Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, dezembro 17, 2018

Exoesqueleto - Suporte ergonômico portátil

Apresentamos o Exoesqueleto MATE (Muscular Aiding Tech Exoskeleton),  da Comau, uma estrutura baseada em molas e projetada ergonomicamente que facilita os movimentos repetitivos e alivia o esforço graças a um suporte postural leve, respirável e eficaz.

Desenvolvido em colaboração com a ÖSSUR, uma empresa islandesa líder em ortopedia não‑invasiva, e a IUVO, uma empresa spin-off do Italian BioRobotics Institute especializada em tecnologias portáteis, o exoesqueleto é totalmente capaz de replicar movimentos dinâmicos do ombro e envolvendo o corpo como uma segunda pele. Ele garante maior conforto para o trabalhador e aumenta a qualidade e a eficiência do trabalho proporcionando consistente assistência ao movimento durante tarefas manuais e repetitivas.

Ele vem em dois tamanhos, um pequeno/médio e um extra-grande, além de possuir cinco diferentes partes que podem ser ajustadas para melhor encaixar no corpo, tornando seu uso mais confortável e adaptável.
O uso dele ajuda a melhorar a produtividade por diminuir a carga de trabalho e, consequentemente, o cansaço do trabalhador. Com a diminuição das chances de o esforço provocar lesões, uma vez que o exoesqueleto mantém o corpo na postura correta para levantar o peso, os funcionários ficam mais protegidos e seguros.

CARACTERÍSTICAS
■Projetado em estreita colaboração com trabalhadores de fábrica envolvidos em atividades manuais
■Estrutura postural naturalmente confortável e respirável
■Estrutura compacta
■Mecanismo passivo baseado em molas

BENEFÍCIOS
■Reduz fadiga muscular  
■Melhora a postura e conforto
■Segue os movimentos fisiológicos sem resistência ou desalinhamento

■Maior precisão de tarefas repetitivas
■Melhora a qualidade e produtividade do trabalho
Fonte: Comau



Marcadores: ,

posted by ACCA@9:00 AM