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domingo, novembro 03, 2013

Turquia abre túnel que liga Europa à Asia

A Turquia inaugurou em 29 de outubro, o primeiro túnel subaquático do mundo a ligar dois continentes.

O Marmaray, túnel ferroviário de 13,6 km com uma parte submersa de 1,4 km, conectará a Ásia e a Europa sob o estreito de Bósforo, em Istambul. Principal metrópole do país, a cidade é dividida entre os dois continentes --a ligação terrestre é feita por duas pontes atualmente.

Na parte aquática, o túnel com 1,4 km, as seções foram colocadas sobre o leito do estreito, com profundidade de 50m..

Localizada em região de forte atividade sísmica, a obra foi projetada para resistir a terremotos de magnitude 9.

A ideia de um túnel sob o Bósforo foi citada pela primeira vez em 1860 pelo sultão otomano Abdulmedjid. Dificuldades técnicas e financeiras impediram a execução da obra..

Nos anos 1990, o projeto voltou a ser cogitado devido à explosão demográfica em Istambul, cuja população dobrou desde 1998 e ultrapassa hoje os 15 milhões.

INÍCIO DA CONSTRUÇÃO
O trabalho começou em 2004, mas as escavações arqueológicas atrasaram a construção .

INVESTIMENTO
Japão investiu US $ 1 bilhão dos US $ 4 bilhões  do custo total do projeto , denominado Marmaray , que é a fusão da contração da palavra do Mar de Mármara que localiza nas  proximidades com  a palavra " ray", palavra turca para o transporte ferroviário .

SERVIÇO
O túnel ferroviário ainda não está totalmente operacional.

CIDADE
Istambul é uma das maiores cidades do mundo, com  16 milhões de pessoas . Cerca de dois milhões  atravessam o Estreito de Bósforo diariamente pelas duas pontes existentes , provocando grande congestionamento de tráfego.

FUTURO
Aproxima o dia em que será possível viajar de Londres a Pequim via Istambul por trem.

O PROJETO

Gráfico - 1-gráfico-11 seções de concreto e aço construídas em terra, em seguida, as seções flutuaram e foram  submersas em trincheiras no leito do mar

O contrato de construção do projeto foi concedido a um consórcio turco-japonês ,liderado pelo Taisei Corporação .  
O projeto inclui a 13,6 km  de travessia do Estreito de Bósforo,  a               modernização e expansão de 63 km  de linhas ferroviarias suburbanas para criar uma linha de alta capacidade de 76,3 quilômetros entre Gebze e Halkal e o fornecimento de 440 vagões.
O túnel subaquático no Estreito de Bósforo tem 1,4 km de comprimento, à prova terremoto, montado a partir de 11 seções, oito são de 135 metros, dois são de 98,5 metros e uma de 110 metros de comprimento. As seções pesam até 18 mil toneladas e foram  colocados até 60 metros sob o nível do mar: 55 metros de água e 4,6 metros de terra.  O túnel subaquático é ligado  pelos túneis do lado europeu e lado asiático de Istambul. É o túnel submarino mais profundo  do mundo. O concreto usado é  resistente ao fogo, foi desenvolvido na Noruega,  e foi crucial para a segurança do projeto.

MARMARAY PROJETO - ALGUNS NÚMEROS DO PROJETO:
Comprimento total: 76,3 km  
Seção do túnel: 13.6 km  
Túnel subaquático: 1.387 m
Ponto mais profundo: 60,46 m
Raio da curva mínima: 300 m
Gradiente máximo: 1,8%
Estações de superfície: 37
Estações de Metro: 3
Intercâmbios: 4
Estações inter-cidades: 8
Comprimento da plataforma mínima: 225 m
Espaçamento médio da estação: 1,9 km
Velocidade máxima: 100 km/ h
Velocidade comercial: 45 km/h
Intervalo-10 minutos
Passageiros por hora e direção: 75.000
Número de vagões: 440

Fontes: Wikipedia, BBC News – 29 de outubro de 2013, Folha de São Paulo -  30 de outubro de 2013

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posted by ACCA@4:40 PM