Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, abril 16, 2022

FERRERO FECHA FÁBRICA DE CHOCOLATE NA BÉLGICA APÓS SURTO DE SALMONELA

O Grupo Ferrero, dono da marca Kinder, ordenou na sexta-feira (8 de abril) a suspensão das atividades da fábrica de Arlon, na Bélgica, por precaução, após o surgimento de casos de salmonela entre crianças em vários países da Europa.

A informação foi confirmada pelos representantes da empresa, que será reaberta depois que receber autorização das autoridades sanitárias, com as quais colabora desde o início do caso.

No entanto, um comunicado da Agência Belga de Segurança Alimentar (Afsca) informa que a licença de produção da fábrica foi suspensa porque a Ferrero não forneceu informações suficientes para a investigação.

RECOLHIMENTO DOS PRODUTOS: A pouco mais de uma semana da Páscoa, a fabricante italiana teve que interromper temporariamente a produção de chocolates da marca Kinder em uma fábrica da Bélgica, devido a mais de 100 casos de salmonela em vários países da Europa.

A agência ordenou o recolhimento de todos os produtos da indústria, independentemente do lote e da data de fabricação. Entre eles estão os Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi e bombons que foram fabricados em Arlon.

A fábrica de Arlon só poderá reabrir quando todas as regras e requisitos de segurança alimentar forem atendidos, informou a Afsca.

O ministro da Agricultora belga, disse que a decisão foi tomada para "esclarecer a situação".

FALHA NA COMUNICAÇÃO: A Ferrero reconheceu "que houve ineficiências internas que criaram atrasos nos recalls e no compartilhamento de informações. Isso teve impacto na celeridade e eficácia das investigações".

Segundo a empresa italiana, no entanto, a decisão não afeta os "ovos de Páscoa Kinder GranSorpresa" disponíveis no mercado italiano, em todos os formatos e características, porque são produzidos diretamente na Itália", onde "não há ligação entre o consumo de produtos Kinder e casos confirmados de salmonela".

CAUSA: A Ferrero anunciou a salmonela havia sido detectada na fábrica em 15 de dezembro de 2021. Ela foi encontrada em uma peneira na saída de dois tanques de matéria-prima e os produtos feitos a partir deles foram retidos. O filtro foi substituído e os controles sobre o trabalho em andamento e os produtos acabados foram aumentados, disse a Ferrero.

OCORRÊNCIA DOS CASOS: No início da semana de abril, o surgimento de casos de salmonela entre crianças na Inglaterra e na Irlanda do Norte fez com que o Grupo Ferrero retirasse os ovinhos de chocolate das prateleiras dos mercados de diversos países.

Por precaução, a empresa chegou a fazer um recall dos produtos na Bélgica, Alemanha, Suécia e França. Na Itália, a retirada foi de alguns lotes do Kinder Schoko-Bons

A fábrica na Bélgica responde por cerca de 7% de todos os produtos da marca Kinder fabricados no mundo anualmente. Segundo a Ferrero, os produtos fabricados em Arlon não foram distribuídos no Brasil.

COMUNICADO DA EMPRESA: A Ferrero lamentou "profundamente o que aconteceu" e reforçou que "este evento toca o coração dos princípios" em que acredita e, portanto, tomará "todas as medidas necessárias para preservar a plena confiança" de seus consumidores.

"Pedimos sinceras desculpas a todos os nossos consumidores e parceiros de negócios e agradecemos às autoridades de segurança alimentar por seus valiosos conselhos", concluiu.

RECOLHIMENTO DOS PRODUTOS: O grupo italiano começou a recolher produtos infantis em vários países europeus. Lotes afetados foram distribuídos em países como França, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Suécia e Holanda. Os produtos infantis também foram recolhidos nos EUA, em Israel, na Austrália e na Argentina, como forma de precaução.

Esta semana, a agência de saúde da União Europeia informou que está investigando, em conjunto com a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, dezenas de casos de salmonela relacionados ao consumo de chocolate em países da Europa. Posteriormente, os casos foram vinculados à fábrica de Arlon.

Segundo as autoridades, foram registrados ao menos 105 casos confirmados de salmonela e 29 casos suspeitos, a maioria deles em crianças com menos de dez anos.

NO BRASIL

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu em 14 de abril alerta, divulgado pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Infosan), sobre surto de Salmonella Typhimurium em chocolates da marca Kinder. De acordo com o aviso, o Brasil não está incluído na lista de países para os quais o produto foi distribuído.

Em nota, a agência informou na quinta-feira (14 de abril) que está monitorando as informações das autoridades na Europa sobre os casos de infecção pela Salmonella Typhimurium, associados ao consumo de chocolates da empresa Ferrero, fabricados na Bélgica e distribuídos para diferentes países.

“A Anvisa segue o monitoramento do caso junto à empresa e acompanha as informações veiculadas por outras autoridades internacionais”, destaca a nota.

MEDIDA PREVENTIVA: Como medida preventiva, a agência recomenda aos consumidores que tenham ou pretendam adquirir chocolates da marca Kinder, que verifiquem no rótulo os dados do fabricante do produto, especialmente de Arlon, na Belgium.

ANVISA PROÍBE IMPORTAÇÃO E VENDA DE CHOCOLATES KINDER DA BÉLGICA: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, na noite de quinta-feira (14), resolução que proíbe a comercialização, distribuição, importação e uso de produtos da marca Kinder no Brasil. Segundo a agência, a medida vale para todos os produtos Ferreiro fabricados na Bélgica.

“Embora o Brasil não esteja entre os países de destino dos produtos, conforme noticiado pela Anvisa, a Agência considerou prudente publicar a medida preventiva com o objetivo de informar à sociedade e de evitar que o produto seja consumido ou trazido de fora do país por pessoas físicas ou importadoras”, informou a Anvisa no documento. Fontes: Deutsche Welle - 08/04/202; Agência Brasil - 14/04/2022; Agência Brasil – 15/04/2022

OBSERVAÇÃO:

A salmonela é provocada por bactérias e é a maior responsável por casos de intoxicação alimentar em todo o mundo.  A salmonelose é uma doença bacteriana que atinge o intestino e pode causar gastroenterite. Diarreia, cólicas estomacais e, às vezes, vômitos e febre estão entre os sintomas que se manifestam entre 12 e 72 horas após a ingestão de uma dose com alimento infectado por salmonela. Os sintomas geralmente duram de quatro a sete dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento.

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:16 PM