Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, dezembro 31, 2019

PONTE HERCÍLIO LUZ É REABERTA APÓS QUASE 30 ANOS INTERDITADA

Fechada desde 1991, a mais antiga ligação entre o Continente e a Ilha de Santa Catarina foi reaberta na manhã de segunda-feira (30 de dezembro)
Primeira ligação entre o Continente e a Ilha e principal cartão-postal de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foi reaberta na manhã desta segunda-feira (30) depois de quase três décadas totalmente interditada.
Inicialmente, a ponte estará liberada apenas para pedestres e ciclistas. O tráfego de veículos vai começar no dia 13 de janeiro com linhas de transporte público. Já os carros particulares devem passar a usar a Hercílio Luz somente no segundo semestre de 2020, em um esquema que ainda está sendo planejado pela prefeitura de Florianópolis.

ANOS DE ESPERA E DESCONFIANÇA
Totalmente interrompido em julho de 1991 depois que técnicos constataram risco de colapso na estrutura, o tráfego na Ponte Hercílio permaneceu bloqueado por exatos 28 anos, cinco meses e 15 dias. Mas os primeiros sinais de desgaste começaram ainda na década de 80, levando à primeira interdição em 1982. Em 1988, a ponte foi liberada apenas para pedestres e ciclistas, voltando a ser completamente bloqueada três anos depois, em 1991.
Além de retomar a mais antiga ligação entre o Continente e a Ilha de Santa Catarina, a reabertura do cartão-postal nesta segunda-feira também põe fim a um sentimento de desconfiança de parte da população que não acreditava que o símbolo seria recuperado.

CUSTO DA RESTAURAÇÃO
As obras de restauração para a reabertura duraram 13 anos. Segundo o Portal da Transparência, os gastos desde 2006 vão chegar a R$ 480 milhões quando o contrato com a empresa atualmente responsável pela obra terminar, em 2020.

1926-Ponte foi a primeira ligação da ilha com o continente(Foto: Acervo dos Municípios Brasileiros)





CONSTRUÇÃO: PROPOSTA DE PONTE PÊNSIL
A proposta inicial tivesse dado certo, a Ponte Hercílio Luz não seria da forma como a conhecemos. A ideia era ser uma estrutura com viga treliçada, mas as dificuldades de financiamento fizeram com que o desenho fosse deixado de lado. No lugar, entrou a concepção de uma ponte pênsil com olhal, assinada pelo americano David Barnard Steinman. A estrutura seria instalada no Canal do Estreito, trecho que tem a menor distância entre a ilha e o continente.
O custo do projeto ajuda a explicar os problemas para financiá-lo. A obra custou mais de 14,4 milhões de contos de réis, dinheiro que saiu tanto dos cofres do estado quanto da União. Não há como cravar um número exato, mas em valores atuais, a ponte custaria em torno de R$ 1,7 trilhão, diz o professor Sérgio Murilo Petri, do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mas bancar a construção não era o único obstáculo para executar o projeto. O Brasil sequer produzia ferro fundido e aço em volume suficiente, o que fez com que o material da obra fosse importado dos Estados Unidos, por meio de navios. A construção começou em 14 de novembro de 1922, mas o canteiro de obras do lado continental só ficou pronto em fevereiro de 1923, com itens vindo da Dinamarca. A outra frente de trabalho ficava do lado insular.

"O material não era adequado, as condições também não eram adequadas. Não se tinha equipamento necessário. Nem a construção em si e nem o material", explica o engenheiro mecânico Berend Snoeijer, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). "Mas em termos de engenharia, foi um marco para a época", acrescenta.

A fundação da ponte foi concluída em 20 de julho de 1923, sendo necessários 14.350 m3 de concreto. Os pilares submersos receberam cimento especial resistente à corrosão da água salgada. Aos poucos, o projeto ia saindo do papel e a construção, tomando forma. 

PONTE EM NÚMEROS:
·    A estrutura tem 821 metros de extensão e a largura do vão central é de 15,92 m;
·    É formada pelos viadutos de acesso do Continente, com 222,5 metros, e da Ilha, com 259 m, e pelo vão central pênsil com extensão de 339,5 m;
·    A altura das torres principais é de 74,21 m;
·    A altura do vão pênsil em relação ao nível de maré média é de 30,86 m;
·    São 28 vãos sustentados por duas torres principais e 12 secundárias, sendo as principais com 74 m de altura.

INAUGURAÇÃO
Com 5 mil toneladas de aço ao longo de sua extensão, a Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 13 de maio de 1926, já no governo de Antônio Vicente Bulcão Vianna. A cidade tinha população de cerca de 40 mil pessoas. Havia poucos carros pelas ruas e o tráfego sobre a estrutura recém-aberta era, em sua maioria, com autobonde, veículos de tração animal e a pé.

PEDÁGIO
No início, cada pessoa que passasse pela ponte tinha que pagar pedágio, fosse a pé ou dentro do carro. Era cobrada ainda uma taxa adicional para quem estivesse carregando bagagens. O direito de passagem era retribuído por uma taxa, por conta do ressarcimento de investimentos, segundo o Governo do Estado. A cobrança foi suspensa em 1935.

AUMENTO DE CUSTOS E TRANSFORMAÇÃO CULTURAL
Após a abertura do tráfego sobre a estrutura pênsil, aponta  o historiador Reinaldo Lohn, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc),  houve uma elevação de custo de vida e uma agitação no mercado imobiliário.
"Os trabalhadores mais pobres não conseguiam bancar os gastos de viver nas regiões mais próximas da ponte, e uma alternativa para uma parcela grande da população passou a ser as encostas dos morros. Esse foi um processo que se intensificou muito a partir daquela época e que continuou nas seguintes", disse o historiador.
Além da importância econômica e social, para o historiador a ponte pênsil representa também o início de uma profunda transformação cultural na capital catarinense.
“Ela ajuda a criar um mercado para bens culturais que eram muito raros, favoreceu uma maior circulação de pessoas, aumentou a densidade urbana. Tudo isso propiciou uma circulação de ideias, revistas, jornais, circulação de pessoas. A ponte é a joia da coroa que simboliza tudo isso”, afirma Lohn.

CURIOSIDADES SOBRE A PONTE HERCÍLIO LUZ

1. INAUGURAÇÃO SUSPENSA
A inauguração da Ponte Hercílio Luz foi no dia 13 de maio de 1926, no entanto a estrutura já estava pronta desde janeiro daquele ano. Num primeiro momento ela não foi aberta, pois faltavam as obras de acesso à passarela, que foram concluídas em fevereiro. Após a estrutura e as cabeceiras da ponte ficarem prontas, o governo ainda postergou a data de entrega para contratar uma empresa para fazer a vistoria e atestar que a ponte estava em condições de entrar em funcionamento.

2. IRMÃS GÊMEAS
Além da Hercílio Luz, existiam apenas outras duas pontes do mesmo modelo no mundo, ambas nos Estados Unidos. A Silver Bridge que desabou em 1967 causando a morte de 46 pessoas, e a Fort Steuben Bridge que foi demolida em 2012 após apresentar problemas estruturais.

3. PEDÁGIO
Por quase dez anos foi cobrado um pedágio para se passar sobre a ponte. A cobrança existiu até 1935.

4. O HERCÍLIO LUZ
Hercílio Pedro da Luz, político e engenheiro que dá nome ao cartão-postal, foi quem assinou o contrato para a construção da estrutura que faria a primeira ligação entre a Ilha e o Continente. Na época em que a ponte começou ser construída ele era governador do Estado de Santa Catarina. Hercílio Luz não viu a ponte ser finalizada, morreu dois anos antes da inauguração, em 1924.

5. O NOME DA PONTE
Num primeiro momento a ponte se chamaria Ponte da Independência. Foi só após a morte de Hercílio Luz que o cartão-postal recebeu o nome em sua homenagem.

6. PONTE IMPORTADA
O projeto é de autoria de dois engenheiros norte-americanos e todo o material nela empregado foi trazido dos Estados Unidos. O valor gasto na construção da estrutura até 1926 foi de aproximadamente cinco milhões de dólares. Para conseguir pagar, o governo de SC fez empréstimos junto a bancos estrangeiros, que só terminaram de ser pagos em 1978, mais de 50 anos após a inauguração da ponte.

7. TAMANHO
Com 821 metros de extensão, a Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Sua estrutura é composta por 28 vãos no total, 2 torres principais e 12 torres secundárias. A altura das torres principais é de 74 metros e o vão pênsil fica aproximadamente 30 metros acima do nível do mar. Toda a estrutura da ponte pesa cerca de cinco mil toneladas. A Hercílio Luz é também a única ponte pênsil do mundo sustentada por barras de olhal.

8. AS INTERDIÇÕES
No dia 22 de janeiro de 1982 a ponte foi interditada pela primeira vez. Em 15 de março de 1988 a estrutura foi reaberta apenas para o tráfego de pedestres, motocicletas e veículos de tração animal. A ponte foi fechada definitivamente em julho de 1991. Todas as interdições foram motivadas por problemas na estrutura.

9. A REFORMA
No final de 2005 foi lançado o edital para a reforma da Ponte Hercílio Luz e as obras iniciaram em 2006. Inicialmente o prazo máximo para a entrega da restauração era 13 de maio de 2012, quando a ponte completasse 86 anos. O valor gasto nas obras de reforma ultrapassam os 600 milhões de reais.
Enquanto sua construção levou apenas 3 anos e 6 meses, a restauração da estrutura já dura mais de 13 anos.

DADOS CRONOLÓGICOS
·    14 de novembro de 1922 – Início das obras da ponte
·    20 de outubro de 1924 – Morte do governador Hercílio Luz. Fator determinante para que o nome da ponte levasse seu nome. A ponte seria chamada de Ponte da Independência.
·    13 de maio de 1926 – Inauguração  da ponte no governo de Antônio Vicente Bulcão   Vianna.
·    15 de outubro de 1935 – Fim do pedágio cobrado de quem trafegava pela ponte.
·    22 de janeiro de 1982 – Interdição total da ponte por causa da deterioração das barras de olhal.
·    15 de março de 1988 – Ponte é reaberta, mas somente para pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal
·    4 de julho de 1991 – interdição total e retirada do piso asfáltico do vão central da ponte, deixando-a 400 t mais leve.
·    24 de março de 2005 – Apresentação do projeto de recuperação da ponte
·    17 de fevereiro de 2006 – Início da obra com previsão de término para agosto de 2008           
·    28 de agosto de 2014 – Governo do Estado rompe contrato por causa dos atrasos da obra.
·    10 de fevereiro de 2015 – Nova empresa é contratada para terminar as quatro torres de sustentação
·    02 de outubro de 2015 – Assinado contrato para fazer as treliças sobre as quatro torres de sustentação que seguram o vao central durante os trabalhos
·    10 de março de 2016 – Empreiteira é contratada para terminar a restauracao, atual contrato em vigor.
·    30 de dezembro de 2019- Reabertura da ponte. Conclusao total da obra está marcada para 20 de março de 2020.
Fontes: NSC-19/12/2019 ; NSC-30/12/2019 e G1 SC-30/12/2019 

Marcadores: ,

posted by ACCA@6:01 PM