Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, agosto 15, 2017

Trabalhador morre eletrocutado

Um homem de 60 anos morreu eletrocutado enquanto cortava pés de eucalipto em uma propriedade rural em Serranópolis do Iguaçu, na tarde de  sábado (12).

Edilio de Macedo trabalhava na propriedade na localidade da Linha Seca, cortando eucaliptos para lenha, quando uma das arvores teria caído sobre a rede elétrica, que caiu em cima de uma caminhonete que estava estacionada próximo do local.

Segundo informações apuradas pela reportagem, o veículo teria se incendiado por conta da descarga elétrica, e Edilio teria tentado tirar a caminhonete, e acabou sofrendo um choque, vindo a óbito.

A Polícia Militar, Polícia Civil e Criminalistica e foram acionados e o corpo foi recolhido pelo IML de Foz do Iguaçu para os exames de necropsia e posterior liberação aos familiares para os atos fúnebres. Fonte: Portal Costa Oeste – Paraná - 12 de agosto de 2017

Comentário:
Planejar a derrubada da árvore observando: inclinação, direção do vento, cipó, galhos soltos, árvores enganchadas, secas, fiação elétrica e etc.
Verificar se a direção de queda desejada é possível e se existe riscos de acidentes,
por exemplo, obstáculos, etc
Deve-se manter a uma distância mínima segura  equivalente a duas vezes a altura média da árvore a abater dos outros trabalhadores e equipamentos.
No caso de espécies de eucaliptos e pinus, por exemplo, que podem atingir até 30 metros de altura, a recomendação técnica é de que no mínimo o afastamento lateral das redes seja de 40 metros, fornecendo uma margem mínima de segurança para pessoas e animais que circulam nestas áreas. 

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:00 AM