Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, agosto 22, 2019

Funcionário morre ao fazer manutenção dentro de máquina em fábrica de cervejas

Um funcionário morreu em um acidente de trabalho depois que uma máquina foi ligada enquanto ele estava dentro do aparelho em uma fábrica de cervejas, em Itu (SP), na tarde de sábado (17).

De acordo com a polícia, o mecânico entrou na máquina para trocar uma peça e fazer a manutenção do aparelho, que faz a lavagem das garrafas.
Outro funcionário, segundo a polícia, não viu o homem e acionou a máquina. A vítima foi esmagada. José Antônio Pio Botelho, de 54 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Em nota, o Grupo Heineken confirmou o acidente envolvendo um funcionário terceirizado que prestava serviço na unidade de Itu.
O Grupo Heineken confirmou, em nota, o acidente envolvendo um funcionário terceirizado que prestava serviço na unidade de Itu. A empresa informou que lamenta o ocorrido e que está concentrada no acompanhamento das ações adotadas pela empresa contratada, visando total apoio aos familiares. Fonte: Por G1 Sorocaba e Jundiaí-18/08/2019

Artigo publicado

Comentário: 
Comentário: O que diz a NR-12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

A manutenção, inspeção, reparos, limpeza, ajuste e outras intervenções que se fizerem necessárias devem ser executadas por profissionais capacitados, qualificados ou legalmente habilitados, formalmente autorizados pelo empregador, com as máquinas e equipamentos parados e adoção dos seguintes procedimentos:
a) isolamento e descarga de todas as fontes de energia das máquinas e equipamentos, de modo visível ou facilmente identificável por meio dos dispositivos de comando;
b) bloqueio mecânico e elétrico na posição “desligado” ou “fechado” de todos os dispositivos de corte de fontes de energia, a fim de impedir a reenergização, e sinalização com cartão ou etiqueta de bloqueio contendo o horário e a data do bloqueio, o motivo da manutenção e o nome do responsável;
c) medidas que garantam que à jusante dos pontos de corte de energia não exista possibilidade de gerar risco de acidentes;
d) medidas adicionais de segurança, quando for realizada manutenção, inspeção e reparos de equipamentos ou máquinas sustentados somente por sistemas hidráulicos e pneumáticos; e
e) sistemas de retenção com trava mecânica, para evitar o movimento de retorno acidental de partes basculadas ou articuladas abertas das máquinas e equipamentos.

SINALIZAÇÃO.
As máquinas e equipamentos, bem como as instalações em que se encontram, devem possuir sinalização de segurança para advertir os trabalhadores e terceiros sobre os riscos a que estão expostos, as instruções de operação e manutenção e outras informações necessárias para garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores.
1.A sinalização de segurança compreende a utilização de cores, símbolos, inscrições, sinais luminosos ou sonoros, entre outras formas de comunicação de mesma eficácia.
2.A sinalização, inclusive cores, das máquinas e equipamentos utilizadas nos setores alimentícios, médico e farmacêutico deve respeitar a legislação sanitária vigente, sem prejuízo da segurança e saúde dos trabalhadores ou terceiros.
3.A sinalização de segurança deve ser adotada em todas as fases de utilização e vida útil das máquinas e equipamentos.
A sinalização de segurança deve:
a) ficar destacada na máquina ou equipamento;
b) ficar em localização claramente visível; e
c) ser de fácil compreensão.

BLOQUEIO E SINALIZAÇÃO DE ENERGIAS PERIGOSAS

Objetivos Gerais
O LOTO – lockout & tagout – ou Bloqueio e Sinalização de Energias Perigosas, tem o objetivo de conscientizar trabalhadores com respeito à sistematização da segurança e reduzir expressivamente riscos de acidente com traumas de extremidades e morte, durante tarefas como manutenção, setup e limpeza operativa.

FUNDAMENTOS
Baseadas nas normas OSHA 1910.147, NR10, NR20, NR33 e NR12, o LOTO – lockout & tagout, é uma sistemática que garante o bloqueio (lockout), de energias ou produtos no momento em que o trabalhador estiver em situação de risco, e ainda identifica uma operação (tagout), através do uso de etiquetas padronizadas, alertando para o perigo de se operar o equipamento e quem é o responsável pela interdição. Para que qualquer processo operacional esteja em conformidade com as normas que regulamentam os princípios do LOTO, é necessário a implementação de uma estrutura fundamental de treinamentos, procedimentos, gerenciamento, dispositivos de bloqueio e condições físicas apropriadas para uso de LOTO.

O QUE É LOCKOUT ?
A palavra inglesa “lockout” pode ser traduzida como “travamento”. Assim, esse processo pode ser entendido como uma forma de barrar ou impedir a exposição de trabalhadores à energias perigosas, evitando uma situação de risco.

O QUE É TAGOUT ?
A palavra “tag” de “tagout” pode ser traduzida como “etiqueta”. Portanto, assim como as etiquetas sinalizam informações relevantes, essa palavra denota o intuito de notificar o trabalhador sobre os perigos aos quais ele pode estar exposto.

Por consistir em dispositivos de aviso, pictogramas ou sinais, o Tagout não fornece a restrição física de uma trava e pode evocar uma falsa sensação de segurança. No entanto, essa técnica é indispensável para a educação e para alertar o trabalhador — ela também complementa o cumprimento dos objetivos do Lockout.

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:19 AM