Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, outubro 23, 2008

Piloto embriagado é detido no aeroporto de Heathrow


O comandante da aeronave da United Airlines esperava voar com passageiros de Londres a São Francisco

No domingo, 19 de outubro de 2008, um piloto suspeito de estar embriagado foi detido a bordo de um jato de passageiros no aeroporto de Heathrow, Londres, momento antes de decolar com centenas de passageiros com destino a São Francisco, Estados Unidos, confirmou os policiais.

O piloto de 44 anos fez o teste do bafômetro, em seguida, foi escoltado por agentes em um dos terminais.

Uma fonte policial disse que o homem foi detido sob suspeita de "realizar uma função de aviação, excedendo o limite prescrito de álcool".
O limite legal para os pilotos é de nove microgramas de álcool em 100 ml de ar. Isso é quase quatro vezes mais rígida do que o limite de bebida de 35mcg em 100 ml de ar para motorista.

Um dos passageiros disse " que não conseguia acreditar no que via. O piloto foi arrastado pra fora do avião! Não sabíamos o que estava acontecendo”!
O comandante da United Airlines foi detido após informação do pessoal de terra. Ele pagou fiança para retornar à delegacia de Heathrow em 16 de janeiro de 2009.

Numa declaração, a United Airlines, afirmou:
A empresa tem uma política para controle de álcool que está entre as mais rigorosas na indústria e não temos nenhuma tolerância para o abuso ou violação desta política estabelecida.
Segurança é a nossa primeira prioridade e o piloto foi retirado de serviço, enquanto estamos cooperando com as autoridades na investigação
.

Fonte: The Guardian - October 20 2008


Comentário
Apertem os cintos, o piloto sumiu. Imagine-se nesta situação: você está sentado, relaxando, preparando para o vôo, quando de repente vê o piloto sendo retirado à força da cabine, com suspeita de embriaguez. A chance de você entrar em pânico é grande, não é? Já temos os pilotos em terra embriagados, dirigindo carros, caminhões e ônibus e causando desastres e mortes e só faltavam os pilotos de aeronaves pilotando no espaço aéreo, o que eles poderiam aprontar, só Deus sabe?

Um estudo realizado em simuladores de vôo nos EUA mostrou que mesmo baixos níveis de consumo de álcool envolvem prejuízos no desempenho, qualidade e segurança;
■ Após 10 minutos da ingestão de pequena quantidade de álcool 10% dos pilotos já não conseguiam desempenhar atividades de modo correto
■ Com uma concentração um pouco maior, 89% já não conseguiam
■ Quatorze horas depois, 68% ainda não conseguiam

Segundo a Organização Internacional do trabalho (OIT) as conseqüências do uso do álcool provocam;
■ Absenteísmo 2 a 3 vezes maior entre usuários de drogas
■ Dependentes utilizam 3 a 5 vezes mais os serviços de saúde
■ 20 a 30% dos acidentes de trabalho têm relação com intoxicação por drogas
■ Diminuição da produtividade

O relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta as conseqüências do uso do álcool na vida profissional dos brasileiros;
■ No Brasil, o álcool é responsável por 50 % das faltas ao trabalho
■ e provocou 339 mil acidentes de trabalho que ocorreram no País em 2002.

Os profissionais mais suscetíveis à dependência alcoólica, segundo o relatório, são;
■ trabalhadores em fundições,
■ cozinheiros,
■ profissionais do ramo de bares e restaurantes e
■ os que atuam na construção civil.

Marcadores: , , ,

posted by ACCA@10:41 AM