Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, agosto 24, 2015

Operário equilibrista atravessa viga de aço sem equipamento de proteção

O técnico em telecomunicação Guilherme, flagrou um operário atravessando uma viga de aço em uma obra no Setor de Indústrias Gráficas em Brasília  sem equipamento de segurança. O registro foi feito há duas semanas enquanto o leitor fazia uma visita técnica na região.
Pinheiro conta que começou a observar a obra e viu que o operário ia subir na viga. Ao ver que ele estava sem equipamento de segurança, ele começou a filmar a ação. Por trabalhar em área de manutenção, o leitor diz que já se deparou com essa situação diversas vezes.
A coragem dele me chamou a atenção, e a irresponsabilidade também, disse. "Acredito que ele tenha família e está assumindo um risco que pode levar até a morte. A gente que trabalha nessa área tem que ter uma noção de segurança.Fonte: @ZR, G1 DF-20/08/2015

Comentário: O trabalhador é um equilibrista? O que podemos imaginar um trabalhador atravessando um a viga de aço como se fosse uma passarela?  Todos nós carregamos intimamente o medo, que é um alarme ou aviso que estamos diante de um perigo real ou imaginário. Por que algumas pessoas possuem um grau maior do medo e outras não?  O que leva a pessoa   ultrapassar a barreira do medo e confrontar o perigo?
O medo é um julgamento de que há um perigo real ou potencial em determinada circunstância: surge com a percepção de risco, ou seja, a possível ocorrência de algo danoso.
Existe o lado da norma de segurança em que a empresa deve treinar e conscientizar o trabalhador, mas  o lado individual do trabalhador, ele não percebe que está correndo perigo? O que faz o trabalhador assumir risco desnecessário? Fatalidade ou conformismo da vida? Um caso desse o trabalhador deveria também receber uma punição.

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:00 AM