos de proteção devem ser corretamente mantidos. Os equipamentos com lentes ou visores riscados e sujos reduzem a visão, causando distorção e podem contribuir para os acidentes.

Vamos trabalhar na proteção dos olhos !
O estudo relatou que mais de 50% dos trabalhadores que se feriram, usando óculos de segurança, declararam que a proteção minimizou os seus ferimentos.

Mas quase a metade dos trabalhadores sentiu também que um outro tipo de proteção mais adequada podia ter impedido ou reduzido os ferimentos que sofreram.

Estima-se que 90% dos ferimentos nos olhos podem ser impedidos com o uso de óculos de segurança apropriado. Este é nosso objetivo e, trabalhando junto, a OSHA, os empregadores, os trabalhadores, e as organizações da saúde podem fazê-lo acontecer.


Fonte: Fact Sheet No. OSHA 93-03 - The Occupational Safety and Health Administration (OSHA)


Vídeo


Marcadores: , ,

posted by ACCA@10:49 PM