Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, dezembro 18, 2014

Trabalhador foi atingido na cabeça por um pedaço de madeira.

Um operário morreu na manhã de quarta-feira, 19 de novembro, em uma obra de um prédio localizado na rua Antônio Baena, próximo à avenida Almirante Barroso, em Belém, Pará.
O trabalhador Robson foi atingido  na cabeça por um objeto, chegou a ser socorrida pelo Samu, mas não resistiu. A construtora responsável pela obra solicitou a perícia no local.
O sindicato informou que o trabalhador Robson trabalhava como ferreiro e não deveria estar trabalhando naquele local. Ele estava no térreo no momento em que o pedaço de madeira caiu e usava os equipamentos de proteção individual (EPIs).
Funcionários que testemunharam o acidente foram levados para prestar depoimento na Seccional de São Brás. Fonte: G1 PA-19/11/2014 

Comentário: Segundo informações dos trabalhadores, ele estava usando capacete, mas com o impacto do pontalete, o capacete  rachou. Um pontalete pode pesar 9 kg.
Segundo a norma NR-18 – define-se canteiro de obras como: Área de trabalho fixa e temporária onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra.
Para tanto há a necessidade de se preocupar na elaboração do lay-out do canteiro para que este fique com disposição adequada para o desenvolvimento dos trabalhos, relativo à saúde e segurança do trabalhador e bem como na execução de serviço.
A organização do canteiro de obra é fundamental para melhorar o processo produtivo otimizando a ocupação dos espaços, evitando desperdícios de materiais, tempo, limpeza e  aumentando a segurança do trabalhador quanto aos locais e áreas com maiores incidências de riscos.
Quanto a esse acidente o trabalhador nunca deveria trabalhar ou ser autorizado a executar serviço temporário na área onde poderia ocorrer projeção de queda de material. A área de serviço de apoio deve ter disposição adequada quanto a proteção contra riscos.
O que diz a norma sobre área de ferragem
18.8.3. A área de trabalho onde está situada a bancada de armação deve ter cobertura resistente para proteção dos trabalhadores contra a queda de materiais e intempéries.
Fazendo simulação da queda de um pontalete  de 9 Kg em queda livre, teremos os seguintes valores;
Altura - m
Impacto- Kg
Velocidade – Km/h
3
27
28
6
55
39
9
83
48
12
110
56
15
137
62

Marcadores: ,

posted by ACCA@9:00 AM