Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, julho 21, 2015

Trabalhador tem os pés decepados por colheitadeira

O trabalhador rural GIJ, de 54 anos, ficou gravemente ferido na manhã de terça-feira, 14 de julho, após sofrer um acidente de trabalho com uma colheitadeira a 60 quilômetros do município de Nova Ubiratã, Mato Grosso.

Causa provável
As informações apuradas dão conta de que a vítima realizava a colheita de milho quando ao tentar efetuar uma limpeza na máquina, acabou enroscando na corrente que recolhe os grãos.
O trabalhador teria conseguido se segurar na lateral da máquina, mas teve os dois pés decepados na altura do fêmur.

Resgate
Como estava sozinho na lavoura, a vítima fez um torniquete na perna, com a própria camisa e dirigiu a máquina até à sede da fazenda. Em seguida ele foi socorrido e conduzido ao Pronto Atendimento da Nova Ubiratã.
Devido a gravidade dos ferimentos e foi transferido ao Hospital Regional de Sorriso, onde receberá os devidos atendimentos médicos. A equipe que realizou os primeiros atendimentos informou que a vítima teve a perna esmagada e a reimplantação dos membros é quase impossível.

Morte
O trabalhador  morreu no Hospital Regional de Sorriso, 17 de julho, devido à gravidade dos ferimentos que se complicou ainda mais devido a problemas de diabetes.
Fonte: @ZR; Nortão Noticias - 18 de Julho de 2015

Comentário: Precauções de segurança gerais que devem fazer parte do processo de funcionamento para todos os tipos de máquinas.
■ Proteja-se. Durante a montagem, operação e manutenção de máquinas, use todas as roupas de proteção e dispositivos de segurança pessoal que poderiam ser necessários para o trabalho. Não arriscar.

Recomendações:
■ Usar capacete; sapatos de proteção com sola antiderrapante; óculos de proteção; luvas grossas; máscara respiratória ou filtro; proteção auditiva.  Esteja ciente de que a exposição prolongada ao ruído alto pode causar deficiência ou perda de audição. Usar um dispositivo de proteção auditiva adequada que protegem contra ruídos indesejáveis ou altos.
■ Providencie um kit de primeiros socorros para uso em caso de emergências.
■ Mantenha um extintor de incêndio na máquina. Certifique-se de que o extintor sofra correta manutenção e esteja sempre familiarizado com seu uso adequado.
Mantenha crianças sempre longe de máquinas.
■ Esteja ciente de que os acidentes acontecem frequentemente quando o operador está cansado ou com pressa para conseguir terminar. Nunca ignore sinais de fadiga.
■ Use roupas que não sejam muito soltas e cubra cabelos compridos.
■ Nunca use itens que balancem tais como lenços e pulseiras.
■ Mantenha as mãos, pés, roupas e cabelos longe das peças em movimento.
Nunca tente limpar obstruções ou objetos de uma máquina enquanto o motor estiver funcionando.
■ Mantenha todos as  protetores proteções no lugar. Nunca altere ou remova o equipamento de segurança.
■ Somente faça manutenção e reparo de peças que sejam produzidas ou aprovadas pelo fabricante do equipamento. Peças substituídas podem não cumprir os requisitos de força, design ou segurança.
■ Não modifique a máquina. Modificações não autorizadas podem comprometer a segurança e ou o funcionamento e afetam a vida da máquina.
Desligue o motor e remova a chave de ignição antes de deixar o assento do operador por qualquer motivo. Uma criança ou mesmo um animal de estimação podem engatar uma máquina parada.

Marcadores: ,

posted by ACCA@7:00 AM