Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, fevereiro 27, 2017

Choque elétrico na piscina mata estudante

O estudante Felipe, 14 anos, morreu na madrugada de  domingo,  25 de setembro de 2005, depois de entrar na piscina e receber alta voltagem de energia elétrica.

Felipe estava sozinho em seu apartamento e chamou dois amigos para tomar banho. O adolescente foi o primeiro a entrar na piscina. Quando os amigos perceberam o problema, desligaram o sistema de aquecimento, mas Felipe não resistiu.

CAUSA

Uma infiltração em uma lâmpada no interior da piscina causou a morte do estudante, segundo perícia realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Goiás. 
De acordo com informações prévias do engenheiro eletricista Nélio Fleury, autor da perícia, uma carga elétrica de cerca de 30 centímetros de raio foi criada ao redor da lâmpada. A vítima teria caído na água justamente nesta área.

Segundo o engenheiro eletricista Nélio Fleury,  quatro falhas na instalação permitiram que uma corrente elétrica de aproximadamente 20 ampéres fosse liberada por uma luminária.


1.O primeiro problema encontrado foi na estrutura do equipamento, que era metálica, por isso, condutora de carga elétrica. “É preciso alertar: essas luminárias têm de ser compostas de material plástico sintético, para isolar a corrente.”

2.Além disso, a instalação da luminária já havia sofrido desgaste com o tempo. Com isso, ocorreu infiltração dentro do equipamento. “A obra tem aproximadamente cinco anos, e raramente as pessoas tomam cuidado em prestar manutenção a esse tipo de equipamento.”

3.A água infiltrada atravessou todo o eletroduto até chegar na casa de máquinas. Lá foi verificada outra falha. O transformador estava instalado a apenas 10 centímetros do solo e recebeu pingos da água infiltrada. Segundo o engenheiro, “o transformador foi molhado e levou a energia de 220 volts para a piscina”.

4.O quarto problema observado na perícia foi a não instalação de um disjuntor diferencial, capaz de bloquear a corrente elétrica caso ocorra uma falha. “Há um disjuntor instalado, mas é o mesmo que alimenta a iluminação da área de lazer próxima, grande demais, superdimensionado, e acabou deixando passar a corrente elétrica”, conta o engenheiro Nélio Fleury.

TÉCNICO CREDENCIADO
O acompanhamento de um profissional especializado em eletricidade na instalação de aquecedores e equipamentos elétricos em piscinas pode evitar acidentes. Mas, segundo Fleury, algumas pessoas instalam aquecedores de piscina e outros aparelhos elétricos em áreas molhadas de forma negligente. “É muito importante alertar, acidentes elétricos são letais, ninguém sofre uma descarga elétrica contínua e diz: ‘escapei’”, afirma o engenheiro. De acordo com o Crea, a multa para a pessoa que não tiver registro junto à entidade e instalar este tipo de equipamento é de R$ 3 mil. Deve ser fornecido um laudo técnico ao final de trabalhos de execução, reforma ou ampliação de instalações elétricas, elaborado por profissional devidamente qualificado e registrado no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

MANUTENÇÃO
“Recomendamos uma manutenção anual em todo o sistema”, explica o engenheiro Nélio Fleury. Apenas com a manutenção será possível evitar o desgaste da estrutura de isolamento elétrico do motor, o que causaria a produção de uma carga elétrica perdida.
O engenheiro faz alerta sobre a instalação de iluminação no fundo de piscinas. “Não é recomendável nenhuma forma de ligação elétrica no interior de uma piscina”.

INQUÉRITO
O delegado do caso, Achiles Tancrede Júnior, espera a entrega de dois relatórios. Um deles feito pela Polícia Técnica e o outro do engenheiro Nélio Fleury. . “O próximo passo é ouvir a família e os amigos da vítima que estavam presentes no momento do acidente”, afirmou.

RESPONSABILIDADE 
 Especialistas disseram ser impossível apontar culpados pela morte do estudante, se ficar comprovado que a falta de manutenção na piscina causou sua morte. Infiltração em uma lâmpada causou a descarga elétrica. Os pais da vítima também não seriam responsabilizados pela falta de assistência técnica. Segundo o artigo 121 do Código Penal, parágrafo cinco, “na hipótese de homicídio culposo (não desejava cometer o crime), o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as conseqüências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária.”
Professora de Teoria Geral do Processo da Universidade Salgado de Oliveira, Caroline Brasil acredita que a família de Fellipe poderia brigar na Justiça apenas se a empresa responsável pela manutenção da piscina tivesse feito algum serviço dias antes. “A piscina está na cobertura que pertence aos pais, que são os responsáveis e os únicos aptos a reclamar de trabalho ruim”, diz. De acordo com o artigo 927, “aquele que, por ato ilícito, causar dano a outro, fica obrigado a repará lo”. Fonte: Diário da Manhã – Goiânia, 27/28/29  de setembro de 2005

Comentários: A norma brasileira de Instalações Elétricas de Baixa Tensão, NBR-5410, de 1980, já recomendava para piscinas publicas e privadas, luminárias de material isolante e proteção contra penetração de água e que os transformadores localizassem em local anexo, não inundável. Em 1997, a norma foi alterada e recomendava a colocação de dispositivo residual (DR) contra falha de corrente.      

Marcadores: ,

posted by ACCA@5:38 PM

7 Comments:

At 6:28 PM, Blogger Lorena said...

que lindo esse post, vou repassar par a equipe aqui na hora de comprar materiais eletricos zn, obrigada, me ajudou a escolher

 
At 7:50 AM, Blogger Unknown said...

muito importante estas informações. Os proprietários de piscina deveriam ser alertados pelos eletricistas, porém, vejo pouco preparo nos profissionais desta área, como também uma tranquilidade do tipo: Da nada não, como outras falas tipo um descaso ou irresponsabilidade mesmo. Obrigada pela matéria

 
At 2:36 PM, Blogger Unknown said...

Pedi a empresa pra estala minha picina isso já tem cinco anos so agora vi que as caicha onde fica as leis d picina estão cheia d água com fios nadando o eletricista falou q não morremos por sorte vou mete um processo neles

 
At 8:04 PM, Blogger Unknown said...

Infelizmente perdi uma filha de 11anos eletrocutada ao saí de dentro da piscina e tomou choque elétrico na escada de metal da saída da piscina , porém não saiu o resultado do laudo dos peritos que estiveram no local onde foi alugada a área de lazer ... minha foi socorrida mas teve parada cardíaca e faleceu 😢 esse ocorrido foi dia 13/12/2020 domingo a tarde..a cidade de Buritama interior de SP ficaram de luto , pois era uma menina alegria e conhecida por toda a cidade.. não tem explicação essa energia elétrica da onde realmente saiu , pois a casa da bomba da piscina ficar menos de 1 metro de distância... esperamos justiça, para que não haja mais vítimas inocentes e a tragédia pior pois tinha muitas crianças e adultos na piscina e levaram choque também, porém a carga elétrica foi toda para minha filha Greyciane válido de oliveira.. coração sangrando de uma mãe, que espera consolo em Deus 🙏

 
At 8:05 PM, Blogger Unknown said...

OBS, a piscina não tinha iluminação interior !

 
At 1:12 PM, Blogger Unknown said...

Meus sentimentos 😥😔 Que Deus conforte o seu coração🙌

 
At 8:41 AM, Blogger Unknown said...

Pensei q fosse da luminária

 

Postar um comentário

<< Home