AMEAÇA SILENCIOSA: POR QUE CARROS ELÉTRICOS ATINGEM MAIS PEDESTRES
Carros elétricos ou híbridos têm risco três vezes maior de atingirem pedestres do que veículos a combustão, segundo estudo realizado no Reino Unido.
A pesquisa, publicada no periódico
Journal of Epidemiology & Community Health nesta terça-feira (21), diz que
a explicação por trás disso é o fato de esses novos veículos serem mais
silenciosos.
Se você está considerando ter
um carro elétrico, lembre-se que é um novo tipo de veículo. Eles são muito mais
silenciosos que carros convencionais, e os pedestres aprenderam a caminhar por
ruas e avenidas ouvindo o tráfego. Então, condutores desses veículos precisam
ter cuidado extra.
Phil Edward, autor principal
do estudo e professor da London School of Hygiene & Tropical Medicine, em
entrevista ao The Guardian
Se por um lado os carros
elétricos e híbridos têm o apelo de poluir menos, o estudo menciona que há
desafios de "adequação" para reduzir danos no que diz respeito aos
pedestres.
COMO ESTUDO FOI FEITO E
RESULTADOS
Estudo analisou colisões em
áreas urbanas e rurais do Reino Unido que aconteceram entre 2013 e 2017 e
envolveram pedestres.
Em cenário urbano, o risco de
carros elétricos e híbridos atingirem pedestres foi três vezes maior, comparado
com veículos convencionais.
Em cenário rural, no entanto,
os carros com bateria não se mostraram "mais perigosos" que os a
combustão.
NÃO É SÓ A FALTA DE SOM
O levantamento cita outros
motivos para maior incidência de colisão de carros elétricos e híbridos com
pedestres, como:
·
condutores mais
jovens e menos experientes;
·
aceleração mais
rápida desses veículos;
·
carros elétricos
e híbridos são mais pesados que veículos a combustão.
RISCO MAIOR NÃO É NOVIDADE
Não é a primeira vez que a
relação entre carros elétricos e acidentes com pedestres é feita. Uma pesquisa
do Departamento de Transporte dos EUA, de 2017, constatou que esses veículos
ofereciam 20% mais risco a pedestres que carros convencionais; o risco
aumentava para 50% em manobras de baixa velocidade, como dar ré, virar ou parar
em um local rapidamente e depois retomar o fluxo.
Na Europa, carros precisam
emitir um ruído quando estão em baixa velocidade justamente para tentar alertar
pedestres.
Phil Edward, o autor
principal do estudo, diz que a ideia da pesquisa não é ser contra carros
elétricos e híbridos, mas um alerta para "reduzir perigos", dado que
eles são "o futuro" e "uma forma incrível de reduzir a poluição
do ar", segundo entrevista ao Los Angeles Times. Fonte: UOL em São Paulo - 22/05/2024
Marcadores: atropelamento, carro elétrico, colisão, segurança
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