Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, novembro 26, 2013

Operário morre atropelado por máquina

Um operário morreu atropelado no início da tarde de terça-feira (19 de novembro)  no canteiro de obras do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada, em Cascavel.

VÍTIMA
O operário OPL de 65 anos trabalhava no local quando a patrola (motoniveladora) o atropelou. Segundo o que foi apurado, o homem dirigia a patrola e caiu. A  máquina teria passado pela cabeça do operário provocando laceração no crânio.

SOCORRO
O Siate chegou a ser acionado, mas quando os socorristas e o médico chegaram ao local, o operário já estava morto.
A Polícia Científica e a Polícia Civil estiveram no canteiro de obras. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Cascavel. Fonte: CGN-19 de Novembro de 2013

Comentário: Como é importante que a máquina tenha segurança e é  concebida com o objetivo de reduzir a possibilidade de um operador usando cinto de segurança e em posição de condução ser prejudicado ou ferido em caso de capotamento, protegendo-o até mesmo de objetos que possam entrar na cabine e atingi-lo.
TIPO DE PROTEÇÃO
■CABINES ROPS
ROPS é a abreviação do termo em inglês Roll Over Protective Structure que significa estrutura de proteção contra capotamento/tombamento,  o que significa  que  uma cabine ROPS é a certeza de que o operador estará seguro em caso de capotamento. Se o mesmo estiver fixo em seu assento através do cinto de segurança, os traumas decorrentes de um capotamento serão nulos ou mínimos.

■CABINES FOPS
FOPS também é uma abreviação de um termo em inglês, desta vez, Falling Objects Protective Structure que significa estrutura de proteção contra queda de objetos. Esta designação garante a proteção do operador em caso de queda de objetos durante a operação da máquina, por exemplo, carregamentos.

Vídeo muito bom explicando a importância da segurança  em dirigir motoniveladora

Marcadores: ,

posted by ACCA@9:45 PM