Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, agosto 21, 2015

Estudante perde couro cabeludo em acidente durante aula prática

Uma estudante de 17 anos perdeu todo o couro cabeludo em um acidente durante uma aula prática em uma oficina do Senai, em Cachoeiro de Itapemirim, região Sul do Espírito Santo, na manhã de segunda-feira, 13 de julho.

ACIDENTE
O acidente ocorreu por volta das 10h, quando o cabelo de NSS ficou preso em uma máquina. Ela estuda mecânica automotiva há sete meses na instituição.
O acidente ocorreu durante a partida da máquina. A máquina foi ligada  e a cabelo comprido  embaraçou no elevador. Quando ela gritou e a máquina  foi desligada, mas  já tinha perdido todo o cabelo.

CORPO DE BOMBEIROS
Segundo o Corpo de Bombeiros, o cabelo de NSS, de 17 anos, ficou preso num elevador industrial. Ela acabou perdendo completamente o couro cabeludo.

HOSPITALIZAÇÃO
A estudante foi levada para o Pronto Socorro da Santa Casa de Cachoeiro. O hospital informou que pediu a Secretaria de Saúde do Estado para transferi-la para um hospital especializado em outro estado.

NOTA DO SENAI
O  Senai informou que está dando toda a assistência no atendimento da aluna. A entidade aguarda definição dos médicos responsáveis pelo caso para realizar o transporte para outro estado e assumir todo o tratamento.
A adolescente foi transferida na madrugada de terça-feira, 14 de julho, para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo para tentar fazer o reimplante.
A cirurgia de reparação do couro cabeludo de Natália dos Santos da Silva estava prevista para ocorrer na manhã de terça-feira.

OPERAÇÃO
A estudante se recupera bem após microcirurgia para reimplante parcial capilar. A informação é do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

Fontes: @ZR, G1 ES - 13/07/2015;  Sim Noticias - 16 Julho 2015  

Comentário: O escalpelamento é o arrancamento brusco do escalpo humano (couro cabeludo) e quando grande quantidade de cabelo é puxado rapidamente e enrolado em motores, partes móveis de máquinas e equipamentos, arrancando  além do escalpo, orelhas, sobrancelhas e por vezes uma enorme parte da pele do rosto e pescoço, levando a deformações graves e até a morte. Esse tipo de acidente ocorre quando partes móveis de máquinas e equipamentos não estão protegidas.
Recomendações
■ Proibir a utilização de cabelos compridos nas áreas que apresentam riscos,
■ Conscientização dos funcionários(as) para utilização de equipamentos de segurança e vestuários em áreas de riscos.
■ Proibir roupas folgadas, adornos, cabelos compridos

Os acidentes/lesões podem ser eliminados ou amenizados, se você utilizar todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI.), conforme seu trabalho e/ou setor, tais como: uniforme, protetor de cabelo, avental, etc. O cabelo comprido deve ficar com protetor de cabelo (gorro ou redinha), para se evitar que o mesmo fique preso em algum dispositivo em movimento, acarretando gravíssimos acidentes.
Anéis, alianças, pulseiras, correntinhas no pescoço, mangas compridas e folgadas de sua camisa podem causar sérios problemas nos trabalhos diante de máquinas em movimento.

No Manual de Procedimentos do Senai de Ribeirão Preto apresenta as seguintes recomendações:
Não é permitido nos locais de atividades educacionais:
■ Usar cabelos longos e soltos nas oficinas. Eles deverão estar presos e contidos por meio de redinha de proteção;
■ Usar saias/blusas curtas, bermudas, chinelos e tênis;
■ Usar calças e blusas excessivamente largas e/ou rasgadas;
■ Usar relógios, anéis, correntes, brincos, pulseiras, lentes de contato, tênis, piercings, óculos escuros, gorro, boné ou similar. Além de ser adornos, inadequados dentro da empresa, são fatores de risco à saúde;
■ Utilizar aparelho sonoro em atividade escolar, exemplo: celulares, relógio, despertador, aparelhos musicais e similares.

Artigos publicados
Bandeira enrosca em corrente de moto e quebra o pescoço do motociclista
Jovem é escalpelada por motor de kart em SC
Mulher tem couro cabeludo arrancado
Roupas Folgadas, Adornos , Cabelos compridos

Marcadores: ,

posted by ACCA@4:15 PM