Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, junho 04, 2016

Mulher grávida de 9 meses toma choque ao usar secador e morre

Uma mulher, grávida de nove meses, morreu na noite de  terça-feira (31 de maio) após levar um choque enquanto usava um secador de cabelo. Segundo amigos de CSA, de 26 anos, ela era casada e o parto do primeiro filho do casal estava marcado para quinta-feira (2). Alice seria o nome do bebê.

MOLHADA E DESCALÇA
Segundo pessoas próximas à CSA, ela estaria molhada e descalça no momento em quem levou o choque. Ela teria sido encontrada já desacordada dentro do banheiro por familiares que estavam na residência.

Ela foi levada inconsciente, porém com vida, para o Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Ao dar entrada na unidade, os médicos tentaram reverter o quadro de inconsciência e salvar o bebê, mas ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu. O bebê não resistiu e também morreu.

RECOMENDAÇÕES
O engenheiro eletricista Gustavo Castro Vasconcelos disse que é importante tomar alguns cuidados durante o manuseio de equipamentos elétricos dentro do banheiro ou em locais molhados. “Casos mais comuns e que nunca devem acontecer são quando a pessoa usa o secador ou pranchas enquanto está dentro de uma banheira. A corrente elétrica do equipamento, em contato com água, causa um curto circuito e a pessoa pode morrer com o choque”, disse Vasconcelos.

Ele ainda disse que as pessoas devem tomar cuidados com fios desencapados, não encostar na parte de metal do plugue de tomadas quando for tirá-lo ou colocá-lo e usar chinelos de borracha dentro do banheiro, que podem ajudar e isolar a eletricidade no caso de algum curto circuito. “Mas o mais importante mesmo é que as pessoas evitem usar equipamentos eletrônicos em ambientes molhados. Não use esses equipamentos próximos ao chuveiro ligado”, afirmou. Fonte: @ZR, Correio de Uberlandia - 1 de junho de 2016  

Comentário:
Recomendações e advertências dos fabricantes

  1. O aparelho só deve ser utilizado conforme descrito no manual de instruções.
  2.  Verifique se a voltagem do aparelho [127V ou 220V] é a mesma da tomada a ser utilizada.
  3. Mantenha o produto longe de tecidos e outros materiais inflamáveis.
  4. Nunca coloque o aparelho sobre papelões ou espumas pois esses materiais poderão causar instabilidade.
  5. Não descanse o aparelho quente em superfícies sensíveis ao calor.
  6. Mantenha o aparelho distante de superfícies quentes, de brasas ou fogo.
  7. Não permita o contato das mãos com a parte interna do aparelho enquanto o secador estiver ligado.
  8. Cuidado: para evitar queimaduras  não toque nas partes quentes do aparelho e evite o contato dessas com rosto ou pescoço.
  9. Para evitar choques elétricos, nunca use o aparelho com as mãos molhadas; não molhe o produto e nem o mergulhe em água ou outro tipo de líquido.
  10. Nunca obstrua a entrada de ar quando o aparelho estiver em funcionamento e limpe-a frequentemente com um pano seco para retirar poeira etc.
  11. 0 Nunca obstrua a saída de ar quando o aparelho estiverem funcionamento.
  12. Nunca enrole o cabo plugue em volta do aparelho para não danificá-lo.
  13. Evite derrubar o aparelho, não deixando o cordão elétrico do lado de fora da mesa ou balcão onde o secador estiver apoiado.
  14. 0 Nunca permita que o cabo plugue encoste em superfícies quentes.
  15. Não cubra ao parelho durante sua utilização.
  16. Não utilize este aparelho na proximidade de torneiras, chuveiros, piscinas ou recipientes contendo água.
  17. Quando o aparelho for utilizado em banheiro desconecte-o da tomada após o uso pois a proximidade com a água representa um risco, mesmo quando o aparelho está desligado.
  18. Não descanse o aparelho ligado sobre superfícies onde houver água acumulada.
  19. Para proteção adicional  é recomendada a instalação de um disjuntor tipo DRI com uma corrente residual nominal não maior que 30ma na rede elétrica que alimenta o aparelho. Entre em contato com seu eletricista para mais esclarecimentos.
Obs: Sempre utilizar tapete  no banheiro fora da área de box, (isolar a umidade)  e  sandália (havaiana, com os pés enxuto) durante o uso do secador.

Marcadores: , ,

posted by ACCA@2:45 PM