TANQUE DE 3 TONELADAS CAI DE CAMINHÃO E ROLA POR RUA NO INTERIOR DE SP
Um tanque de quase três
toneladas se desprendeu da carroceria de um caminhão e saiu rolando pela
avenida João Francisco Leal, no bairro Jardim Promeca, em Várzea Paulista, no
interior de São Paulo, na tarde de segunda-feira (3).
Ninguém ficou ferido, mas
dois imóveis foram interditados.
O tanque, diz a Defesa Civil,
é utilizado para armazenar gás e, no momento do acidente, tinha apenas areia. O
equipamento pesa quase três toneladas e era levado para manutenção.
Ao rolar pela via, o tanque
quebrou um poste, bateu no muro de uma igreja e parou depois de atingir o muro
e a parede de uma casa no final da avenida. Os dois imóveis foram interditados.
Devido ao acidente, parte da via ficou sem energia elétrica, e a concessionária trabalhou durante a tarde para restabelecer o fornecimento. Fonte: Folha de São Paulo - 4.jul.2023
Comentário
SAIBA QUAL A MANEIRA CORRETA
DE FAZER A AMARRAÇÃO DE CARGAS
A amarração de carga é um
procedimento fundamental para reforçar a segurança e qualidade do transporte.
Sua principal função é garantir a fixação correta da carga na carroceria do
caminhão, evitando deslocamentos indevidos que podem avariar os produtos ou, no
pior dos casos, causar acidentes.
Na prática, a amarração nada
mais é do que o procedimento de fixação da carga à carroceria do caminhão,
mantendo-a estável e segura ao longo de toda a viagem.
Embora tenha um objetivo
simples, a execução dessa tarefa requer muita atenção e cuidado por parte de
motoristas e transportadoras, pois qualquer falha pode representar riscos à
segurança e à integridade das mercadorias.
Quando os devidos cuidados e
normas não são observados, a probabilidade de que a carga se movimente sobre a
carroceria aumenta bastante. Em razão disso, avarias em embalagens, tombamento
de produtos, desprendimento total da carga e até problemas mecânicos,
decorrentes da má distribuição do peso na carroceria, são possíveis.
A LEGISLAÇÃO APLICÁVEL À
AMARRAÇÃO DE CARGA
Existem normas específicas
para a execução correta do procedimento de amarração, as quais são obrigatórias
em todo o território nacional.
Recentemente, entrou em vigor
a Resolução nº 676/17, alterando a Resolução nº 552, do Contran e trazendo uma
série de mudanças importantes em relação à amarração de carga. Conhecer e
entender essas mudanças é primordial para um transporte seguro.
Veja a seguir o que mudou:
1-Proibição das cordas para
amarração: embora as cordas ainda possam ser utilizadas nos transportes, agora
elas só podem ser empregadas para fixar a lona que vai sobre a carga e não a
carga em si;
2-Definição dos pontos de
amarração: com a entrada em vigor da norma citada, fica proibida a fixação das
amarras em peças de madeira ou de metal que, por sua vez, estejam fixadas às
partes de madeira da carroceria;
3-Utilização de cintas
têxteis e cabos de aço: com a proibição do uso de cordas na fixação da carga,
passa a ser exigido o uso de cintas têxteis, cabos de aço e correntes que
apresentem uma resistência mínima correspondente ao dobro do peso da carga;
4-Equipamentos como barras de
contenção, malhas, trilhos e separadores de carga podem ser empregados como
dispositivos adicionais de segurança, não sendo itens obrigatórios;
5-A amarração de cargas
indivisíveis, como máquinas e grandes equipamentos, passam a requerer
amarrações especiais. Para esse tipo de transporte, a Resolução nº 552 prevê a
utilização mínima de quatro pontos de amarração, além da utilização de cintas
têxteis, cabos de aço, correntes ou a combinação desses itens para o
transporte;
6-Para o transporte de cargas
secas, como grãos, se o material preencher toda a carroceria, a amarração
deverá ser realizada externamente;
7-OS veículos que já estavam
em circulação tiveram até o dia 1º de janeiro de 2018 para se adaptarem às
regras. Ou seja, a Resolução em questão já está em vigor.
PRINCIPAIS TIPOS DE AMARRAÇÃO
Diferentemente do que muitos
podem acreditar, a amarração de carga não é feita de qualquer forma. Na
realidade, esse é um procedimento técnico, que deve ser adequadamente
realizado, observados diversas variáveis físicas, como tamanho, peso, volume e
formato da carga.
Na prática, existem
diferentes amarrações. Cada uma delas tem suas características e é mais indicada
para determinados tipos de carga. A seguir, conheça algumas delas:
FIXAÇÃO ENVOLVENTE (TIE-DOWN)
Nesse tipo de amarração,
aumenta-se o torque nos cabos e cintas, fazendo com que a carga seja forçada
contra o piso da carroceria. Dessa forma, o atrito do objeto com o piso aumenta
e ele fica mais resistente ao deslizamento
FIXAÇÃO DIRETA EM
CONTENEDORES ESPECÍFICOS
A carga é retida com a
própria estrutura da carroceria. É o que acontece com tanques e carrocerias
basculantes, por exemplo. Quando se diz que os contenedores são específicos, é
pelo fato de serem fabricados para atenderem a necessidades determinadas.
FIXAÇÃO DIRETA COM O USO DE
BLOQUEADORES
Essa é uma modalidade de
amarração bastante comum na prática. Nela, a fixação da carga é feita diretamente
na carroceria do veículo, seja no painel dianteiro ou traseiro, seja pelas
grades laterais.
FIXAÇÃO DIRETA COM
DISPOSITIVOS DE FIXAÇÃO
Esse o tipo de amarração fixa
a carga na estrutura do caminhão ou na sua carroceria a partir do uso de ganchos
fixados no chassi com cintas, cabos de aço, catracas ou outros dispositivos
semelhantes.
Esse tipo de amarração é
muito utilizado para a fixação de máquinas e blocos de materiais pesados. É
importante destacar que a carroceria do veículo precisa estar preparada para
esse tipo de amarração, já que os pontos de apoio precisam suportar uma alta
carga.
TRÊS CUIDADOS IMPORTANTES
Como dito, a amarração de
carga não está associada apenas à qualidade dos transportes, mas principalmente
à segurança dessa atividade. Assim, erros ou negligência no procedimento
representam sérios riscos à carga, ao motorista e aos demais condutores nas
rodovias.
Por essa razão, é essencial
agir preventivamente, adotando algumas medidas para tornar a amarração de carga
ainda mais segura. A seguir, listamos três dicas que podem ajudar.
1. CONHEÇA OS TIPOS DE
AMARRAÇÃO
O primeiro cuidado a se tomar
para fazer uma boa amarração de carga é conhecer bem os diferentes tipos
existentes. Esse é um ponto importante, já que um mesmo caminhão pode
transportar mercadorias com características diferentes de peso, tamanho e
fragilidade, por exemplo, exigindo amarrações específicas para cada situação.
Desse modo, motoristas e
empresas de transporte devem ter um bom domínio sobre as amarrações, afinal, é
responsabilidade deles garantir a segurança e a integridade da carga durante
todo o processo de transporte.
2. UTILIZE OS EQUIPAMENTOS
ADEQUADOS
A amarração de carga
realizada atualmente é bastante diferente daquela feita no passado. Hoje, tanto
as carrocerias dos caminhões quanto os equipamentos utilizados na amarração
estão mais modernos, conferindo agilidade e segurança ao processo.
Nesse sentido, outra dica é
sempre buscar equipamentos adequados para cada tipo de amarração. Aqui, é
importante que haja uma preocupação não apenas com a utilização de dispositivos
próprios — como cintas, ganchos, grampos etc. —, mas também com a procedência e
a qualidade deles.
3. ATENTE-SE AO MODELO DA
CARROCERIA
Além dos quesitos já citados,
é muito importante se atentar ao fato de que cada tipo de carroceria demandará
a fixação da carga de uma maneira diferente. Vale lembrar, por exemplo, que
existem carrocerias que não contam com fixadores laterais para ganchos ou não
apresentam a rigidez necessária para amarrar determinadas cargas. Nesses casos,
a fixação poderá ser feita diretamente no chassi, utilizando-se dos
equipamentos adequados.
A amarração de carga é um procedimento com implicações legais, diretamente ligado à segurança dos transportes. Nesse sentido, estar atendo às normas e cumpri-las com rigor é dever de motoristas e transportadoras. Fonte: WLM – 06/01/2020
Marcadores: acidente, transporte
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home