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sábado, julho 20, 2024

COMO CRIAR UMA CULTURA DE SEGURANÇA EM SUA EMPRESA

 O que é uma cultura organizacional de segurança? Seriam os programas de proteção contra queda, as políticas específicas de segurança no trabalho? Não, muito mais do que isso. A cultura de segurança de uma empresa é a soma das mentalidades, posturas e comportamentos de todos os funcionários em relação à segurança no local de trabalho. Uma cultura de segurança positiva é absolutamente essencial para o sucesso de qualquer programa de segurança e saúde do trabalhador.

VEJA SETE DICAS ÚTEIS PARA CRIAR UMA CULTURA DE SEGURANÇA EM SUA EMPRESA:

1. NÃO É PRIORIDADE

Não classifique a segurança como uma “prioridade”; em vez disso, ela deve ser um dos valores fundamentais da organização. Prioridades de negócios podem mudar a cada trimestre, mas os valores de uma empresa estão sempre lá – e estarão novamente no ano seguinte. Insira a segurança nesses valores e ela precisará ser considerada em todos os departamentos e decisões importantes, sempre.

2. LIDERANÇA ATIVA

Com uma ênfase cada vez maior na responsabilidade social, muitas das maiores empresas do mundo estão focando em aprimorar seus sistemas de prevenção de acidentes e de proteção do trabalhador. O compromisso da liderança pode fazer muita diferença em atingir resultados sustentáveis na prevenção de acidentes. Os líderes devem partir da filosofia de que todo acidente pode ser evitado. O compromisso da liderança com o trabalho seguro é demonstrado através de ações visíveis, como sua participação direta e regular em treinamentos e atividades de segurança – além do estímulo constante à participação dos funcionários.

3. ENVOLVIMENTO DE TODOS

Os gestores devem estimular que os funcionários se envolvam diretamente no sistema de prevenção de acidentes, dando opiniões na criação e no funcionamento dos processos de segurança. Além disso, faça com que todos sejam responsáveis pela segurança e possam ser cobrados por isso, do presidente ao operário. Somente com esse tipo de engajamento a segurança pode ser integrada ao dia a dia da operação. Uma boa maneira de envolver o funcionário é inclui-lo em investigações de acidentes ou equipes de auditoria interna, por exemplo.

4. TREINAMENTO E RELATÓRIOS

Organizar treinamentos periódicos também é uma boa forma de engajar, e demonstra o compromisso da empresa com a segurança. E melhor: funcionários bem treinados também adotam com maior facilidade a cultura como um todo, pois conhecem mais a fundo os perigos e sabem como podem ajudar. Além disso, desenvolva um processo positivo de relatórios de segurança, premiando funcionários que relatam problemas ou riscos – assim eles se sentirão cada vez mais confortáveis para contribuir.

5. SIMPLIFIQUE OS PROCESSOS

Não tenha uma variedade de programas internos de segurança, um para cada tipo de atividade ou operação; reúna todas as regras de segurança num sistema único e integrado, para simplificar a gestão – e a compreensão por parte dos trabalhadores. Foque esse sistema em métricas de desempenho e ações que trabalhem para evitar os acidentes, e não para resolvê-los.

6. POSTURA RACIONAL

Adote uma postura racional e matemática quanto à segurança. Uma abordagem emocional (apelando à família ou à vida, por exemplo) não costuma funcionar por muito tempo, ou de forma consistente. Para realmente evitar acidentes, é preciso destrinchar dados, detalhes, números, configurações, definindo procedimentos eficientes para cada parte do processo. Busque resultados de prevenção, pois em segurança no trabalho, resultados significam reduzir acidentes e salvar vidas.

7. GUARDE ESTES PONTOS

Lembre-se das ações de maior atenção para manter uma cultura de segurança positiva e eficiente:

·  Planejar (estudo, equipamentos, estrutura, custos)

·  Organizar (dos procedimentos de segurança, da gestão, da supervisão técnica)

·  Liderar pelo exemplo (gestores agindo como se espera)

·  Inspecionar/investigar (de equipamentos e procedimentos para evitar acidentes)

·  Corrigir/instruir (corrigir o que está errado e instruir a todos)

·  Elogiar/divulgar (comportamentos exemplares)

·  Avaliar (analisar o programa, desenvolver soluções e continuar melhorando).

Organizações com uma cultura de segurança demonstram uma profunda preocupação com o bem-estar de seus funcionários e com a vida, e isso se reflete em todos os níveis e departamentos da empresa – e também na sociedade. Com uma cultura de segurança positiva, todos só têm a ganhar. Fonte: 3M - janeiro 08, 2018

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posted by ACCA@6:00 PM