Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, fevereiro 19, 2023

TRABALHADORES FICAM GRAVEMENTE FERIDOS EM EXPLOSÃO NO SILO DA JBS DE XANXERÊ


Na tarde de quarta-feira (2/11/2022)), por volta das 17h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atendimento de ocorrência de explosão na fábrica de ração JBS Foods, localizada na rua José Alencar, no bairro Vista Alegre, em Xanxerê, próxima ao Cemitério Municipal.

VÍTIMAS

No local, duas vítimas foram socorridas em estado grave em decorrência de queimaduras, sendo necessário intervenção médica da equipe do Samu.

As vítimas eram trabalhadores que realizavam manutenção (solda em estruturas metálicas) no momento do acidente, no interior do espaço. Oito bombeiros atuaram na cena e houve necessidade de apagar pequenos focos de incêndio em virtude da pirólise de alguns materiais.

MORTES

Leandro faleceu na manhã de quinta-feira,(03/11) no hospital. Ele teve 90% do corpo queimado.

Na noite de quinta-feira, dia 3, o segundo trabalhador, Bruno,  faleceu. Ele estava internado em estado grave no Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, com diversas queimaduras pelo corpo.

CAUSA DA EXPLOSÃO

De acordo com os bombeiros, por ser um galpão de armazenamento de produtos cujos insumos contém quantidades significativas de farelo de grãos, a poeira gerada em sua movimentação (seja no transporte, processamento ou armazenagem) tende a gerar uma atmosfera saturada com partículas que, por se tratar de material orgânico e com grande superfície de contato, aumenta consideravelmente sua capacidade explosiva, ainda mais se tratando de um espaço confinado, onde há pouca ventilação.

O contato desse pó com uma fonte de ignição, chama da máquina de solda, por exemplo, é a principal probabilidade da causa do sinistro. Como houve comprometimento da estrutura, o local foi isolado para posterior averiguação. Fonte: TudoSobreXanxere-02/11/2022  

Artigos publicados

Soterramento

Medidas preventivas

Marcadores: ,

posted by ACCA@5:46 PM