Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, fevereiro 12, 2016

Queda de raio

Raio atinge cachoeira e deixa dezenas de feridos em Minas Gerais

Uma descarga elétrica atingiu o balneário da Cachoeira da Água Limpa, em Santana do Garambéu, na estrada de acesso a Andrelândia, no final da tarde de domingo, 7 de fevereiro.

ATENDIMENTO MÉDICO
Duas pessoas ficaram em observação no posto de saúde de Santana do Garambéu. Na mesma unidade foram atendidas e liberadas outras 30 vítimas, que relataram dores e mal-estar após a descarga elétrica.

VITIMAS
Segundo o Corpo de Bombeiros de Barbacena, que atenderam a ocorrência, cerca de 80 pessoas estavam no local quando começou a chover. Quatro foram levadas para atendimento médico em Barbacena.
Os Bombeiros disseram que cerca de 40 pessoas estavam dentro da água e que a descarga elétrica percorreu de cinco a oito metros de distância da cachoeira. Ninguém morreu.

HOSPITALIZAÇÃO
Um jovem de 23 anos, outro de 25 e uma de 20 foram levados para Barbacena para melhor atendimento. Uma jovem de 28 anos também foi para a cidade do Campo das Vertentes em estado grave.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas estão no Hospital Regional de Barbacena e passa por exames médicos.  O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local.  Fonte: @ZR, G1 Zona da Mata-07/02/2016, Folha de São Paulo - 08/02/2016   
  
Raio cai na praia e parte de descarga elétrica atinge criança

A criança foi atingida pela descarga elétrica de um raio em Mongaguá, no litoral de São Paulo, na tarde de  sábado, 19 dezembro.
O  menino de 10 anos estava acompanhado da mãe e da irmã, na praia do Centro, quando um raio caiu próximo à família. A força da descarga elétrica atingiu os três, e o garoto sofreu uma parada cardiorrespiratória.

ATENDIMENTO
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros o resgate chegou rapidamente ao local do onde a família se encontrava.
"Quando houve a queda do raio, os três caíram. Rapidamente, um de nossos salva-vidas foi prestar os primeiros socorros e tentou reanimar o garoto", explica o tenente.
Após o acidente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e realizou o resgate da criança. Ela foi encaminhada ao Pronto Socorro Central de Mongaguá e, em seguida, levada para o Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande.
A família mora na cidade de São Vicente e passava o dia na praia.

HOSPITALIZAÇÃO
A criança foi transferida para o hospital Nove de Julho, em São Paulo, na madrugada de domingo em estado grave.

FALECIMENTO
A criança morreu no sábado, 16 de Janeiro de 2016. Teve morte cerebral.

Fonte: @ZR, G1 Santos-20/12/2015, G1 Santos-17/01/2016 

Marcadores: ,

posted by ACCA@4:57 PM