Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, fevereiro 19, 2019

Lembrança:Tragédia em clube noturno de Chicago

O exterior do restaurante e do Clube Noturno Epitome
O acidente ocorreu por volta das duas horas da madrugada de segunda-feira, 17 de junho de 2002, (5 horas de Brasília) quando cerca 400 pessoas estavam no Epitome Night Club - um clube da zona sul da cidade de Chicago, num edifício de dois andares que reúne restaurante (térreo) e clube noturno (andar superior)  e é freqüentado principalmente pela comunidade negra.

CAUSA: CONTROVÉRSIA
■Segundo a versão de testemunhas, uma briga entre três mulheres teria sido o estopim da confusão. E para acabar com o tumulto, seguranças da casa teriam usado spray de pimenta e/ou Mace (spray de defesa pessoal). Na ânsia de escapar do local, as pessoas se esmagaram contra a porta que estaria trancada na hora do incidente.
■O clube estava tão lotado, que ninguém podia dançar direito. Segurar ainda um drinque e ficar sem levar  acotovelada era uma façanha. Então, vários rapazes na pista de dança trocaram insultos . Os  seguranças deslocaram para o local para separar a confusão e alguém disparou o spray  de pimenta e gerando pânico entre os freqüentadores, que procuraram fugir.
■•Segundo a versão de testemunhas, uma briga entre três mulheres teria sido o estopim da confusão. Um dos 12 seguranças da Epitome, disse que o local estava tão cheio que seus colegas tiveram problemas para chegar ao local da briga, próximo da pista de dança. "Vários homens que pareciam bêbados estavam em círculo incentivando a briga, e um dos nossos homens foi derrubado. Foi aí que alguém pegou um aerossol e começou a espalhar spray de pimenta na multidão."

TESTEMUNHAS: PÂNICO
A multidão  tentando sair do clube.
■“Parece que o distúrbio conduziu para um caos coletivo, onde as pessoas rumaram em  direção a porta. A maioria de das fatalidades parece que foi por esmagamento ou por  sufocação,’’ disse o policial Ozzie Rodrigues.
■Reggie Clark, uma das freqüentadoras da Casa Noturna, disse que "todo mundo se assustou, as pessoas choravam, ninguém conseguia respirar".
■Outra testemunha disse; Eles viram vítimas com rostos esmagados e pernas quebradas, uma mulher grávida que estava passando mal e outros pedindo  água, ar e gelo. As pessoas estavam tão empilhadas, como se fosse sardinha no piso , ainda quatro ou cinco outras pessoas tentaram remover os corpos e não conseguiram sair.
■As testemunhas disseram centenas de pessoas aterrorizadas rumaram em direção a porta. Ouviam os gritos que o incidente era um ataque terrorista. Alguns deles contaram a CNN News, que as pessoas gritaram "gás venenoso." Lakeshia Blackwell, 20, ouviu alguém dizer, "apostarei que é Bin Laden."  Quando algumas pessoas começaram a vomitar ou desmaiarem, aparentemente do gás, a   multidão começou a empurrar para descer a escadaria, único acesso principal  para fora.
 
CORPO DE BOMBEIROS E SOCORRISTAS
Às 2h 24min da manhã, o Corpo de Bombeiros de Chicago recebeu chamado de emergência.,  para atender uma mulher grávida no clube. Os bombeiros e para-médicos  ajudaram a mulher grávida  no restaurante que estava vazio, no térreo e eles ouviram barulho no andar superior. Olharam para cima, viu as pessoas descendo rapidamente a escada  e chamando ajuda.

Chegando minutos mais tarde, o comandante da operação dos bombeiros Joseph Gloude, que olhou para a escadaria, era um horror. Viu corpos, empilhando num entrelaçamento nauseante  de braços e pernas inutilmente torcidos juntos  num monte de 1,80 m de extensão. "Lembrou-me das fotos que você poderia ver dos campos de concentração, como eles  eliminavam os corpos," disse Gloude . Cerca  200 pessoas estavam espremidas na escadaria, tentando sair do clube.

"Havia choros e gritos das pessoas na escadaria. As pessoas que ficaram no meio e no fundo estavam esmagadas," disse Gloude. Os bombeiros lutaram para  remover as pessoas do fundo da pilha, mas os corpos não se mexiam. Os socorristas subiram a escada por uma rota alternativa  e retiraram as vítimas espremidas no topo da escada. Levaram cerca de uma hora e meia.

SAÍDAS BLOQUEADAS
■Os bombeiros atenderam a emergência,  na Casa Noturna, no segundo piso do restaurante  Epítome, na avenida Michigan no 2347 S. No local encontraram  várias portas trancadas ou bloqueadas e utilizaram marretas e pés de cabra para arrombar algumas portas, de modo que as pessoas pudessem ser salvas, disse o comandante dos bombeiros, James Joyce..
■“Encontramos  portas trancadas. Encontramos portas bloqueadas por mercadorias e em alguns casos  com  sacos de lavanderia. Essas são infrações do código de incêndio ,”  disse Joyce, comandante dos bombeiros. A maioria de das mortes parece que ocorreu em frente à escadaria principal do Night Clube e eram devido à parada cardíaca, disse o comandante dos bombeiros . Ele afirmou com as portas trancadas ao redor do edifício foi "fator determinante " nas mortes e feridos. "É uma tendência natural para as pessoas tentarem sair pelo caminho que eles entraram," ele disse.
■"Havia pessoas que tentavam sair e não podia sair,” disse, James Joyce. “Não podemos explicar como o gerente ou o proprietário permitiram isso. Entendemos que eles têm alguns procedimentos rígidos de segurança, mas não podemos permitir isso nas saídas de emergência”. 
■A escadaria tinha 1,20 m de largura

1-Escadas localizadas no fundo do clube noturno, estavam bloqueadas
2-Escada principal de entrada. A maioria das mortes ocorreu no corredor e patamar, atropelo, esmagamento, devido à porta que estava trancada.
2o piso – Clube Noturno Epitome
Térreo -  Restaurante

VÍTIMAS
Pelo menos 21 pessoas foram mortas, 53 foram levadas aos hospitais e um número incontável foi procurar tratamento médico por conta própria.

PROPRIETÁRIOS DA CASA NOTURNA SERÃO PROCESSADOS EM CHICAGO
Os proprietários do Epitome Night Clube, de Chicago, serão processados criminalmente pelas mortes. Eles desobedeceram à ordem judicial que proibia o uso do segundo andar do clube.

CONTROVÉRSIAS NO FECHAMENTO DO NIGHT CLUBE
O clube tem  um “histórico de infrações de código,” de acordo com o porta voz Kristen Lobbins Cabanban do departamento de obras.  “Havia infrações do código relativo às saídas. Quantas, eu não sei com certeza. Mas eles foram citados por falta de saídas suficientes,” ela disse.

A última inspeção ocorreu no último verão, quando havia uma “ordem judicial expedida pelo juiz Lynch a ser cumprida ,” disse Lobbins Cabanban . Ela não sabia explicar o motivo pelo qual o  clube continuou  em funcionamento.

“Eu não entendo como eles podem escapar das conseqüências disso,” disse Bernad  Stone, presidente do Conselho do Comitê de Obras da cidade. “Se você tem uma ordem judicial para corrigir ou fechar, eles deveriam ter fechado. Se a ordem foi emitida último verão e eles deixaram passar, isso é indesculpável”.

O superintendente da policia, Terry Hillard disse, que a polícia investigou 80 incidentes que supostamente ocorreram no interior e ao redor do clube desde 2000 - “de uma simples agressão a tumultos”.

NOVAS SANÇÕES
O juiz Daniel Lynch, determinou que a prefeitura deve mostra mais evidencias para justificar as sanções (prisão dos responsáveis).
A prefeitura reivindicou a ordem judicial do ultimo julho que proibiu o funcionamento do clube no segundo piso do edifício, o local do tumulto de segunda-feira.
Os advogados do clube disseram que o problema discutido na ordem judicial do “segundo piso" refere-se a uma área denominada, setor VIP (skybox)  , no interior do clube e não  o segundo piso do edifício.
As autoridades da prefeitura não disseram imediatamente quais os procedimentos que  tomariam sobre a decisão do juiz. As autoridades da prefeitura pediram suspensão temporária, para fechar o clube e os responsáveis pelo clube concordaram  em fechar o clube e bem como o restaurante. O juiz Daniel Lynch aprovou o acordo.

TUMULTOS EM CONCERTOS, EVENTOS ESPORTIVOS E RELIGIOSOS QUE MATAM CENTENAS DE PESSOAS TODOS OS ANOS

LOCAIS DOS CONCERTOS

3 de dezembro de 1979 – Cincinatti, USA, 11 mortes, pisoteamento e esmagamento para entrar no concerto do conjunto The Who

29 de agosto de 1980 – Maeru, Lesotho, África do Sul, 20 pessoas morreram no tumulto quando a policia jogou gás lacrimogênio na multidão que tentava forçar o caminho para o concerto de Steve Kekana

30 de setembro de 1987 -  cidade do México, 4 pessoas morreram, quando 25.000 pessoas estava esperando a execução do conjunto Timbiriche, Flans e Fresas, foram empurradas  na área do concerto.

19 de dezembro de 1987 – Nashville, Tennessee, USA, duas garotas morreram no tumulto, durante o show publico do conjunto Enemy

18 de Janeiro de 1991 – Salt lake City, USA, três garotas foram mortas, quando a multidão correu  para ocupar os lugares , durante o show do conjunto AC-DC.

28 de dezembro de 1991 – Nova Iorque, USA,  8 pessoas morreram sufocadas, quando a multidão tentava entrar no Ginásio da Universidade de Nova Iorque, para uma partida beneficente de basquetebol.

30 de maio de 1999 – Minsk, Belarus,  Rússia, 53 pessoas morreram quando a multidão fugia de uma tempestade e tumulto em festival de cerveja numa passagem subterrânea      

1 de Julho de 2000 – Copenhague, Dinamarca, 8 pessoas morreram em tumulto de fãs para alcançar o cantor  Pearl Jam em concerto ao ar livre.

17 de Fevereiro de 2003 –  Chicago, USA, pelo menos 21 pessoas morreram em Night Clube, quando pessoas rumaram para as saídas, que estavam bloqueadas, depois que alguém utilizou cassetete ou spray de pimenta.

ESTÁDIOS DE FUTEBOL

23 de Junho de 1968 – Buenos Aires, Argentina;  74 mortes, quando os torcedores tentaram sair do estádio pela saída que estava fechada e houve tumulto.

12 de Marco de 1988 – Katmandu, Nepal; pelo menos 95 mortes e mais de 100 feridos quando os torcedores fugiram de uma tempestade de granizo, desordenadamente e encontraram as saídas do estádio fechadas.

15 de abril de 1989 – Sheffield, Inglaterra; 95 mortes provocadas por pisoteamento e  corre corre, quando a policia abriu os portões para partida de futebol


16 de Junho de 1996 – Lusaka, Zâmbia, África; 9 torcedores foram mortos  e 78 outros feridos durante tumulto.

11 de abril de 2001 – Johannesburg, África do Sul; 43 pessoas morreram e 155 feridas quando os torcedores provocaram empurra-empurra no estádio superlotado.

ATOS RELIGIOSOS

2 de Julho de 1990 – Meca, Arábia Saudita; 1.426 peregrinos morreram em tumulto, no principal túnel para pedestres, para os locais sagrados

23 de maio de 1994 – Meca, Arábia Saudita, 270 mortes em tumulto, entre multidão de devotos, durante apedrejamento em ritual satânico

9 de abril de 1998 – Mina, Arábia Saudita; cerca de 180 pessoas morreram pisoteadas, quando houve pânico , quando uma ponte cedeu com vários peregrinos

5 de marco de 2001 – Mina, Arábia Saudita;  35 pessoas morreram em tumulto, durante apedrejamento de um ritual satânico

31 de marco de 2001 -  Multan, Paquistão, 30 pessoas morreram, quando foram prensados por uma multidão de devotos portões de entrada de um ritual religioso (shrine)

11 de fevereiro de 2003 – Mina, Arábia Saudita, 14 peregrinos maometanos  morreram pisoteados em um ritual  no final de uma peregrinação

OUTRAS TRAGÉDIAS

4 de dezembro de 1999, Viena, Áustria; 5 pessoas morreram pisoteadas durante tumulto entre espectadores, durante um evento de snowboarding.

1 de dezembro de 2001 – Gaibandha, Bangladesh; pelo menos 31 pessoas morreram pisoteadas, durante a distribuição de donativos de roupas

21 de Julho de 2001 – Akashi, Japão; 11 pessoas foram pisoteadas, quando jovens iniciaram uma confusão  na multidão, em um festival de fogos de artifícios , provocando tumulto.

Fonte: Chicago Sun Times – February 17/18/19, 2003, The Chicago Tribune – February 17/18, 2003, CNN News – February 19, 2003

Comentário:
Nota-se que no tumulto do clube noturno Epitome Night Club, Chicago, USA, as deficiências observadas na segurança não foges dos padrões observados em outros incêndios/tumultos ocorridos em outras partes do mundo.

O paradigma das deficiências que resultaram no incidente foram:

1 - Proteção ativa: procedimento de emergência inadequada, a segurança não estava preparada para controlar tumulto ou briga.
2 - Na segurança passiva: análise do projeto (novo ou adaptação de uma edificação com suas deficiências estruturais, obsoletismo) e corredores de circulação estreitos
3 - Excesso de lotação
4 - Deficiência de fiscalização e aprovação de projetos pelos órgãos envolvidos (municipais, estaduais e Corpo de Bombeiros)
5 - Falta de coordenação dos órgãos envolvidos para aprovação do projeto

A tragédia do clube noturno Epítome, lembra da tragédia da discoteca Utopia, Lima, Peru e da  Casa Noturna em Minas Gerais, quanto às deficiências . Parece reprise:
1.Corredores estreitos e o pessoal da segurança não estavam preparados para lidar com situação de emergência e tumulto. 
2.Desobediência para fechamento do clube (protelação da ordem judicial) ou falta de autorização para funcionamento.

Após uma grande tragédia no mundos, sempre indagamos: O que houve de errado?  Discutimos quem foi o culpado ou adotamos o jogo do empurra-empurra entre os órgãos envolvidos. E nunca preocupamos com a prevenção. O que pode dar errado?
Passado algum tempo, voltamos à rotina das deficiências dos órgãos competentes, isto é, o ciclo dos quatro F’s;
■Falta de recursos dos órgãos responsáveis,
■Falta de fiscalização,
■Falta de aplicação das normas de segurança e
■Falta de prevenção.   

Marcadores: ,

posted by ACCA@3:35 PM

1 Comments:

At 2:29 PM, Blogger Unknown said...

Ótima conclusão dos F.s
Parabéns pela matéria.

 

Postar um comentário

<< Home