Mega-desastre: Ruptura de tanque de melaço em Boston
O Desastre de Melaço em Boston, também conhecido como o
Grande Dilúvio de Melaço e a Grande Tragédia de Melaço de Boston, ocorreu em 15 de janeiro de 1919, no bairro de North
End em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos. A ruptura do tanque de
armazenamento de melaço despejou todo
o melado, que correu como se fosse uma
onda pelas ruas da cidade, destruindo tudo,
numa velocidade de 56 km/h, matando 21 pessoas e ferindo 150 O evento
entrou para a história local, e durante muitas décadas, os moradores alegaram
que em dias quentes de verão, a área ainda cheirava melaço.
DESASTRE
O desastre ocorreu na instalação Purity Distilling Company
em 15 de janeiro de 1919. A temperatura
subiu acima de 4,4 ° C, rapidamente, em relação às temperaturas frias dos dias
anteriores. Na época, o melaço era
o adoçante padrão nos Estados Unidos.
O melaço também pode ser fermentado para produzir cachaça e
etanol, o ingrediente ativo em outras bebidas alcoólicas e um componente-chave
na fabricação de munições. O melaço armazenado estava aguardando transferência
para a fábrica situada entre Willow Street e que hoje é chamada de Evereteze Way, em Cambridge.
Por volta das 12h 30min, o tanque de melaço de 15 m de altura e 27 m de diâmetro e contendo 8,7 milhões de
melaço entrou em colapso. Testemunhas afirmaram que durante o colapso, houve um
estrondo alto, como se fosse uma sequencia de tiros de metralhadora e o chão
tremeu como se tivesse passando um trem.
O colapso do tanque desencadeou uma onda de melaço de 7,6 m de altura em seu pico, deslocando a
uma velocidade de 56 km / h. A onda de
melaço tinha força suficiente para danificar as vigas da estrutura do elevado
da ferrovia situada à avenida Atlantic, deslocando um vagão de
trem. Os edifícios próximos foram deslocados de seus alicerces e destruídos.
Vários edifícios foram inundados com uma camada de 60 a 90 cm de melaço.
Jornalista do Boston Post disse: Que o melaço, na altura da
cintura, cobriu a rua e girava como turbilhão e borbulhava sobre os destroços
... Aqui e ali era impossível de dizer
se era animal ou ser humano que lutava.
Era uma massa pegajosa, quanto mais lutava, mais profunda era a massa envolta
na pessoa ou no animal.
O jornal Boston Globe
disse que as pessoas "foram apanhados por uma corrente de ar e
lançadas.." Outros tinham detritos arremessados contra eles a partir do
movimento do ar com cheiro doce. Um caminhão foi jogado no porto de Boston.
Cerca de 150 pessoas ficaram feridas; 21 pessoas e vários cavalos morreram,
alguns foram esmagados e afogados pelo melaço.
Os feridos incluíram pessoas, cavalos e cães.
CONSEQUÊNCIA
Detalhe da área de inundação de melaço.
1. Tanque de melaço
2 Corpo de Bombeiros (danos pesados)
3.Departamento de Obras Públicas e Delegacia
4. Escritórios da fábrica (arrasada)
5. Edifício- Terraço
Copps Hill
6 Concessionária de gás e luz Boston (danificado)
7 Armazém da fábrica (danos leves)
8 Área residencial (danos leves)
SOCORRO
Os primeiros que vieram em auxílio foram os 116 cadetes, sob o comando do
capitão-tenente HJ Copeland do navio de
treinamento do USS Nantucket, da Escola Náutica de Massachusetts (que é agora a
Academia Marítima de Massachusetts), que estava atracado nas proximidades do
cais. Eles correram vários quarteirões em direção ao acidente. Eles isolaram a
área até a chegada da Polícia, Cruz Vermelha, do exército e da marinha para o resgate. Os feridos eram
tantos que os médicos improvisaram um ambulatório em um prédio vizinho.
A equipe de resgate encontrou dificuldade para caminhar no
melaço para ajudar as vítimas. Muitos dos mortos ficaram envoltos no melaço
endurecido, difícil para o reconhecimento. A busca por vítimas continuou por
quatro dias.
AÇÃO JUDICIAL
Os moradores entraram com um processo de ação coletiva, um
dos primeiros realizado em Massachusetts, contra United States Industrial
Alcohol Company(USIA), que comprou Purity Distilling em 1917.
Apesar das tentativas da empresa alegar que o tanque tinha
sido explodido por anarquistas ( porque uma parte do álcool produzido era para
ser utilizado na fabricação de munições). Após três anos de audiência,
a Corte considerou USIA responsável pelo acidente, condenando-a a pagar
US$ 600,000.00 em indenizações (pelo
menos US $ 10,7 milhões em 2012 dólares). Sobreviventes das vítimas fatais
receberam US $ 7, 000.00 por vítima
(cerca de US$ 125.000 dólares em 2012).
LIMPEZA
Equipes de limpeza usaram água salgada de um barco de
combate de incêndio para lavar o melaço à distância, e areia para tentar
absorvê-lo. O porto era marrom com melaço até o verão.
A limpeza nas áreas próximas levou semanas, com mais de 300
pessoas. A limpeza na Grande Boston e subúrbios demoraria um tempo
indefinidamente longo.
Equipes de resgate, equipes de limpeza, curiosos, turistas,
acompanharam o melaço pelas ruas e ajudaram a espalhá-lo nas plataformas de metrô, os assentos dentro
trens e bondes, em casas.
"Tudo o que um cidadão tocava era pegajoso”.
O proprietário não reconstruiu o tanque. A propriedade
tornou-se pátio de manobra da Boston
Elevated Railway (antecessora da Autoridade de Transporte de Massachusetts), e atualmente o local é um campo
de beisebol cidade.
CAUSAS
Vários fatores que ocorreram naquele dia e nos dias
anteriores podem ter contribuído para o
desastre.
O tanque foi montado inadequadamente e testado insuficientemente. Devido à
ocorrência de fermentação no interior do
tanque, a produção de dióxido de carbono aumentou a pressão interna. O
aumento da temperatura externa que
ocorreu ao longo do dia anterior também teria ajudado na elevação dessa
pressão. Os registros mostraram que a temperatura do ar aumentou de -17 a 5,0 °
C durante esse período. A falha ocorreu a partir da janela de inspeção perto da
base do tanque. É possível que a fissura da fadiga cresceu até o ponto de
criticalidade. A tensão de arco é maior perto da base de um tanque cilíndrico
cheio.
O tanque foi utilizado apenas oito vezes com capacidade
máxima, desde sua construção, colocando as paredes sob uma carga intermitente,
cíclica.
Um inquérito após o desastre revelou que Arthur Jell, que
supervisionou a construção, negligenciou na montagem do tanque;
■ O tanque não foi inspecionado adequadamente durante sua
construção.
■ O tanque não foi testado após sua construção e antes de
ser enchido com melaço.
■ O tanque tinha apresentado vazamento nas soldas entre as
placas de aço antes da sua ruptura.
Finalmente as deficiências estruturais que o tanque
apresentou, combinado com temperatura excepcionalmente quente contribuíram para
o desastre.
Fonte: Wikipedia -
16 July 2014
Comentário:
Desastres de tanques
de armazenagem ainda acontecem hoje em dia. Os tanques são muito frágeis. Uma
grande quantidade de qualquer líquido,
inflamável ou não, pode ser
perigoso, se liberado em grandes quantidades, devido a seu grande volume e massa.
Acidentes com tanque envolvem; corrosão, colapso,
transbordamento, sobrepressão, falha de revestimento, teste, etc.
O que você pode fazer
■ Se você observar vazamento, corrosão, ou qualquer outro
sinal de falha potencial em um tanque de armazenagem, relate-os imediatamente
para o responsável pela operação.
■ Certifique-se de que todo tanque novo, ou que tenha
retornado ao serviço após manutenção, ou após um período de inatividade, seja
adequadamente inspecionado e testado antes de receber produto.
■ Certifique-se das capacidades de operação dos tanques e
verifique duas vezes o nível antes de enchê-los. Fonte: Process Safety Beacon

1 Comments:
Li sobre o assunto num romance e fiquei horrorizada Nunca tinha lido nada sobre o desastre e fui checar lembrei de Mariana e Brumadinho. A irresponsabilidade se repete ao longo dos anos
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