Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, agosto 01, 2014

Housekeeping: Importância da limpeza no local de trabalho

POR QUE DEVEMOS PRESTAR ATENÇÃO NA LIMPEZA NO LOCAL DE TRABALHO?
Limpeza eficaz pode eliminar alguns riscos no local de trabalho e ajudar na execução do trabalho de forma segura e adequada.
Deficiência na limpeza pode contribuir com freqüência em acidentes por ocultar perigos que causam lesões. Se a primeira vista acharmos normal o acúmulo de papel, detritos, lixo e vazamento, em seguida, podemos admitir situações mais graves  para saúde e segurança do trabalhador.

A limpeza não é apenas a limpeza em si.  Ela inclui;
■manter as áreas de trabalho limpo e arrumado;
■manutenção de salas e pisos livres de riscos de escorregar e tropeçar;
■e remoção de resíduos (por exemplo, papel, papelão) e de outros riscos de incêndio da área de trabalho.

Exige também prestar atenção a detalhes importantes, tais como; layout da fábrica ou instalação, delimitar corredor, adequação  das instalações de armazenamento e manutenção. Uma boa limpeza é também uma parte fundamental da prevenção de acidentes e incêndios.

Limpeza eficaz é uma operação em curso, constante: não é uma limpeza feita esporadicamente. Limpezas periódicas são caras e ineficazes na redução de acidentes.

QUAL É O PROPÓSITO DE LIMPEZA NO LOCAL DE TRABALHO?
Limpeza deficiente pode ser uma causa de acidentes, tais como:
■tropeçar em objetos soltos no piso, escadas e plataformas
■ser atingido por objetos em queda
■escorregar em superfícies oleosas, molhadas ou sujas
■queda de material ou objetos , itens mal empilhadas ou material colocado em lugar inadequado
■corte, perfuração,  ou escoriação da  pele das mãos ou outras partes do corpo em projeção; pregos, arames ou correias
Para evitar esses riscos, um local de trabalho deve "manter" em ordem ao longo do dia de trabalho. Embora esse esforço requer uma grande dose de gerenciamento e planejamento, mas os benefícios são enormes.

QUAIS SÃO ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DAS BOAS PRÁTICAS DE LIMPEZA?

Os resultados eficazes da limpeza são:
Redução de manuseio para facilitar o fluxo de materiais
■ menos tropeços e escorregões em acidentes em áreas livres de desordem e de vazamento;
■ diminuiu os riscos de incêndio;
■ menor exposição dos trabalhadores a substâncias perigosas (por exemplo, poeiras, vapores);
■ melhor controle de ferramentas e materiais, incluindo inventário e suprimentos;
■ mais eficiente a limpeza e manutenção  de equipamentos;
■ melhores condições de higiene que levam à melhoria da saúde;
■ mais eficaz do uso do espaço;
■ redução de danos materiais, melhorando a manutenção preventiva;
■ menos trabalho do setor de limpeza;
■ melhoria do ânimo;
■ melhoria da produtividade (ferramentas e materiais serão mais fácil de encontrar).

COMO PLANEJAR UM BOM PROGRAMA DE LIMPEZA?
Um bom programa de limpeza, planeja e gerencia a organização do armazenamento e movimentação de materiais desde o  ponto de entrada para saida.
Ele inclui um plano de fluxo de material para garantir o mínimo de manipulação. O plano também assegura que as áreas de trabalho não são utilizadas como áreas de armazenamento, tendo os trabalhadores de mover materiais para e/ou  de áreas de trabalho, conforme necessário. Parte do plano poderia incluir a colocação de mais caixas de modo mais freqüentes.

Os custos deste investimento pode ser compensado pela eliminação de manipulação repetida do mesmo material e uso mais eficaz do tempo dos trabalhadores. Muitas vezes, o planejamento de armazenamento ineficaz ou insuficiente resulta em materiais que estão sendo manipulados e armazenados de forma perigosa. Conhecendo o layout da fábrica e da  movimentação de materiais em todo o local de trabalho, pode ajudar no plano de procedimentos de trabalho.

Treinamento do trabalhador é uma parte essencial de qualquer bom programa de limpeza. Os trabalhadores precisam saber como trabalhar com segurança com os materiais e equipamentos que utilizam. Eles também precisam saber como proteger outros trabalhadores, como por sinalização  (por exemplo, "Piso Escorregadio") e relatar quaisquer condições incomuns.

 A ordem de limpeza é "mantida" e não "alcançada". Limpeza e organização devem  ser feitas regularmente, e não apenas no final do turno. A integração da limpeza em postos de trabalho pode ajudar a garantir que isso é feito. Um bom programa de limpeza identifica e atribui responsabilidades para o seguinte:
■ limpar durante o turno
■ limpeza do dia-a-dia
■ eliminação de resíduos
■ remoção de materiais não utilizados
■ inspeção para garantir a limpeza está completa

Não se esqueça dos locais mais distantes como; prateleiras, porões, galpões, e caldeiras que poderiam ser esquecidos. O arranjo ordenado das operações, ferramentas, equipamentos e acessórios é uma parte importante de um bom programa de limpeza.

E finalmente em qualquer programa de limpeza é essencial a inspeção. É a única maneira de verificar a existência de deficiências no programa para que as alterações possam ser feitas. Os relatórios e check-list  das inspeções dos locais de trabalho fornecem  um guia geral e exemplos para inspecionar escritórios e instalações.

QUAIS SÃO OS ELEMENTOS DE UM PROGRAMA DE LIMPEZA EFICAZ?

POEIRA E REMOÇÃO DE SUJEIRA
Em alguns postos de trabalho, o sistema de ventilação enclausurado  pode deixar de coletar poeira, sujeira e cavaco adequadamente. Os aspiradores são adequados para remover a poeira leve e sujeira. Modelos industriais têm adaptações especiais para limpeza de paredes, tetos, limpeza de bordas, máquinas e outros locais de difícil acesso, onde a poeira e a sujeira podem acumular.

Aspiradores à vácuo para fins especiais são úteis para a remoção de substâncias perigosas. Por exemplo, aspiradores, equipados com filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) pode ser utilizado para capturar as partículas finas.

Umedece ou molhar pisos ou utilizando compostos radicais antes de varrer reduz a quantidade de poeira no ar. A poeira e sujeira que coleta em lugares como prateleiras, tubulações, conduítes, luminárias, refletores, janelas, armários e armários podem necessitar de limpeza manual.

O ar comprimido não deve ser usado para remover a poeira, sujeira ou cavacos de equipamentos ou superfícies de trabalho.

INSTALAÇÕES DE EMPREGADO (VESTIÁRIOS)
Instalações de empregado precisam ser limpos e bem conservados. Armários são necessários para armazenar objetos pessoais dos funcionários. Instalações sanitárias exigem limpeza uma vez ou mais em cada turno. Eles também precisam ter um bom suprimento de sabão, papel higiênico, toalhas,  se necessário.

Se os trabalhadores estão usando materiais perigosos, as instalações dos trabalhadores devem fornecer cuidados especiais, tais como; chuveiros, lavatórios e vestiários. Algumas instalações podem requerer dois vestiários com chuveiros. Usando esses vestiários duplos  permitem que os trabalhadores tomem banho fora do local contaminado e os impede de contaminar suas "roupas", mantendo as roupas de  trabalho separadas das roupas que eles usam para ir/voltar para casa.

Fumar, comer ou beber na área de trabalho deve ser proibidos, principalmente em áreas que manipulam  materiais tóxicos.
A área de alimentação deve ser separada da área de trabalho e deve ser limpo adequadamente em cada turno.

SUPERFÍCIES
Pisos: Más condições de piso são uma das principais causas dos acidentes; a  limpeza de óleo derramado e outros líquidos é importante. O acúmulo de cavacos, aparas e pó também pode causar acidentes. O acúmulo de cavacos, aparas e pó em máquinas, equipamentos, instalações, antes de atingir o piso, devem limpar  regularmente para evitar a sua acumulação. As áreas que não podem ser limpas continuamente, como  entrada, devem ter piso antiderrapante. Manter pisos em bom estado também significa substituir qualquer piso desgastado ou danificado que representa um risco de tropeço.
Paredes: paredes de cores claras refletem a luz, enquanto as paredes sujas ou de cor escura absorvem a luz. Cores contrastantes alertam para  riscos físicos e marcar obstruções, tais como pilares. A pintura pode destacar grades, gradis e outros equipamentos de segurança, mas nunca deve ser usado como um substituto para  proteção de segurança. O programa deve definir as normas e padrões para as cores (verificar as normas regulamentadoras).

MANUTENÇÃO  DE LUMINÁRIAS
Luminárias sujas podem reduzir os níveis de iluminamento. Luminárias limpas podem melhorar a eficiência de iluminação de forma significativa.

CORREDORES E ESCADAS
Os corredores devem ser grandes  o suficiente para acomodar as pessoas e veículos com conforto e segurança. Espaço do corredor permite a circulação de pessoas, produtos e materiais.
Sinalização e espelhos de segurança podem melhorar as linhas de visão em curvas cegas. Organizando os corredores adequadamente, incentivam  as pessoas a usá-los para que eles não tomem  atalhos através de áreas de risco.
Manter corredores e escadas limpos são importantes. Eles não devem ser usados para armazenamento temporário ou estoque em trânsito. As escadas e corredores também exigem iluminação adequada.

CONTROLE DE VAZAMENTO
A melhor maneira de controlar vazamentos é interromper antes que eles aconteçam. A limpeza e manutenção regular  de máquinas e equipamentos é um caminho. Outra é a utilização de kits de contenção especiais nos locais que possam ocorrer possíveis derramamentos. Quando o vazamento/derramamento ocorre é importante limpá-lo imediatamente. Materiais absorventes são úteis para limpar os derramamentos de líquidos, oleosos ou outros. Absorventes usados  devem ser eliminados de forma adequada e segura.

FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS
 A limpeza de ferramenta é muito importante, quer que seja na sala de ferramenta, na prateleira ou na bancada.
 As ferramentas exigem locais marcados e adequados, organizados, dispostos ordenadamente, na sala de ferramentas e perto da bancada de trabalho. Devolvê-los imediatamente após a sua utilização reduz a chance de ser extraviado ou perdido. Os trabalhadores devem inspecionar as ferramentas regularmente, limpar e reparar todas as ferramentas e retirar todas as ferramentas danificadas ou desgastadas fora de serviço.

MANUTENÇÃO
A manutenção de edifícios e equipamentos pode ser o elemento mais importante de uma boa limpeza. Manutenção envolve manter edifícios, equipamentos e máquinas segura,  funcionamento eficiente e em bom estado. Isso inclui a manutenção de instalações sanitárias e pintura e paredes limpas.
Janelas quebradas, portas danificadas, tubulação defeituosa e pisos quebrados podem aparentar um olhar negligenciado; essas condições podem causar acidentes e afetar as práticas de trabalho.
Por isso, é importante substituir ou reparar os itens quebrados ou danificados, tão rapidamente quanto possível. Um bom programa de manutenção prevê a inspeção, manutenção, conservação e reparação de ferramentas, equipamentos, máquinas e processos.

ELIMINAÇÃO DE RESÍDUOS
A coleta regular, classificação e triagem de sucata contribui para boas práticas de manutenção. Também torna possível separar os materiais que podem ser reciclados a partir da destinação do lixo das instalações..
Permitindo que o material se acumule no piso, desperdiça tempo, exigindo mais tempo para limpar. Colocando recipientes próprios para sucata perto de onde os resíduos foram produzidos incentivam a coleta seletiva, tornando a coleta mais fácil. Os recipientes devem ser claramente identificados (por exemplo, vidro reciclável, plástico, sucata de metal, etc.)

ARMAZENAMENTO
Boa organização de materiais armazenados é essencial para superar os problemas de armazenamento de material em caráter temporário ou permanente.
Também haverá menos lesões por esforços se a quantidade de manuseio é reduzida, especialmente se houver  menos manuseio de material  manual necessário. A localização dos estoques não deve interferir com o trabalho, mas eles ainda devem estar prontamente disponíveis quando necessário. Materiais armazenados devem permitir pelo menos um metro de espaço livre em relação ao bico de sprinklers.
Empilhar caixas e tambores em uma base firme e amarrando-os, quando necessário, reduz a chance de seu movimento.
Materiais armazenados não devem obstruir os corredores, escadas, saídas, equipamentos de incêndio, lava-olhos de emergência ou chuveiros de emergência, ou postos de primeiros socorros. Todas as áreas de armazenamento devem ser claramente identificadas.
Materiais perigosos inflamáveis, combustíveis, tóxicos e outros devem ser armazenados em recipientes aprovados em áreas designadas que são apropriados para os diferentes riscos que eles representam.
O armazenamento de material deve atender a todos os requisitos especificados nas normas de incêndio, nas normas vigentes e nas normas regulamentadoras de segurança. Fonte: Canadian Centre for Occupational Health and Safety 

Marcadores: ,

Print Friendly and PDF

posted by ACCA@9:56 AM

Assinar
Postagens [Atom]