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domingo, abril 28, 2013

O perigo em duas rodas

Sete em cada dez indenizações pagas nos últimos nove meses de 2012 pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (DPVAT) destinaram-se a vítimas de acidentes com motos. Dados do Ministério da Saúde, divulgados em junho, mostra­ram que no primeiro semestre de 2012, 77.113 motociclistas foram internados, o que representou um custo de R$ 96 milhões ao sistema público de saúde. 

 NÚMERO DE MOTOS CRESCEU 
Segundo estimativas do Denatran, o número de motos no País quadruplicou em uma década, passando de 5 milhões para 20 milhões, o que representa 27% da frota nacional de veículos. São muito grandes as dificuldades para adequar a saturada malha viária a esse modo de transporte, o que favorece o aumento dos índices de violência no trânsito. E a disputa cada vez mais acirrada por cada centímetro de asfalto prevalece sobre os esforços de conscientização de motoristas e motociclistas a respeito de uma conduta mais prudente. 

VÍTIMAS 
Por morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas ou hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito, foram pagas 355.647 indenizações, entre janeiro e setembro de 2012, o que representa aumento de 39% em relação ao mesmo período de 2011, num total de R$ 1,6 bilhão. 

Segundo dados do Ministério da Saúde; 
 ■ aproximadamente 40% dos óbitos de motociclistas ocorrem na faixa etária de 20 a 29 anos. 
 ■ O porcentual sobe para 62% na faixa ampliada de 20 a 39 anos e 
 ■ chega a 88%, na de 15 a 49 anos. Quase 90% são homens. 

 ESTATÍSTICAS DO GOVERNO 
■ O último levantamento do governo federal mostra que em 2010 o número de mortos no trânsito chegou a 40.989.0 total de motociclistas que perderam a vida em acidentes em todo o País chegou a 13.452, o que representa 32,81% do total registrado.
■ Nos últimos 15 anos, a taxa de mortalidade de quem dirige moto aumentou quase nove vezes. 
■ Enquanto a venda de motos aumentou 559% entre 1996 e 2010, as mortes causadas por acidentes com esse veículo cresceram 1.358%, segundo estudo feito pela Volvo. 

 EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO 
 O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por sua vez, instituiu no início de agosto d 2012, o treinamento obrigatório para motofretistas e mototaxistas. Campanhas educativas também foram desenvolvidas pelos governos em vários Estados e municípios. O elevado número de acidentes com morte, porém, indica que ainda há muito a fazer. É preciso adotar medidas destinadas a melhorar a educação e a capacitação de condutores. Intensificar os treinamentos de pilotagem defensiva e tornar mais efetivos os processos de reciclagem para infratores são também ações recomendadas pelos especialistas em segurança no trânsito. A isso deveriam se somar uma fiscalização mais rigorosa e o desenvolvimento da engenharia de tráfego, para facilitar a circulação de motos Desenvolver a cultura da segurança no trânsito, desde a pré-escola, é tão importante quanto a inclusão dos empresários do setor de motofrete e mototáxi e seus clientes entre os protagonistas desse esforço. 

 DEFENSAS METÁLICAS OU GUAR-RAILS: PERIGOSOS 
Os guard-rails utilizados em avenidas de grande movimento e estradas brasileiras, por exemplo, são responsáveis por mais de 15% das mortes em acidentes com motos por causa dos ferimentos provocados nos motociclistas que se chocam ou são lançados contra essas estruturas. É preciso colocar em prática, com urgência, medidas capa­zes de reduzir essa matança. Fonte: O Estado de S. Paulo - 17/12/2012
 

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posted by ACCA@11:02 PM