Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, agosto 01, 2013

Pintor é flagrado sem equipamento de segurança

Um pintor foi flagrado  na  quarta-feira, 31 de julho, trabalhando em um prédio em construção no bairro Campolim, em Sorocaba (SP), sem nenhum equipamento de segurança. Nas imagens é possível verificar o trabalhador pintando uma plataforma decorativa de cerca de 50 cm de largura, aproximadamente a 9 m de altura.
 Em alguns momentos, é possível ver nas imagens ele se segurando na janela. Depois chega a se equilibrar em um pé só para pintar o canto da plataforma.

Logo em seguida, em um salto, ele volta para dentro do prédio e com um cabo no rolo termina o serviço. Momentos depois, outro pintor aparece fazendo a pintura em uma outra plataforma do prédio e ele também não usa nenhum tipo de equipamento de segurança.
Na obra não há nenhuma identificação sobre o engenheiro ou a empresa responsável pela construção. Fonte: G1-31/07/2013

Comentário:
O pintor é um equilibrista? O que podemos imaginar um trabalhador pintando uma plataforma do lado externo da janela, , movimentando-se  calmamente?  Todos nós carregamos intimamente o medo, que é um alarme ou aviso que estamos diante de um perigo real ou imaginário. Por que algumas pessoas possuem um grau maior do medo e outras não?  O que leva a pessoa   ultrapassar a barreira do medo e confrontar o perigo?
O medo é um julgamento de que há um perigo real ou potencial em determinada circunstância: surge com a percepção de risco, ou seja, a possível ocorrência de algo danoso.

Existe o lado da norma de segurança em que a empresa deve treinar e conscientizar o trabalhador, mas  o lado individual do trabalhador, ele não percebe que está correndo perigo? O que faz o trabalhador assumir risco desnecessário? Fatalidade ou conformismo da vida?

Marcadores: ,

posted by ACCA@2:17 PM