Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, julho 21, 2018

Explosão e incêndio de celulares



Enfermeiro sofre queimaduras após explosão do celular

Um enfermeiro de Araçatuba (SP) sofreu queimaduras de primeiro grau na perna depois que um celular explodiu dentro do bolso da calça que vestia.

A EXPLOSÃO
O enfermeiro ACSS relata que estava na casa de um paciente que atende por meio de uma empresa de home care (assistência de saúde domiciliar) quando o aparelho explodiu no bolso. Segundo ele, o telefone estava carregando, e quando a carga ficou completa tirou da tomada e guardou no bolso. Em seguida foi escovar os dentes e ouviu um barulho de explosão. Na sequência, percebeu que saía fumaça e correu para a cozinha.

“Quando cheguei na cozinha senti que começou a fritar minha perna, e me dei conta que era o celular. A sorte que eu estava com um cinto que era fácil abrir, e abaixei a calça. Os parentes do meu paciente jogaram água na calça e levaram pra fora. Foi um susto tremendo, porque o celular estava funcionando normalmente”, afirma. Depois do ocorrido, o enfermeiro diz ter jogado o aparelho fora. Ele teve queimadura na perna.

FABRICANTE
A Motorola, marca ligada à empresa Lenovo, fabricante  do telefone celular se manifestou sobre o ocorrido. Segundo nota a prioridade da empresa é a segurança de seus consumidores. “Todos os produtos são cuidadosamente projetados e fabricados com os mais altos padrões de excelência em qualidade, sendo submetidos a testes rigorosos para oferecer ótimo desempenho para o consumidor”.

Ainda conforme a Motorola, caso ocorra um incidente que envolva a segurança do usuário, é importante ter acesso ao aparelho para realização de análises detalhadas nos laboratórios. Desde que a Motorola tomou conhecimento do caso em questão, por meio da imprensa, entrou em contato com o consumidor para prestar auxílio e solicitar o smartphone para análise.
Após contato com o consumidor, o mesmo informou que não detém mais o smartphone. Sem a unidade para análise, é impossível realizar os testes correspondentes e coletar as informações necessárias para investigar o ocorrido, completa.
 “Pedimos aos nossos usuários que leiam e sigam os termos de uso contidos no manual do usuário e que eles apenas usem acessórios e equipamentos originais projetados, fabricados e/ou aprovados pela Motorola”, finaliza a nota. Fonte: Folha da Região- 3 de julho de 2018

Jovem morre após sofrer descarga elétrica em celular carregando em Taubaté

Um jovem de 22 anos morreu na madrugada de sexta-feira, 15 de junho, depois de receber uma descarga elétrica ao usar o celular carregando a bateria em Taubaté (SP). Segundo o Corpo de Bombeiros, o jovem teve paradas cardíacas após a descarga e chegou a ser levado para o Pronto-Socorro, mas não resistiu e morreu.

O jovem LJM foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por volta das 16h de quinta-feira (14). Ele jogava com o celular conectado à tomada, quando recebeu uma descarga elétrica e desmaiou.

O jovem recebeu os primeiros socorros ainda em uma casa, na região central da cidade, e teve nove paradas cardíacas. Ele foi socorrido e levado para o Pronto-Socorro Municipal, mas não resistiu e morreu no início da madrugada de sexta. O corpo da vítima foi velado no velório São Benedito e o enterro foi por volta das 16h30 no cemitério Paineiras.

ORIENTAÇÃO
Segundo o Corpo de Bombeiros, o cuidado com o celular, apesar de ser um aparelho de uso constante, deve ser o mesmo de qualquer equipamento ligado à energia, quando carregando. Existe risco não só de descarga elétrica, como de incêndios, em caso de superaquecimento.
"É um risco porque ele está ligado a uma fonte de energia e exposto a acidente. Deixar carregando à noite, principalmente em camas, também pode gerar risco de acidente. A perícia ainda vai avaliar o que houve nesse caso específico, mas a orientação geral é de sempre tomar cuidado com aparelhos ligados na energia", explica o capitão Antonio Carlos Bernardes. Fonte:  G1 Vale do Paraíba e Região-15/06/2018

Jovem morre ao levar choque enquanto usava o celular

Um adolescente de Tianguá morreu enquanto utilizava o celular que estava sendo carregado. O jovem IAM, 16, foi atender uma ligação e recebeu uma descarga elétrica. O jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu. As informações foram confirmadas por um amigo do pai do garoto. O acidente aconteceu na última quinta-feira, 7. A escola em que Iago estudava lançou uma nota de pesar. “Iago esteve conosco desde os primeiros passos na escola até hoje”, diz post na página do Facebook do Colégio Santa Maria. Casos semelhantes já aconteceram neste ano. Em fevereiro, uma adolescente do Piauí faleceu devido a uma descarga elétrica que recebeu do celular. A recomendação de especialistas é que não se utilize o celular durante o carregamento. Fonte: O Povo -  09/06/2018

Explosão de celular mata empresário na Malásia

Mais um caso de explosão de um smartphone, dessa vez a vítima foi o presidente do fundo de investimentos Cradle Fund, o malaio Nazrin Hassan, de 45 anos. De acordo com publicações locais, o homem morreu depois da explosão do dispositivo, que estava carregando na tomada e colocado perto do homem, que dormia, e causou um incêndio no quarto.

Hassan possuía dois aparelhos: um BlackBerry e um Huawei. “Não sabemos qual celular explodiu. Quem diria que um procedimento tão rotineiro seria a razão pela qual três crianças crescerão sem o pai ao seu lado”, declarou a cunhada do executivo..
O laudo da polícia afirma que o homem morreu vítima de um incêndio, iniciado, ao que tudo indica, pela explosão de um dos celulares. O homem foi atingido por estilhaços da explosão e tinha queimaduras no corpo, mas teria morrido pela inalação de fumaça. Ele teria ido tirar um cochilo depois de tomar um remédio para enxaqueca. Fonte: Yahoo Finanças-  21 de jun 20128

Comentário:

SEGURANÇA
MANUSEIO
Manuseie o smartphone com cuidado. Ele é feito de metal, vidro e plástico e possui componentes eletrônicos sensíveis. Ele pode ser danificado se cair, for queimado, furado, esmagado ou se entrar em contato com líquidos. Não use um smartphone danificado (por exemplo, com a tela rachada) pois ele pode causar ferimentos. Se você estiver preocupado com arranhões, considere usar uma capa protetora.

COMO CARREGAR
Somente adaptadores de corrente Micro USB em certas regiões que cumprem com as normas vigentes de interoperabilidade para adaptadores de corrente de telefones móveis são compatíveis. Entre em contato com o fabricante do adaptador de corrente para descobrir se o
seu adaptador de corrente Micro USB está em conformidade com tais normas.

INTERFERÊNCIA DE FREQUÊNCIA DE RÁDIO
Observe placas e avisos que proíbem ou restringem o uso de telefones celulares (por exemplo, em hospitais ou postos de gasolina). Embora smartphone  seja projetado, testado e fabricado em conformidade com as normas que governam as emissões de frequências de rádio, tais emissões do smartphone podem afetar negativamente o funcionamento de outros equipamentos eletrônicos e causar defeitos.

MOVIMENTOS REPETITIVOS
A o realizar atividades repetitivas, como digitar ou jogar no aparelho, você  pode sentir um desconforto ocasional em suas mãos, braços, pulsos, ombros, pescoço ou outras  partes do corpo. Se você sentir um desconforto, pare de usá‑lo e consulte um médico.

ATIVIDADES DE ALTO RISCO
Este dispositivo não deve ser usado onde uma falha do dispositivo possa levar à morte, danos pessoais ou danos severos ao meio ambiente.

PERIGO DE SUFOCAMENTO
Alguns acessórios do  aparelho  podem oferecer um perigo de sufocamento a crianças pequenas. Mantenha esses acessórios longe de crianças pequenas.

NÃO TOQUE NO APARELHO, NOS CABOS, CONECTORES OU NA TOMADA COM AS MÃOS MOLHADAS OU OUTRAS PARTES DO CORPO MOLHADAS.
Fazer isso poderá resultar em choque elétrico.

NÃO PUXE O CABO EXCESSIVAMENTE QUANDO O DESLIGAR
Fazer isso poderá resultar em choque elétrico ou incêndio.

NÃO TORÇA, NEM DANIFIQUE O CABO DE ELETRICIDADE.
Fazer isso poderá resultar em choque elétrico ou incêndio.

NÃO FAÇA A CONEXÃO DIRETA DOS PÓLOS POSITIVO E NEGATIVO DO CARREGADOR
Fazer isso poderá causar incêndio ou causar ferimentos graves.

NÃO UTILIZE O SEU APARELHO AO AR LIVRE DURANTE TEMPESTADES
Fazer isso poderá resultar em choque elétrico ou mau funcionamento do aparelho.

UTILIZE BATERIAS, CARREGADORES, ACESSÓRIOS E EQUIPAMENTOS APROVADOS PELO FABRICANTE
■O uso de baterias ou carregadores genéricos poderá encurtar a vida  útil do aparelho ou causar danos nele. Pode também causar incêndios ou fazer a bateria explodir.
■Utilize apenas baterias e carregadores aprovados pelo fabricante que  tenham sido especificamente desenvolvidos para o seu aparelho.  A utilização de baterias e carregadores incompatíveis pode causar ferimentos graves ou danificar o seu aparelho.
■O fabricante não se responsabiliza pela segurança do usuário se o mesmo utilizar acessórios ou equipamentos não aprovados..

NÃO TRANSPORTE O SEU APARELHO NOS BOLSOS TRASEIROS DAS CALÇAS OU AO REDOR DA CINTURA
■ O aparelho pode danificar, explodir ou incendiar se sofrer muita pressão.
■ Você poderá se ferir se cair ou se bater em alguma coisa.

NÃO GUARDE O APARELHO PERTO OU DENTRO DE AQUECEDORES, MICROONDAS, EQUIPAMENTOS DE COZINHA OM CALOR OU CONTÊINERES DE ALTA PRESSÃO
■ Pode ocorrer vazamento na bateria.
■ O aparelho poderá superaquecer e causar um incêndio.

EVITE QUE O CONECTOR MULTIFUNCIONAL E A EXTREMIDADE FINAL DO CARREGADOR ENTREM EM CONTATO COM MATERIAIS CONDUTIVOS COMO LÍQUIDOS, POEIRA, PÓS DE MATERIAIS METÁLICOS E PONTAS DE LÁPIS. NÃO TOQUE O CONECTOR MULTIFUNCIONAL COM FERRAMENTAS PONTIAGUDAS OU CAUSE ALGUM IMPACTO NO CONECTOR
Materiais condutores podem criar curto-circuitos ou corroer os terminais, o que pode resultar em explosão ou incêndio.

NÃO UTILIZE SEU APARELHO PERTO DE OUTROS APARELHOS ELETRÔNICOS
■ A maioria dos aparelhos eletrônicos utiliza sinais de radiofrequência. Seu aparelho poderá interferir com outros aparelhos eletrônicos.
■ Usar uma conexão de dados 4G pode causar interferência em outros aparelhos, como, equipamentos de áudio e telefones

NÃO UTILIZE O APARELHO EM HOSPITAIS, AVIÕES OU EQUIPAMENTOS AUTOMOTIVOS QUE POSSAM SOFRER INTERFERÊNCIAS DE RADIOFREQUÊNCIAS
■Dispositivos médicos-O aparelho contém rádios que emitem campos eletromagnéticos. Esses campos eletromagnéticos podem interferir com marca-passos ou outros dispositivos médicos.
Se você usa um marca-passo, mantenha uma separação de pelo menos 15 cm entre o marca‑passo e o aparelho. Se você suspeita que o aparelho está interferindo com seu marca‑passo ou qualquer outro dispositivo médico, pare de usá‑lo e consulte o seu médico para obter informações específicas sobre o seu dispositivo médico. O aparelho possui ímãs na parte inferior e os fones de ouvido também possuem ímãs que podem interferir com marca‑passos, desfibriladores ou outros dispositivos médicos. Mantenha uma separação de pelo menos 15 cm entre o marca-passo ou desfibrilador e o aparelho ou os fones de ouvido.
■Se você tem qualquer condição médica que possa ser afetada pelo aparelho  (por exemplo, convulsões, desmaios, fadiga ocular ou dores de cabeça), consulte seu médico antes de usá‑lo.
■ Em um avião, o uso de dispositivos eletrônicos pode interferir com os instrumentos eletrônicos de navegação do avião. Certifique-se que o aparelho esteja desligado durante a decolagem e o pouso.
Após a decolagem, você poderá usar o aparelho no modo avião se a tripulação permitir.
■ Dispositivos eletrônicos no seu carro poderão não funcionar corretamente devido às interferências de radiofrequência do seu aparelho. Contate o fabricante para obter mais informações.

NÃO UTILIZE O SEU APARELHO PRÓXIMO DE DISPOSITIVOS OU APARELHOS QUE EMITAM RADIOFREQUÊNCIAS, TAIS COMO, SISTEMAS DE SOM OU TORRES DE RÁDIO
As radiofrequências podem causar o mau funcionamento do aparelho.

DESLIGUE O APARELHO EM AMBIENTES POTENCIALMENTE EXPLOSIVOS
■Não carregue ou use o aparelho em áreas com uma atmosfera potencialmente explosiva, como em postos de gasolina ou em locais onde o ar contenha produtos químicos ou partículas (tais como grãos, poeira ou pós metálicos). Obedeça a todas as placas e instruções.
■ Desligue o aparelho em ambientes potencialmente explosivos em vez de retirar a bateria.
■ Observe sempre os regulamentos, instruções e sinais de aviso em ambientes potencialmente explosivos.
■ Não utilize o aparelho em postos de abastecimento (estações de serviço) ou próximo de combustíveis ou químicos, ou áreas inflamáveis.
■ Não armazene ou transporte líquidos inflamáveis, gases ou materiais explosivos no mesmo compartimento em que guarda o aparelho, seus componentes ou acessórios.

O APARELHO PODE SER UTILIZADO EM LOCAIS CUJA TEMPERATURA AMBIENTE SE ENCONTRE ENTRE 0 °C E 35 °C. O APARELHO PODE SER ARMAZENADO EM UMA TEMPERATURA AMBIENTE ENTRE -20 °C E 50 °C. A UTILIZAÇÃO OU ARMAZENAMENTO DO APARELHO FORA DAS TEMPERATURAS RECOMENDADAS PODE DANIFICÁ-LO OU REDUZIR A VIDA ÚTIL DA BATERIA
PROTEJA O APARELHO, A BATERIA E O CARREGADOR DE DANOS
■ Evite expor o aparelho e a bateria a temperaturas muito baixas ou  muito elevadas.
■ As temperaturas extremas podem causar deformações no aparelho e reduzir a capacidade de carregamento, assim como a duração do aparelho e da bateria.
■ Não guarde o aparelho em locais muito quentes, como dentro do carro no verão. Fazer isso poderá causar o mau funcionamento da tela,danificar o aparelho ou fazer a bateria explodir.
■ Não exponha o aparelho à luz solar direta durante períodos prolongados (no painel de um carro, por exemplo).
■ Para aparelhos com bateria removível, a bateria pode ser armazenada separadamente em locais com temperatura ambiente entre 0 °C a 45 °C.

NÃO GUARDE O APARELHO JUNTO COM OBJETOS METÁLICOS, POR EXEMPLO, MOEDAS, CHAVES OU COLARES
■ O seu aparelho pode riscar-se ou deixar de funcionar.
■ Se os pólos da bateria entrarem em contato com objetos metálicos, poderá ocorrer um incêndio.
Fontes: Samsung Safety Information e Manual do Usuário iPhone

Marcadores: , , ,

posted by ACCA@4:51 PM