Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, agosto 30, 2013

Incêndio em ônibus escolar mata criança

Um ônibus escolar transportando vários alunos pegou fogo na cidade de Aragarças, a 387 quilômetros de Goiânia, no início da tarde de  quarta-feira, 14 de agosto. De acordo com testemunhas, o ônibus seguia pela rua quando começou a pegar fogo. Logo em seguida, o veículo explodiu. Uma criança morreu.

COMO FOI O ACIDENTE
1-Ônibus  pára na porta de centro municipal de ensino e espera por mais alunos (havia no veículo; motorista, 2 adolescentes e 5 crianças)
2- O fogo começou pela parte da frente do veículo. O motorista e o estudante CDO, de 18 anos, que pegava carona no veículo, quebraram as  janelas e ajudaram a retirar as crianças do ônibus. Uma das crianças correu para o fundo do veículo e tentou sair pela porta traseira, que estava trancada conforme prevê portaria do Detran. O menino desmaiou e morreu carbonizado.

RESGATE E COMBATE AO FOGO
A vítima ficou desfigurada a ponto dos bombeiros ter dificuldade em identificar se era menino ou menina e até mesmo mensurar sua idade, disse o subtenente Marcel Bueno Santana, que comandou a operação, do Corpo de Bombeiros de Barra do Garças (Mato Grosso), responsável pela ocorrência.
Os bombeiros só conseguiram adentrar no veículo, todo queimado, após apagar todo o fogo. “As labaredas estavam muito grande, porque o material era muito inflamável e havia combustível. Havia fogo desde o assento do motorista até a última poltrona quando encontramos a vítima morta”, relata Santana.  

CORPO DE BOMBEIROS
A cidade não possui  Corpo de Bombeiros e os casos mais graves são atendidos pelos militares mato-grossenses. O subtenente Santana conta que os bombeiros foram chamados às 12h11 e a primeira viatura, de resgate, chegou às 12h15. A viatura de incêndio chegou às 12h19, gastou toda a reserva de água e teve de voltar à Barra do Garças para abastecer (distante 2 km). “Nós temos até que rever isso, porque Aragarças deveria ter também uma fonte de água. Dessa vez não prejudicou, mas isso pode ocorrer em outros casos”, disse o subtenente.

HOSPITALIZAÇÃO
Todos foram levados para o Hospital Getúlio Vargas, em Aragarças com ferimentos leves e queimaduras de primeiro grau. Essas crianças tem que ser avaliadas clinicamente.
O  estado mais crítico é do motorista do ônibus, de 44 anos, que também está internado. Com queimaduras de segundo grau  na cabeça, nos braços e nas mãos, ele está sedado e foi diagnosticado com intoxicação.

POSSÍVEIS CAUSAS
1-Vazamento de combustível – óleo diesel vaza até parte quente do motor e com veiculo parado sem ventilação ocorre o incêndio
2-Curto-circuito – Fio solto encontra outro causando princípio de incêndio agravado por outras peças

FALTA DE MANUTENÇÃO
Há três meses os responsáveis pelas crianças da comunidade Córrego das Mulas, zona rural de Aragarças, há 412 quilômetros de Goiânia, avisavam o motorista sobre as más condições do ônibus no qual ele levava as crianças à escola.

O QUE AGRAVOU
Veiculo de idade avançada (17 anos) possui materiais mais inflamáveis que os novos. Apesar de passar por vistoria do Detran em fevereiro e ser aprovado. A portaria 023/2012 do Detran-GO exige no seu artigo 4 que os ônibus e micro-ônibus do transporte escolar devem ter o máximo de 10 anos de fabricação. A recomendação vale até o final deste ano, quando se torna obrigatório. Algumas prefeituras, de acordo com o Detran-GO, ainda tentam a prorrogação desse prazo.

INVESTIGAÇÃO
A delegada  responsável pelo caso, informou que o veículo, terceirizado pela prefeitura de Aragarças, ficou parado por duas horas na terça-feira (13), pois saía muita fumaça do motor. Segundo ela, o ônibus escolar era "velho e estava em péssimo estado de conservação".
A delegada espera que o motorista tenha condições de prestar depoimento e também aguarda o resultado da perícia para dar continuidade às investigações, mas adianta que já reuniu provas testemunhais e pretende indiciar o condutor por homicídio. Só não decidiu ainda se de forma culposa ou dolosa. Fonte: Diário da Manhã, O Popular e G1 – 15 de agosto de 2013

Vídeo

Comentário:   Nos EUA a segurança no transporte escolar de crianças  é tratado com extremo rigor, possui norma de segurança própria, veículos especiais, treinamento de segurança para o motorista e crianças.  A segurança é regulamentada pela agência americana de segurança  veicular (NHTSA). O ônibus tem carroceria reforçada, 6 a 8 saídas de emergência. Há cintos de segurança, encosto do assento elevado, cinto de segurança e espaço entre bancos.
Estatística escolar de transporte nos EUA
■8,8 bilhões de estudantes são transportados anualmente por ônibus escolares
■24 milhões de estudantes viajam diariamente por ônibus escolares
■450 mil ônibus escolares transportam estudantes diariamente
■7 bilhões de km são percorridos pelos ônibus diariamente

Acidentes: São extremamente raros envolvendo  estudantes. Em 2003, cinco crianças morreram como passageiros  dos ônibus escolares e 28 estudantes como pedestres (travessia).

PRINCIPAIS TÓPICOS DO TREINAMENTO
AVALIAÇÃO DA NECESSIDADE DE EVACUAÇÃO
fogo
vazamento de combustível
vazamento de substância perigosa
probabilidade de ser atingido por algum objeto
capotar ou tombar
inundação
os estudantes expostos ao perigo
lesões complicadas

DECISÃO DE EVACUAÇÃO
lista de passageiros
conhecimento dos estudantes presentes
conhecimento da idade do estudante e sua capacidade de se locomaver
Desenvolver planos para controlar os estudantes fora do ônibus

FATORES IMPORTANTES
Segurança dos estudantes
localização 
evacuação ordenada
qualificação dos alunos 

RESPONSABILIDADE DO MOTORISTA
Demonstrar e conduzir os estudantes
Segurança do onibus: Desligar motor, acionar o freio, ônibus engrenado, remova as chaves
Saídas de emergência: Todas as portas de saída de emergência, janelas, escotilhas no  teto
Localização de todos os equipamentos de emergência: Extintor de incêndio, kit de higiene, kit de primeiros socorros, refletores emergência de estrada, rádio transmissor-receptor
Abertura de porta: como operar, válvula de abertura de emergência
Indicar como auxiliares dois estudantes
Manter os estudantes em local seguro, longe do ônibus
Deixar todos os pertences pessoais
Manter a ordem enquanto sair do ônibus
Verificar cada assento para garantir que o ônibus está vazio

RESPONSABILIDADE DO ESTUDANTE
portas de emergência
extintor de incêndio
kit de primeiros socorros
Protegendo o ônibus
Saída do ônibus

Estudante ajudando estudante na saída

Vídeo

Marcadores: ,

posted by ACCA@2:33 PM