Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, janeiro 24, 2014

O trabalhador teve a garganta cortada pela lâmina de uma serra elétrica

Um homem de 40 anos morreu enquanto trabalhava em uma construção na tarde de segunda-feira, 19 de agosto,  no bairro Sumaré em Ribeirão Preto (SP). Segundo a Polícia Civil, a vítima teve a garganta cortada pela lâmina de uma serra elétrica. O operário morreu no local e seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, este era o primeiro dia de trabalho do operário na construção. O responsável pela obra não foi encontrado.

NÃO COLOCOU A PROTEÇÃO DO EQUIPAMENTO
De acordo com o delegado, a vítima trabalhava na reforma de um consultório médico na Rua Julio Prestes cortando ferro quando trocou os discos de uma máquina manual, mas não recolocou a proteção que havia retirado do equipamento. Após ligá-lo novamente, o disco se soltou e atingiu o pescoço do homem, que morreu no local por volta de 13h. “Acho que ele não apertou a serra direito, bateu no pescoço dele. Foi fatal”, disse o vigilante que estava na obra no momento do acidente.

ATENDIMENTO MÉDICO
De acordo com a enfermeira JFS, que atendeu a ocorrência, uma unidade da Unidade de Suporte Avançado (USA) foi encaminhada ao local, mas a vítima morreu na hora. “O paciente sofreu dilaceração de todas as estruturas da região cervical”, afirmou. A enfermeira relatou ainda que o homem estava trabalhando sem a proteção de trabalho na serra.

FALTA DE SEGURANÇA
Segundo o secretário do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Marcelo Gomes de Lima, era o primeiro dia de trabalho da vítima na obra. Ele disse que o trabalhador não estava registrado e que a obra tinha irregularidades, como a falta de sinalização. "Agora vou conversar com o departamento jurídico para decidir se vamos tomar as previdências necessárias", afirmou.
O caso será investigado pelo Ministério Público do Trabalho. A Polícia Civil tenta identificar quem é o responsável pela obra. Fonte: G1-19/08/2013

Comentário: Até que ponto é de responsabilidade do construtor/responsável quanto ao conhecimento de operação com segurança de um equipamento manual/portátil pelo trabalhador?
O trabalhador deveria conhecer com detalhes a operação de um equipamento manual.  Todos os manuais advertem;
ATENÇÃO! Antes de operar qualquer ferramenta elétrica, leia atentamente todas as instruções de segurança descritas neste manual  a fim de reduzir os riscos de incêndio, choque elétrico e acidente ao operador. Após a leitura, guarde-o para consultas futuras. 
O manual explica com detalhes a montagem e fixação de discos de corte com ferramenta apropriada. O manual adverte nunca prender/retirar  a guarda de proteção.

Marcadores: ,

posted by ACCA@3:20 PM