Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, janeiro 04, 2018

Sua empresa está preparada para um desastre natural ?


Vale do Itajaí
Terremotos, furacões e tufões, tornados, tsunamis, incêndios florestais, inundações – nos últimos anos, temos lido notícias desses e de outros desastres naturais. Todas essas catástrofes causam danos terríveis e de forma direta. Elas podem também trazer consequências adicionais devido ao impacto que podem causar em unidades de processamento e armazenagem de produtos perigosos. Você saberia dizer que desastres naturais poderiam ocorrer em sua unidade
Industrial? Você saberia o que fazer para se preparar para esses desastres e como voltar à normalidade após um desastre natural?

Em um relatório de 2010, “Flertando com Desastres Naturais”, da FM Global, especializada em prevenção de perdas discutiu-se sobre algumas das razões porque as organizações falham em se prepararem para desastres naturais. Algumas conclusões do relatório incluem:
■ As pessoas subestimam os riscos associados a desastres naturais – elas pensam “isso não acontecerá aqui”.
■ Com o passar do tempo sem a ocorrência de um desastre, fica mais fácil para as pessoas negarem a possibilidade de ocorrer.
■ As companhias superestimam seu estágio de preparação para um desastre natural.
■ Muitas companhias focam na recuperação de um desastre natural ao invés de ações proativas para minimizar possíveis danos.

Tornado na cidade de Pérola-Paraná
PODE A SUA INSTALAÇÃO SER AFETADA POR UM DESASTRE NATURAL?           

O QUE VOCÊ PODE FAZER?
1.      Conheça os procedimentos de emergência para desastres naturais de sua instalação e compreenda qual o seu papel na preparação, na resposta e na recuperação do evento. O tipo de desastre que pode afetar a sua instalação vai depender de onde ela estiver localizada e quais os tipos de eventos naturais que poderão ocorrer nesse local.
2.      Verifique se os seus procedimentos de emergência levam em consideração que alguns eventos naturais (vendaval, tornado, etc.) que podem ocorrer sem aviso prévio ou com um aviso com pouca antecedência.
3.      Confirme que os planos considerem que os trabalhadores poderão ter que permanecer na instalação durante e imediatamente após um evento natural. Os trabalhadores necessitam de apoio (alimentação, abrigo, comunicações, etc.) e as estradas e outras infraestruturas públicas poderão estar fora de serviço.
4.      Compreenda como a sua área de responsabilidade pode ser afetada por um evento natural, especialmente se houver riscos específicos de processo – por exemplo, a decomposição de peróxidos orgânicos. Reveja os planos de resposta ao desastre e verifique se eles são detalhados e completos para a sua área de trabalho.

Planta Nuclear em Nebrasca-EUA inundada
5.      Se identificar algo que pense ser importante e que não esteja coberto pelos planos existentes, leve suas preocupações à atenção de seus supervisores para que os planos possam ser melhorados.
6.      Revise os procedimentos de emergência para desastres naturais de sua unidade. Certifique-se que sejam viáveis – você pode realmente executar as tarefas necessárias com os recursos e tempo disponíveis para tal? Se detectar problemas, informe sua gerência sobre suas preocupações.
7.      Compreenda o impacto direto que um desastre natural poderia causar em sua unidade de processo e também o impacto causado pelo desastre na geração de utilidades.

Planta automobilística FCA Windsor em Ontário, Canadá, inundada
8.      Certifique-se que todos os equipamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários à preparação e resposta a um desastre natural e suas consequências estejam disponíveis, em boas condições e prontos para uso.
9.      Participe dos exercícios de preparação e resposta a desastres naturais, faça-o com seriedade e relate quaisquer problemas que observe durante os exercícios simulados.
10.  Reconheça que os empregados poderão não ser capazes de ir para o trabalho após um desastre natural e que os trabalhadores que estão no local não poderão regressar para suas casas. Assegure-se que seus planos considerem estas possibilidades, bem como a possibilidade do número de trabalhadores ficar reduzido.
11.  Desenvolva um plano de emergência pessoal, para si e para sua família, para os tipos de desastres que possam ocorrer onde vive e trabalha. Você não poderá trabalhar de forma efetiva se estiver preocupado com a sua família! Fonte: Process Safety Beacon  – Janeiro 2018, Junho2011 e Novembro de 2005


Comentário: A cada vez que uma chuva forte cai nas cidades ou uma seca afeta qualquer região brasileira, a economia do país sofre um golpe considerável. Foram nada menos do que 9 bilhões de reais anuais (2,8 bilhões de dólares) entre 1995 e 2014, ou 182,8 bilhões de reais (56,7 bilhões de dólares) ao longo desses 20 anos.
As perdas se acumulam na infraestrutura, na agricultura, nos serviços públicos e privados e na indústria. Muitas vezes, as verbas destinadas às ações de emergência superam as originalmente destinadas pelos governos a áreas como saneamento e transportes. Com isso, desfaz-se a velha impressão de que o Brasil não é afetado por desastres naturais. Fonte: Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Marcadores: , , ,

posted by ACCA@9:00 AM