Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, maio 18, 2014

Mulher morre em colisão frontal depois de postar selfie no Facebook

A polícia disse que os amigos de Courtney Sanford compareceram ao local, depois que perceberam que suas atualizações de status coincidiram com o momento do acidente.

Uma mulher morreu em colisão frontal numa rodovia nos EUA segundos depois dela postar  selfies e atualizar seu status no Facebook, disse a polícia.

Às 08h33 na quinta-feira um post apareceu no status de Courtney Sanford Facebook que dizia: " A canção Happy  me faz tão feliz" Ás  08h34 a polícia foi chamada para atender o acidente.

Oficiais disseram a mulher  estava sozinha, quando o carro atravessou o canteiro central , bateu num caminhão de reciclagem e pegou fogo, obrigando o outro veículo sair da estrada.

Ela estava a caminho do trabalho ao longo da Interstate 85, na Carolina do Norte e a polícia disse que não encontrou nenhuma evidência de que bebida, drogas ou velocidade foram fatores na colisão.

O link para o Facebook só surgiu no final de semana quando seus amigos disseram à polícia que um número de suas mensagens on-line parecia vir no momento da ocorrência do acidente.

O porta-voz da polícia disse que a colisão mostra o que acontece quando você usa o celular e dirige.

O porta-voz disse ainda que a postagem e  atualização de status do  de segundos antes do acidente, evidencia que a partir de perfis de rede social, mostraram que ela também estava tirando fotos de si mesma, enquanto dirigia.

“Em questão de segundos, uma vida acabou apenas para que ela pudesse compartilhar com alguns amigos que estava feliz. Realmente não vale a pena”, disse o porta-voz.

É mais triste, é também um lembrete desagradável para todos ... você só tem que prestar atenção enquanto você está dirigindo.A polícia disse que o caminhão estava sendo conduzido por John Wallace Thompson, que saiu ileso. Fonte: The Independent - 27 de abril, 2014l

Comentário: 'Selfie' significa,  tirar foto de si mesma (auto-retrato), normalmente com um smartphone ou webcam, e que é colocada numa rede social.
Parece-me que existe um feitiço entre o celular e o ser humano? É uma atração fatal. É um vício ou  é uma droga eletrônica? O celular banaliza a vida.  O celular implantou a indústria de morte, aquela morte banal e alegre. O celular programa a morte daquele que o utiliza de modo inseguro. O triste dessa programação sempre leva alguém  que não tem nada a ver com o acontecimento.  Vivemos a era do entretenimento eletrônico dirigindo.

O QUE É DIREÇÃO DISTRAÍDA?
Direção distraída é qualquer atividade que poderia desviar a atenção de uma pessoa longe da tarefa principal de dirigir. Todas as distrações colocam em perigo; motorista, passageiro, e a segurança de  transeuntes.
Estes tipos de distrações incluem:
■Mensagem de texto
■Usando telefone celular ou smartphone
■Comer e beber
■Conversar com os passageiros
■Cuidar da aparência
■Leitura, incluindo mapas
■Usar sistema de navegação
■Assistir vídeo
■Ajustar rádio, CD player ou MP3 player

Mas, como a as  mensagens de texto requer atenção visual, manual, e cognitiva do  motorista é, de longe, a mais alarmante distração. A melhor maneira de acabar com a direção distraída é educar todos  os motoristas sobre o perigo o que representa. Neste texto,  você encontrará fatos e estatísticas que são extremamente  persuasivos. Se você ainda não acha que a direção distraída é um problema de segurança, por favor, preste atenção para aprender mais.
Compartilhe estes fatos com os outros. Juntos, podemos ajudar a salvar vidas.

PRINCIPAIS FATOS E ESTATÍSTICAS
■O número de pessoas mortas em acidentes afetados por distração diminuiu ligeiramente de 3.360 em 2011 para 3.328 em 2012. Estima-se que 421 mil pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito envolvendo  motorista distraído, este foi um aumento de nove por cento em relação a 387 mil feridos em 2011.
■Em dezembro de 2012, 171,3 bilhões de mensagens de texto foram enviadas nos EUA a  cada mês.
■Dez por cento de todos os motoristas com idade inferior a 20 anos que envolveram em acidentes fatais foram relatadas como distração no momento do acidente. Essa faixa etária tem a maior proporção de motoristas que estavam distraídos.
■Motoristas com idade de  20 anos compõem  vinte e sete por cento dos motoristas distraídos em acidentes fatais. 
■A qualquer momento  do dia em todos os EUA, cerca de 660 mil motoristas estão usando telefones celulares ou manipulando aparelhos eletrônicos durante a condução, um número que tem se mantido estável desde 2010.
■Ocupando-se em sub-tarefas visual/manual (pegar um telefone, discagem e leitura de  mensagens de texto ), associado ao uso de telefones portáteis e outros dispositivos portáteis o risco de se envolver acidente aumentou três vezes.
■Cinco segundos é o tempo médio de seus olhos estão fora da estrada enquanto ocupa a leitura de mensagens de texto. Ao viajar  90 km/h, é o tempo suficiente para cobrir o comprimento de um campo de futebol com os olhos vendados.
■O uso de headset no celular não é tão seguro do que usar celular à mão. 
■ Um quarto dos adolescentes responde a uma mensagem de texto, uma ou mais a cada vez que dirige.
■ Vinte por cento dos adolescentes e 10 por cento dos pais admitem que continuam conversar/leitura de mensagem de texto enquanto dirigem. Fonte: Departamento de Transportes dos EUA – NHTSA

Marcadores: ,

posted by ACCA@5:42 PM