Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, setembro 23, 2016

Crianças: Acidentes com máquinas de lavar roupa

Criança chinesa fica presa em máquina de lavar roupa
            
Uma criança chinesa entrou na máquina de lavar roupa durante uma brincadeira de esconde-esconde e  ficou entalada. A criança teve ser resgatada por uma equipe de emergência..
A criança de três anos de idade estava brincando com sua mãe em sua casa em Taiyuan na província central de Shanxi, quando ele ficou preso.
Os bombeiros tiveram desmontar a máquina, em seguida,  com serra elétrica cortaram e abriram  o tambor de plástico para retirar o menino. A criança foi libertada  depois de duas horas.
Yahoo News - - Ter Nov 30, 2015

 Vídeo

Criança tem braço decepado em centrífuga de roupas em Uruguaiana

Um menino de três anos teve um dos braços decepados em uma centrífuga de roupas na tarde desta quinta-feira (15) em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Não há informações de como o fato aconteceu e se a criança estava acompanhada com algum responsável no momento do incidente.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o menino recebeu o primeiro atendimento na Santa Casa de Caridade do município, onde aguardou transferência até o início da noite para uma unidade médica da Região Metropolitana.

TRANSFERÊNCIA
A criança foi transferida de helicóptero para o Hospital de Pronto Socorro de Canoas, na Região Metropolitana, no início da noite de quinta. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Canoas, o menino não corria risco de vida e foi levado para o HPS da Capital ainda durante a noite. Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, não será possível fazer a cirurgia de reimplante do membro.

INVESTIGAÇÃO
A Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) de Uruguaiana acionou a Santa Casa de Caridade para receber informações sobre o caso, já que nenhuma ocorrência foi registrada até o início da noite na delegacia responsável do município. O delegado Enio Tassi aguarda para começar a investigar o caso. "Estamos aguardando as primeiras informações da Santa Casa para iniciar o procedimento investigatório. É um caso grave que precisa ser apurado", afirmou. Fonte: Gaucha - 15/09/2016

Criança de dois anos tem braço amputado por centrífuga

Uma criança de apenas dois anos e meio teve o braço direito amputado, depois de prender o membro em uma centrífuga de roupas na sua residência, localizada no município de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O menino chegou a ser encaminhado para o Hospital Evangélico, na capital, mas não teve como recuperar as lesões, que se estenderam até a altura do ombro.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a mãe estava estendendo roupas quando a criança abriu a tampa e colocou o braço na máquina ligada. Os pais levaram o menino para o posto de saúde da cidade, mas como o caso era grave ele teria que ser transferido para um hospital de Curitiba. Provisoriamente ele teve o braço enfaixado até que chegasse à capital.

Os bombeiros foram acionados por volta das 15 horas e encaminharam a criança até o Evangélico. "A criança aparentava calma, é muito pequena e não tinha ideia da gravidade do acidente. Infelizmente ocorreu esta gravidade e não teve o que ser feito com o braço. Todo o cuidado é pouco, mesmo dentro de casa, entre os 2 e 3 anos de idade eles estão descobrindo o mundo e querem colocar a mão em tudo. Por isso a atenção com os pequenos tem que ser redobrada sempre", disse o soldado Rodrigo Pereira de Lima, do Corpo de Bombeiros.

Conforme a assessoria do Hospital Evangélico, o menino passou pela cirurgia. Ele segue internado, seu estado de saúde é estável e ainda sem previsão de alta. De acordo com a instituição, ele deve permanecer por mais um período para evitar a possibilidade de infecção devido à amputação. Portal Catve - Curitiba - 27/03/2015

Comentário: A criança é Indiana Jones em busca de aventura e perigo, portanto os pais deverão estar atentos, pois o menor descuido será fatal.
Criança fica entalada na máquina de lavar roupa na China
A Comissão de Segurança de Produtos do Consumidor (CSPC, Consumer Product Safety Commission)  estima que no período de 8 anos cerca de 19.109 lesões relacionadas com máquinas de lavar roupa ocorreram envolvendo crianças com idade inferior a 15 anos.

As lesões relacionadas com máquina de lavar roupa foi responsável por cerca de 2.388 atendimentos de emergência e 128 internações por ano. Centrífugas foram responsáveis por quase 20% do total de lesões ou um número estimado de 5361 atendimentos de emergência.

A idade mais comum de lesão era de 1-2 anos. A idade média era de 4 anos para máquinas de lavar e 5 anos para máquinas centrífugas. As vítimas eram predominantemente do sexo masculino com os dois tipos de máquina (60,7% para máquina de lavar e 54,9% para centrífugas).

Os diagnósticos mais comuns de lesões relacionadas com máquina de lavar roupa foram;
 ■ laceração / punção (31,1%),
■ contusão / abrasão / hematoma (25%), e fratura (15,3%).

Os mecanismos mais comuns de lesão associados com lavadoras automáticas;
■Queda ou salto no interior da máquina aparelho (38,5%),
■ Mexer no agitador/cesto  (33,3%), e
■ Colocando uma parte do corpo na máquina em funcionamento (12,8%) 
■ Quando uma parte do corpo foi colocada na máquina em funcionamento, 51,9% das crianças sofreram fraturas. Estas fraturas foram mais frequentemente no antebraço (40,7%) ou na perna (18,5%).

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:00 AM