Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, janeiro 09, 2017

Mangueira errada provoca vazamento de amônia

Cedo, numa manhã de julho de 2009, um caminhão-tanque de amônia anidra estava sendo descarregado para um tanque de armazenagem em uma fábrica na Carolina do Sul, EUA, usando uma mangueira do próprio caminhão-tanque.
Logo após o início da transferência, a mangueira se rompeu, liberando uma nuvem de gás amônia, um gás tóxico. A nuvem de gás atravessou uma rodovia, atingindo uma área arborizada, onde se dissipou.

VÍTIMAS
Uma motorista atravessou a nuvem de gás e, aparentemente, saiu da estrada. Ela saiu do seu carro e posteriormente morreu devido à exposição à amônia.
Quatorze pessoas necessitaram de assistência médica e sete foram tratadas com problemas respiratórios e liberadas no mesmo dia.

VIZINHANÇA
Moradores da área foram avisados a não saírem de casa e a rodovia foi fechada por várias horas. Aproximadamente 3.200 kg de amônia vazaram.

INVESTIGAÇÃO
A investigação descobriu que uma provável causa da ruptura foi à utilização de uma mangueira que não era quimicamente compatível com amônia anidra. A mangueira utilizada para descarregar amônia estava claramente identificada com “SOMENTE PARA TRANSFERÊNCIA DE GLP” (Gás Liquefeito de Petróleo).
Outras causas contribuintes incluíram procedimentos de descarga inadequados e inspeção inadequada da mangueira de descarregamento.
A empresa de transporte descobriu que um de seus caminhões de GLP tinha uma mangueira para descarga de amônia e é provável que as mangueiras tenham sido trocadas algum tempo antes do acidente. A mangueira incorreta que se rompeu já devia ter sido usada antes para descarregar amônia, de 2 a 12 vezes.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?
■Verifique sempre se está usando a mangueira correta nas operações de carga ou descarga. Tenha especial cuidado se estiver usando uma mangueira que já venha no caminhão.
■ Leia os rótulos e avisos das mangueiras e solicite ajuda se não tiver certeza se a mangueira é a apropriada.
■ Inspecione sempre as mangueiras verificando danos, incluindo aquelas que vêm no caminhão. Não use mangueiras que não estejam em boas condições. Inspecione também juntas e acessórios utilizados com as mangueiras.
■ Armazene adequadamente as mangueiras para evitar que sejam dobradas, esmagadas, ou danificadas.
■ Siga os requisitos de sua fábrica para inspeção e substituição de todas as mangueiras.
■ Se você costuma descarregar substâncias/produtos com mangueiras que vêm nos veículos de entrega e observar que as mangueiras parecem diferentes, peça a alguém para verificar se elas são adequadas à utilização.
 VOCÊ ESTÁ USANDO A MANGUEIRA CORRETA?

Fonte: Process Safety Beacon - Novembro de 2015

Marcadores: ,

posted by ACCA@9:00 AM