Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, dezembro 27, 2016

Caminhão carregado de móveis é atingido por trem

Um caminhão carregado de móveis foi atingido por um trem, da América Latina Logística (ALL), no Parque Industrial em Arapongas. O Corpo de Bombeiros de Arapongas informou que o motorista atravessava a linha férrea pra entrar na BR-369 por volta das 13h50 da tarde de sexta-feira (23), quando ocorreu a colisão.
De acordo com testemunhas, um carro impedia a passagem do caminhão, que ficou parado sobre os trilhos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista conseguiu pular do caminhão antes da colisão. Ele foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com ferimentos leves. Ainda segundo os Bombeiros, o homem sofreu escoriações provocadas, principalmente, por cacos de vidro.

O baú, onde estavam as chapas de madeira, foi arrastado pelo trem e ficou destruído. O trem arrastou o caminhão por uns 200 ou 300 metros do local do acidente. Fonte: G1 PR-23/12/2016 

Comentário: Trem não pode parar rapidamente. Um trem de carga médio com  90 a 120 vagões percorre 1,6 a 2 km  até parar.  Trem com velocidade de 90 km/h pode percorrer  1,60 km ou mais para parar,  após o maquinista acionar o freio de emergência. Um trem de passageiros com 8 carros, com velocidade de 130 km/h precisa de cerca de 1,6 km para parar.
Conforme disposto no inciso XII do art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro, os veículos que se deslocam sobre trilhos terão preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação.

Isto significa que é dever do motorista de veículo automotor aguardar o momento seguro para realizar a travessia da linha, e não esperar que o maquinista da locomotiva realize operação de frenagem ao avistar a invasão da sua via por outro agente.

Vídeo

Marcadores: ,

posted by ACCA@9:00 AM